Inovação no RH: Conheça as melhores práticas para aplicar na sua empresa

Durante muito tempo, a expressão inovação no RH causou bastante resistência no universo corporativo, especialmente entre empresas, líderes e profissionais de Recursos Humanos acostumados com o modus operandi convencional.

Mas o fato é que os avanços tecnológicos estão cada vez mais presentes em todos os setores da sociedade, gerando economia, eficiência e agilidade em vários processos.

A automatização de tarefas manuais, o desenvolvimento de softwares e o lançamento de aplicativos já são uma realidade difícil de escapar.

Se você tem interesse em saber mais sobre as ferramentas de inovação no RH para aplicar na sua empresa, continue a leitura. Vamos falar sobre esse assunto neste artigo.

Significado de inovação no RH

Segundo os dicionários, inovação no contexto organizacional significa o ato de inovar, modificando costumes, processos e estratégias para alcançar determinado objetivo. É, basicamente, a iniciativa de propor novas formas para atingir os resultados.

Inovação no RH, portanto, é o processo de mudança de cultura e mentalidade na aplicação de técnicas e procedimentos, tendo como fator principal os recursos tecnológicos voltados para a gestão de pessoas.

Apostar em plataformas de recrutamento e seleção, promover capacitação contínua dos colaboradores por meio de treinamentos on-line, utilizar indicadores de desempenho para melhorar a produtividade, criar ambientes remotos saudáveis, usar canais para uma comunicação assertiva e cuidar do clima organizacional são alguns exemplos dessa tendência.

A seguir, vamos detalhar mais sobre elas, destacando a importância de aplicá-las na sua empresa.

O-treinamento-e-desenvolvimento-pensado-de-forma-estratégica

Melhores práticas do RH inovador para aplicar na sua empresa

Antes de falarmos sobre as melhores práticas, é necessário pontuar que para serem implantadas na empresa é necessário mudar a cultura organizacional, além de fazer investimentos em tecnologia.

Trata-se de um processo desafiador e promissor ao mesmo tempo, tendo em vista os seus benefícios a curto, médio e longo prazo, principalmente com relação ao engajamento e ao aumento da produtividade das equipes de colaboradores.

 Tecnologia como aliada

A inovação no RH passa, invariavelmente, pelo campo da tecnologia. O uso de ferramentas tecnológicas para melhorar os processos, estratégias e operações do setor envolve:

  • recursos em nuvem, que possibilita armazenar milhões de arquivos em um único local, com acesso a todos;
  • sistema de gestão de RH que ajuda a organizar informações dos colaboradores de forma integrada aos demais departamentos da empresa;
  • dispositivos para automatizar o registro de ponto, contabilização de horas extras, entre outros.

O fato é que todas essas inovações são importantes e ajudam a otimizar a rotina da empresa, agregando valor ao trabalho, propiciando economia, aumento de produtividade e automatização de tarefas mecânicas.

Plataformas de recrutamento e seleção

Toda formação de equipe e gestão de recursos humanos inicia no processo de recrutamento e seleção, não é mesmo? Trata-se de uma das principais tarefas dos profissionais e do departamento de RH.

Utilizar ferramentas que otimizem esse trabalho é um grande passo, tanto no processo de divulgação de vagas, quanto na seleção de candidatos, pois passam a ser mais automatizadas, reduzindo os trabalhos operacionais e permitindo uma atuação mais analítica e efetiva.

 Ambientes de trabalho remoto

A tecnologia também permite alguns benefícios aos colaboradores por meio do regime remoto de trabalho, como horários mais flexíveis, economia de tempo e recursos no deslocamento até o local de trabalho, além da proximidade com a família.

Na verdade, as vantagens também servem para a empresa, uma vez que ganha em produtividade e reduz gastos. A cultura do trabalho remoto veio para ficar e ela também está inserida na inovação do departamento de RH.

Treinamentos e capacitação contínua

Por fim, não podemos deixar de citar o treinamento profissional contínuo como um dos elementos que compõem esse processo de inovação. Incentivar e promover um programa de capacitação dentro da empresa é fundamental para o desenvolvimento de cada colaborador e para o crescimento do negócio.

O mercado é dinâmico, repleto de novidades e é preciso sempre fomentar a educação corporativa, que está mais viável do que nunca em virtude da possibilidade dos treinamentos on-line e o sistema de gestão de aprendizagem LMS.

Com esses recursos, oferecer capacitação ficou mais fácil e pode ser ainda mais eficiente em relação aos modelos tradicionais. Com o suporte da Didaxis, por exemplo, é possível desenvolver um treinamento para sua empresa de um jeito único e personalizado.

Conheça nossa plataforma e entenda como podemos ajudar!

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *