Programa de treinamento interno: o que é, quais as vantagens e como divulgar?

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A reputação das empresas junto ao mercado e aos profissionais depende cada vez mais de ambientes de trabalho agradáveis e estimulantes. Foi-se o tempo em que uma boa remuneração e uma lista de benefícios bastavam para atrair e reter talentos. Uma das formas de manter os colaboradores motivados, qualificados e produtivos é desenvolver um programa de treinamento interno.

Mas o que é esse evento, como ele é desenvolvido, quais são suas principais vantagens e como divulgá-lo internamente de forma eficiente? Neste artigo, vamos trazer respostas a esses questionamentos que muitos gestores e profissionais de Recursos Humanos podem ter.

O que é um programa de treinamento interno?

Primeiramente, precisamos compreender corretamente o conceito de treinamento interno. Por mais que a própria expressão já seja bastante explicativa, existem alguns fundamentos que necessitam ser entendidos.

O treinamento interno nada mais é que um evento voltado para a educação corporativa, podendo ser realizado dentro ou fora das dependências da empresa. Com os avanços tecnológicos, essa prática ganhou muitas possibilidades, como o e-learning.

Desse modo, as aulas podem ser assistidas dentro da empresa, alinhando com a rotina de cada colaborador, ou de qualquer outro lugar e hora, sendo também uma modalidade de capacitação interna. Mesmo porque a pandemia mostrou que o trabalho remoto é muito possível.

Como desenvolver um plano de capacitação?

A preparação de um programa de treinamento pode ser feita de diferentes formas. Com o suporte do departamento de Recursos Humanos (RH), é possível que o próprio negócio o desenvolva.

Outra possibilidade é contar com o apoio de uma empresa especializada em treinamentos corporativos, que desenvolva capacitações sob medida, de acordo com as necessidades da organização.

A segunda opção é a mais requisitada, tendo em vista a expertise das empresas que atuam nesse setor, que já contam, inclusive, com uma estrutura específica para qualificações via plataformas digitais.

Em ambos os formatos, os passos consistem em identificar as principais dificuldades e defasagens das equipes, buscar referências de sucesso, teorias, e boas práticas, e depois estruturar o conteúdo em módulos, dentro de uma metodologia de ensino e aprendizagem. 

Não se trata de uma tarefa fácil, mas com certeza ela gera muitos resultados, como aumento de produtividade, melhora no clima organizacional e mais engajamento entre os colaboradores.

Quais são as vantagens de promover um programa de treinamento interno na empresa?

Já citamos algumas delas no tópico anterior, mas podemos mencionar outras e descrevê-las com mais detalhes. O fato é que um programa de treinamento, se bem planejado, estruturado e aplicado, oferece uma lista extensa de vantagens para o negócio.

Nessa perspectiva, podemos abordar a questão do desenvolvimento individual e coletivo das equipes, em todos os setores. Promover capacitações contínuas é uma forma de ajudar os colaboradores a aprimorarem competências, ganharem confiança, se sentirem valorizados e parte do projeto, além de trabalharem suas maiores dificuldades.

Todos esses fatores tendem a gerar um aumento na produtividade de cada profissional, uma vez que eles estarão mais preparados, qualificados e motivados para colocar seus novos conhecimentos em prática. Além do mais, a empresa ganha em qualidade, eficiência e tempo.

Outra vantagem de promover um programa de treinamento é a retenção e atração de talentos. Desenvolvendo os colaboradores e oferecendo um plano de carreira, a empresa cria raízes com os profissionais. Não só isso. Nesse cenário, o negócio trabalha a estratégia de Employer Branding e melhora a reputação da sua imagem no mercado. O resultado: redução da taxa de turnover e mais gente desejando trabalhar na empresa.

Como divulgar o programa de treinamento internamente?

Uma vez que o programa de treinamento já está planejado, estruturado e pronto para ser aplicado, a próxima missão é comunicar e incentivar a participação dos colaboradores. É preciso convencê-los da importância das aulas, apresentando os benefícios para todos os lados.

Ou seja, é necessário planejar também uma campanha de comunicação interna, o que vai envolver os profissionais dessa área. Nesse caso, os canais internos são instrumentos essenciais para fazer essa aproximação e divulgar a capacitação.

Algumas opções importantes e estratégicas são:

  • E-mail;
  • Intranet;
  • Agenda online;
  • Rede social corporativa;
  • TVs internas;
  • Murais, panfletos e banners.

Agora, se sua empresa contar com o suporte de uma plataforma LMS, as possibilidades de comunicação se ampliam, visto que esse serviço também trabalha com canais de comunicação.

Enfim, se o seu negócio precisa de um programa de treinamento interno e não sabe como estruturar e divulgar, a saída pode ser buscar o auxílio de uma empresa especializada em educação corporativa, como a Didaxis.

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