Entenda como a tecnologia nas empresas impacta o futuro do RH

Tecnologia-empresas-futuro-do-RH

Falar sobre tecnologia nas empresas tornou-se algo recorrente, não é mesmo? Mas você sabe como esse fator tem direcionado as tendências para o setor de Recursos Humanos?

Aquela imagem do profissional dessa área que se dedica exclusivamente ao processo de recrutamento e seleção está defasada e não representa a totalidade das competências e funções de um departamento tão importante.

O setor de RH passou a ser muito mais estratégico nas corporações em relação a um passado recente, principalmente pelo fato de lidar com o principal ativo das empresas: o capital humano.

Então devemos considerar um fator importante: afinal, como as ferramentas tecnológicas têm sido utilizadas na gestão de pessoas dentro das organizações? Esse é o assunto deste artigo.

Como será o futuro do RH com a expansão da tecnologia nas empresas?

Em geral, o setor de RH sempre foi um departamento cujas atribuições envolviam atividades burocráticas, como documentações de colaboradores, gestão de horas extras, contratação e desligamento, entre outras.

O fato é que o tempo passou e os gestores empresariais foram percebendo que essa área é muito mais abrangente, repleta de possibilidades e que pode trazer vários ganhos para a empresa.

Nesse sentido, não somente o futuro mas também o presente deste departamento, envolve uma série de mudanças na cultura organizacional e na aplicação de novas tecnologias para aprimorar a gestão e o desenvolvimento das pessoas.

O futuro prevê um Recursos Humanos mais estratégico, com mudança de mentalidade, gestão orientada a dados e foco nas pessoas. Vejamos a seguir um pouco mais sobre essas características.

 RH mais valorizado e estratégico

Tornar o RH mais valorizado e estratégico é entender que essa área é fundamental para criar um ambiente de trabalho agradável, atrativo e motivador para os colaboradores.

Muitas técnicas podem ser aplicadas na empresa para atingir esse objetivo, contanto que as possibilidades da gestão de pessoas sejam ampliadas, conforme demandam as tendências. Esse é um panorama básico do RH do futuro.

O-treinamento-e-desenvolvimento-pensado-de-forma-estratégica

Mudança de mentalidade e menos tarefas manuais

As tendências de um RH mais tecnológico, estratégico e eficiente também implicam na mudança de mentalidade sobre o papel desse departamento. Uma tendência que já vem sendo implantada em várias empresas é o sistema de gestão de pessoas, voltado para automatizar tarefas burocráticas, manuais e repetitivas, como controle de faltas, ponto, férias, prazos e outros.

Na prática, a ideia é aumentar a produtividade e potencializar as habilidades dos profissionais de RH por meio dessa otimização de processos mecânicos. Assim, é possível permitir que o departamento atue de um modo mais estratégico e analítico, e menos operacional.

Gestão de pessoas orientada a dados

O uso da tecnologia na gestão de pessoas é a chave do futuro do RH. Nessa perspectiva, o People Analytics é crucial para a área reunir dados para entender os comportamentos, motivações, dificuldades e queixas dos colaboradores.

Essa ferramenta também é primordial para a retenção de talentos, bem como nos processos de recrutamento e seleção, tornando as escolhas muito mais eficientes e alinhadas à cultura, necessidades e perfil da empresa.

Enfim, com acesso aos dados relacionados a cada colaborador, como performance, por exemplo, torna-se muito mais fácil elaborar estratégias para melhorar a produtividade e o clima organizacional, assim como tomar decisões difíceis.

Atuação focada no bem-estar das pessoas e em capacitação

Inevitavelmente, o sucesso de um negócio depende dos colaboradores. Por isso, o RH do futuro terá um olhar muito focado no bem-estar das pessoas. Convém que elas estejam felizes, confiantes e motivadas para desempenharem o melhor que podem.

Nesse contexto, o papel do RH e da empresa no geral é criar condições para que esse objetivo se materialize. Uma das formas de melhorar a produtividade e potencializar o desenvolvimento de cada colaborador é oferecer um programa de treinamento.

O RH do futuro vai utilizar diversas ferramentas para que o conteúdo seja disseminado em todos os dispositivos, podendo ser acessado de qualquer lugar e no momento que o funcionário achar mais pertinente.

Na verdade, essa é uma tendência que já se tornou realidade para algumas empresas. A utilização de plataformas de e-learning de educação corporativa tem sido cada vez mais disseminada e vem ganhando espaço.

Com o suporte de uma empresa especializada em treinamentos sob medida, como é o caso da Didaxis, promover capacitação para os colaboradores tornou-se mais acessível e eficiente.

Se você pretende fazer com que sua empresa seja vanguarda e que seus funcionários melhorem o desempenho, conheça nossa plataforma LMS e veja como podemos ajudar seu negócio!

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *