Treinamentos sob medida: o que é, quais as vantagens e como aplicar?

Seja para implantar novas metodologias ou aprimorar seus conhecimentos, a educação corporativa é um processo valioso nas organizações. Podemos dizer que se trata de um investimento no capital humano, cujos efeitos extrapolam a questão da produtividade.

Com base em uma pesquisa realizada pela Universidade de Middlesex, no Reino Unido, 74% dos 4.300 trabalhadores entrevistados sentiam que não estavam alcançando seu potencial máximo em virtude da falta de desenvolvimento profissional.

Nesse cenário, os treinamentos sob medida ganharam relevância para ajudar as empresas na melhora do clima organizacional e dos processos internos. Se você tem interesse em saber mais informações sobre esse modelo de capacitação, continue a leitura, pois vamos abordá-lo nesse artigo.

Você vai encontrar o conceito, as vantagens e como aplicar essa forma de aprendizado dentro de uma organização. Confira! 

Afinal, o que são treinamentos sob medida?

Treinamentos sob medidas são capacitações desenvolvidas especialmente para atender as demandas específicas de uma empresa.

Imagine como exemplo, uma drogaria com taxas altas de reclamações de seus clientes, pois alegam problemas no atendimento dos colaboradores.

O gestor desse negócio precisa reconhecer a necessidade de aperfeiçoar as práticas de atendimento e o trato da equipe com os clientes que vão à loja. Assim, ele vai ao mercado de educação corporativa atrás de treinamentos sob medida para solucionar a questão do atendimento.

Ou seja, ele encomenda uma capacitação personalizada que deve ser desenvolvida para melhorar os processos de atendimento do time de colaboradores, que lidam com situações específicas, com perfis diversos de clientes e dificuldades inerentes a um determinado ambiente de trabalho.

Dessa forma, o plano de capacitação é construído de acordo com os objetivos e necessidades daquela drogaria em especial, conforme a demanda do público-alvo.

Quais são as principais vantagens desse tipo de treinamento?

Na prática, os treinamentos sob medida oferecem diversas vantagens às empresas que, geralmente, os modelos tradicionais não disponibilizam. Vejamos alguns benefícios:

  • Conteúdo customizado: a personalização dos treinamentos é, sem dúvida, um dos maiores potenciais desse formato de educação corporativa. Isso porque ele busca corresponder as demandas específicas, levando em consideração os perfis e dificuldades dos colaboradores e não processos padronizados e frios;
  • Mais eficiência no aprendizado: ao adotar esse formato de qualificação segmentada e customizada, a empresa ajudar uma maior parte de colaboradores, elevando o potencial da aprendizagem. Também é possível adequar os módulos às rotinas dos times, sem prejudicar o ambiente de trabalho;
  • Aumento dos resultados: outro benefício do treinamento sob medida é sua capacidade de gerar resultados mais rápidos, impactando positivamente na produtividade dos colaboradores;
  • Ensino prático: por ser projetado sob medida e aplicado nas empresas para alcançar objetivos específicos, esses treinamentos geralmente envolvem abordagens práticas, com conceitos, metodologias e ideias que podem ser testadas no próprio ambiente de trabalho;
  • Maior engajamento dos colaboradores: a falta de envolvimento de funcionários é uma das reclamações mais recorrentes de quem trabalha com educação corporativa. Mas com treinamentos sob medida, voltados para aprimorar questões reais e aplicados de forma inerente à prática laboral, as chances de conquistar mais engajamento e participação aumentam.

O-treinamento-e-desenvolvimento-pensado-de-forma-estratégica

Como aplicar treinamentos sob medida na empresa?

Normalmente, os treinamentos sob medida são desenvolvidos por instituições especializadas em educação corporativa focadas em gestão e desenvolvimento de grupos. São empresas que têm expertise na elaboração de treinamentos efetivos, com base nas demandas e objetivos apresentados.

Dessa forma, uma vez que a empresa “encomenda” uma capacitação, detalhando as necessidades, contexto e finalidades, os cursos podem ser aplicados de forma presencial ou online. Não há limites nem restrições para esse formato de educação corporativa, o importante é planejar e contar com o suporte de uma instituição especializada.

Se você precisa de infinitas possibilidades e um parceiro comprometido para oferecer treinamentos sob medida aos seus colaboradores, a Didaxis tem tudo o que você precisa. Fale com um de nossos especialistas! 

 

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *