Feedback Construtivo: Qual sua importância em treinamentos online?

Feedback Construtivo: Treinamentos online

Dar feedback é uma arte! Geralmente, o momento de feedback é um daqueles momentos dramáticos no treinamento on-line. Em outras palavras, o feedback nada mais é do que uma resposta, uma forma de avaliação e comunicação de como seu comportamento tem sido interpretado e percebido pelo outro.

Na prática, uma sessão de feedback alinha a metodologia de trabalho da organização com a intenção de fornecer serviços e produtos sempre superiores aos consumidores. Para que a prática tenha o impacto esperado, será fundamental que a conversa seja construtiva. Além disso, é necessário demonstrar quais são os pontos fracos, o que precisa ser mudado e o que a organização espera do funcionário.

O que é um feedback construtivo?

O feedback é a expressão de críticas, a demonstração de um critério ou mesmo a investigação de algo. É um instrumento utilizado pelo gerente para orientar o desenvolvimento do funcionário, tomando nota de comportamentos positivos e negativos, reações e ocupações.  É usado para avaliar uma pessoa, uma organização, um produto ou um serviço. O principal objetivo do feedback é ajudar os indivíduos a melhorar seu desempenho no trabalho, fornecendo dados, críticas e orientação.

Dar feedback aos funcionários é uma maneira incrível de aumentar a produtividade da equipe. Estar em contato constante com eles é fundamental para alinhar as expectativas, fixar potenciais inconvenientes e implementar novas metas para o profissional, o que resulta em sua produtividade ser continuamente aumentada.

 

Qual a importância do feedback construtivo no treinamento online?

O feedback é uma das táticas mais importantes na gestão de desempenho do treinamento on-line. O feedback construtivo contribuirá para o desenvolvimento de seus assistentes, dando-lhes uma visão de sua gestão, mostrando seu significado e aumentando seu vínculo de confiança na organização.

O feedback construtivo exige mais atenção. Veja algumas dicas:

  1. Não fuja desta responsabilidade: ter que oferecer um feedback construtivo é muitas vezes bastante desconfortável e estressante. Sempre certifique-se de que o objetivo principal do feedback é a otimização de seu treinamento on-line e, portanto, de sua profissão;
  2. Escreva um roteiro: não há como improvisar o feedback. Tire proveito de sua planilha e faça uma lista dos tópicos que você vai abordar, até mesmo para ter como contestar qualquer objeção.
  3. Não demore muito tempo: deixar passar muito tempo entre algo que está errado e uma discussão construtiva pode ser confusa ao dar feedback, afinal, se é algo importante, por que não foi mencionado antes?
  4. Ser totalmente honesto e leal: Por mais doloroso que possa ser para alguns apontar as deficiências dos indivíduos com os quais se relacionam, isso deve ser feito. No entanto, obviamente, de forma sutil e de uma maneira que não perturbe seu colaborador. Da mesma forma, o reconhecimento das virtudes do funcionário de forma apropriada só pode fortalecer a interação.
  5. Tenha empatia: ser objetivo e claro não significa que a conversa tem que ser dura e seca. Por outro lado, diga o caso com calma e mostre que tal discussão é uma oportunidade para o desenvolvimento profissional.

E, como dar feedback?

Para desfrutar de bons resultados, a empresa deve ter o cuidado de utilizar o feedback construtivo de forma apropriada e como um instrumento de desenvolvimento. Permitir ao funcionário compreender os erros que cometeu, mas também tentar concentrar-se na solução em vez do problema, ou seja, mostrar-lhe o que ele poderia fazer de diferente para evitar uma situação de fracasso.

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A partir dos conceitos, dicas e modelos deste artigo, esperamos que você seja capaz de adaptar todas as informações para aplicá-las ao feedback do seu treinamento on-line. 

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