O que é Employer Branding e como o treinamento pode impulsionar a sua marca de empregador

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Atrair talentos e aumentar a retenção de excelentes profissionais. Esse é um dos principais benefícios do Employer Branding, ou marca empregadora, em tradução livre. Trata-se de uma estratégia de marketing voltada para promover uma imagem positiva da empresa, como um bom lugar para trabalhar.

O Employer Branding também é uma prática fundamental para o setor de Recursos Humanos (RH), sobretudo no que se refere aos processos de recrutamento e seleção. Essa tática contribui ainda em outras frentes, ajudando a melhorar o clima organizacional e a conseguir menções orgânicas nos meios de comunicação e redes sociais.

Vem com a gente e entenda o que é esse conceito corporativo e de que modo um programa de treinamento pode impulsionar a marca da sua empresa como uma excelente empregadora.

O que é Employer Branding?

Employer Branding é um conjunto de técnicas corporativas que tem por finalidade fazer com que a empresa seja vista como um lugar atrativo para os profissionais do mercado. Quando a estratégia de marca empregadora é bem desenvolvida, os resultados tendem a ser a redução do turnover e uma maior  atração e retenção de talentos.

Pensando em um mercado cada vez mais competitivo, o Employer Branding se tornou um ativo capaz de gerar vantagem competitiva entre os concorrentes. Além de atrair bons profissionais, funciona como ferramenta de marketing para ampliar o alcance positivo da imagem da marca no mercado.

Como o próprio nome diz, essa estratégia trabalha o branding da empresa e seus efeitos têm potencial para extrapolar a área de gestão de pessoas. Ao desenvolver a marca positivamente, por meio de ações práticas e planos de comunicação eficientes, a empresa empregadora passa a ser vista com bons olhos pelo público em geral.

Nesse sentido, não são apenas os colaboradores que enxergam o negócio como um ótimo caminho para a carreira profissional, com possibilidade de crescimento, desenvolvimento do potencial e valorização.

Os clientes, fornecedores e veículos de comunicação também ficam com uma boa impressão da marca, ampliando várias oportunidades de negócio.

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Qual é a importância do Employer Branding?

Usar o employer branding para gerar percepções positivas do mercado em relação à empresa é uma estratégia muito importante, tanto para o marketing, quanto para o comercial, sem contar o RH.

Em termos de comunicação e marketing, construir uma imagem de uma boa marca empregadora pode gerar resultados extraordinários, como exposição orgânica do negócio na mídia e posts nas redes sociais.

Sabe aqueles rankings das melhores empresas para se trabalhar, que oferecem as melhores condições de trabalho aos colaboradores? Já pensou a sua constar em uma lista dessa e sair em um portal de notícia de repercussão nacional? Ou seja, o Employer Branding também ajuda o trabalho de PR (Relações Públicas).

Sob o ponto de vista comercial, quanto mais a marca é exposta positivamente em diferentes canais pelos benefícios de seu ambiente de trabalho, melhor ela é vista também pelos clientes. Isso amplia as oportunidades de negócio.

Além de tudo isso, outro grande beneficiado é o departamento de RH, uma vez que essa estratégia trabalha para melhorar o clima organizacional, oferecendo benefícios, treinamentos e excelentes condições para os colaboradores exercerem suas funções.

Dessa forma, a redução da taxa de turnover, a maior probabilidade de atração e retenção de talentos são vantagens que, por si só, justificam a relevância dessa tática para as empresas.

Como usar o processo de treinamento para impulsionar a marca de empregador?

Mas não é só de teoria que o mundo funciona, não é mesmo? Para que o Employer Branding seja efetivo e gere resultados, é necessário que a empresa proporcione aos colaboradores um real ambiente favorável e agradável de trabalho.

Mais que uma boa remuneração e benefícios, os excelentes profissionais esperam encontrar um lugar estimulante e que proporcione condições para eles se desenvolverem.

É aí que um programa de treinamento voltado para os colaboradores é um dos principais fatores para impulsionar a marca de empregador. A educação corporativa é, também, essencial para aprimorar as habilidades dos profissionais, melhorar a produtividade e potencializar o engajamento das equipes.

Na prática, os treinamentos:

  • Aumentam a produtividade individual e coletiva dentro da empresa;
  • Ajudam no processo de crescimento do negócio;
  • Elevam a credibilidade da empresa no mercado, passando a ser vista com bons olhos pelos profissionais, clientes, fornecedores etc.

Atualmente, com os avanços tecnológicos, está mais acessível promover qualificações nas empresas, de um modo eficiente e flexível. Há empresas no mercado que oferecem esse serviço e fazem treinamentos sob medida, por meio de soluções LMS, como é o caso da Didaxis.

Se você tem interesse em trabalhar o Employer Branding da sua empresa oferecendo treinamentos corporativos de qualidade, conheça nossas soluções LMS!

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