O que é RH 4.0? Entenda o conceito e os benefícios dessa estratégia

RH 4.0

Assim como todos os setores da sociedade, a área de Recursos Humanos acompanhou os avanços tecnológicos. Nesse contexto, os profissionais do ramo viram surgir o conceito de RH 4.0, que envolve a aplicação estratégica de práticas inovadoras e ferramentas tecnológicas na gestão de pessoas.

De um modo global, a famigerada quarta revolução industrial colocou a tecnologia da informação no centro dos processos produtivos para que tudo se tornasse mais inteligente, eficiente e otimizado. O setor de RH foi influenciado por esse movimento e tem se tornado cada vez mais digital.

Neste artigo, vamos abordar o assunto explicando o que é RH 4.0, os pilares envolvidos nessa estratégia, quais são os principais benefícios para as empresas e de que modo é possível aplicar esse conceito no contexto organizacional. Confira! 

O que é RH 4.0?

O RH 4.0 é um conceito utilizado para explicar o avanço da área de Recursos Humanos que, no contexto da quarta revolução industrial, está cada vez mais digital, envolvendo a aplicação estratégica de práticas contemporâneas e ferramentas tecnológicas na gestão de pessoas.

Podemos dizer que a tecnologia se tornou crucial para o funcionamento do RH como um todo, incluindo o desenvolvimento de colaboradores de alto rendimento e a implantação de uma cultura organizacional alinhada com os objetivos da empresa, prezando pela produtividade, economia e automação de processos.

Além do mais, esse RH mais evoluído passa a enxergar o negócio como um todo e atua para gerar valor nos processos internos, propondo melhorias, desenvolvendo o capital humano e se tornando um setor estratégico na organização.

Você conhece os pilares do RH 4.0?

Para compreender ainda mais o RH 4.0, é crucial conhecer os pilares desse conceito: pessoas, estratégia, processos e tecnologia. Vamos discorrer um pouco mais sobre eles a seguir.

Pessoas

Apesar de ser mais tecnológico e complexo que o tradicional, o RH 4.0 continua centrado no desenvolvimento das pessoas. Os Recursos Humanos implicam diversas finalidades, tendo entre as principais o desenvolvimento de habilidades dos colaboradores e outros elementos que influenciam o clima organizacional. Aí entram a aplicação de treinamentos corporativos e implantação de soluções variadas por meio da tecnologia.

Estratégia

Todo o funcionamento de uma empresa deve passar, invariavelmente, por uma estratégia alinhada com os objetivos do negócio. Nesse cenário, o planejamento empresarial é um pilar do RH 4.0 para articular os eixos, processos, metodologias e ferramentas.

Processos

O modelo de gestão de RH 4.0 tem como responsabilidade direcionar os processos, integrando os objetivos da empresa e dos colaboradores. Dessa forma, os Recursos Humanos melhoram a cultura organizacional e as rotinas de contratação, desenvolvimento e gratificação, bem como a rotina de trabalho e as questões de produtividade.

Tecnologia

Por fim, o RH 4.0 tem o pilar da tecnologia, usando soluções e ferramentas para melhorar, otimizar e tornar as práticas de Recursos Humanos mais eficientes na análise de perfis comportamentais, processos seletivos on-line, registros de colaboradores e, entre outros fatores que envolvem a automação de controle de horas extras, geração de relatórios.

O-treinamento-e-desenvolvimento-pensado-de-forma-estratégica

Quais são os principais benefícios de aplicar RH 4.0 na empresa?

O RH 4.0 oferece diversas vantagens para as empresas, sobretudo a desburocratização de processos, a mudança de cultura organizacional, a redução de retrabalhos, a otimização da rotina, o aumento da produtividade, a melhora na comunicação e, claro, mais economia.

Mas, por incrível que pareça, toda essa evolução de um RH mais tecnológico e digital ainda encontra muita resistência por uma perspectiva mais conservadora que ainda prevalece no universo corporativo.

  • De todo modo, vale a pena pontuar alguns dos seus benefícios:
  • Diminuição da burocracia nos processos de RH;
  • Automatização de tarefas manuais;
  • Melhora na qualidade da comunicação organizacional;
  • Redução de retrabalho;
  • Aumento na produtividade;
  • Mais qualidade na contratação e desenvolvimento das pessoas;
  • Maior flexibilidade no trabalho;
  • Trabalho orientado a dados nas tomadas de decisões.

Como aplicar esse conceito em sua empresa com o uso da tecnologia?

Na prática, a utilização da tecnologia no RH 4.0 ocorre por meio de ferramentas que visam melhorar os processos e desenvolver as pessoas. Podemos citar alguns exemplos aqui, como a gestão remota do trabalho, que permite maior flexibilidade e outros benefícios.

Podemos mencionar também o uso da inteligência artificial na automação de tarefas, a tecnologia de soluções em nuvem para armazenar documentos, assim como softwares de gestão LMS.

Inclusive, as plataformas de LMS possibilitam a realização de treinamentos voltado para desenvolver os colaboradores, seja na empresa ou a distância. Você pode saber mais sobre o potencial dessa solução LMS para a sua empresa, fale com um de nossos especialistas!

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *