Guia rápido: repense a gamificação no treinamento corporativo agora!

Gamificação no Treinamento Corporativo

No começo, a gamificação ganhou um espaço nas empresas por promover o engajamento e auxiliar na retenção de clientes, com o passar dos anos, o setor de recursos humanos encontrou um potencial estratégico na ferramenta. 

Durante o primeiro ano da pandemia de Covid-19, as organizações perceberam que a utilização de jogos era excelente para aproximar os colaboradores e manter todos alinhados com as expectativas da empresa. Com isso, notou-se que era possível utilizar a ferramenta para manter a rotina do escritório e continuar a motivar os colaboradores mesmo a distância. 

Hoje separamos um guia rápido para você repensar a gamificação no treinamento corporativo e utilizá-lo em sua empresa a partir de agora. Continue com a gente para saber tudo sobre gamificação!

O que é gamificação? 

A gamificação é uma ferramenta utilizada na gestão de pessoas nas empresas para garantir motivação, aprendizado, engajamento em treinamentos e muito mais. Para isso são utilizados jogos que contribuam com o aprendizado de habilidades e competências, sendo possível até mesmo realizar uma competição entre os colaboradores. 

A ferramenta traz benefícios para todas as gerações, mas ganham uma grande atenção das novas gerações que procuram um ambiente de trabalho disruptivo e que invistam no seu potencial intelectual. 

Gamificação nas empresas: qual o papel do RH? 

O setor de recursos humanos está sempre em busca de estratégias que melhorem a qualidade do serviço dos funcionários e que tragam benefícios tangíveis para a empresa. Na gamificação também acontece da mesma forma, sendo assim, o departamento consegue utilizar a ferramenta em áreas diferentes. Listamos os papéis que a gamificação tem para o RH: 

Recrutamento e seleção: O processo de recrutamento e seleção não precisa mais ser massante e cansativo para os avaliadores e candidatos. Utilizando a gamificação, é possível transformar o processo numa competição, em que existem recompensas e pontos a cada etapa que o candidato consegue demonstrar conhecimento e aptidão. 

Neste caso, ao estimular a competição, a empresa consegue mapear os candidatos com perfil para vagas de vendas, por exemplo. Por outro lado, também pode ser possível usar jogos que exijam estratégias para vagas em que o profissional precisa ser articulado. Para cada processo seletivo, a empresa pode desenvolver um game. 

Cultura organizacional: a empresa pode utilizar a gamificação para reafirmar valores e posicionamentos, utilizando o jogo como uma forma de transmitir a cultura organizacional e alinhar com as expectativas dos colaboradores. O resultado dos jogos podem dizer muito sobre engajamento, perfil de liderança, aptidão para novos cargos e até soluções de antigos problemas. 

Sendo possível encontrar tudo isso ao realizar atividades que falem sobre a cultura da instituição. 

Treinamento corporativo: sabemos que treinar os colaboradores pode ser um desafio, entretanto, com a ferramenta de gamificação para empresas pode ser muito mais fácil. Os gestores podem desenvolver atividades e acompanhar o progresso de cada colaborador individualmente, mapeando as dificuldades e analisando a eficiência do programa. 

A empresa pode oferecer um treinamento para os vendedores melhorarem as vendas, em um jogo que vá treinar negociação, análise de oportunidade e simulação de vendas, por exemplo. 

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O uso da gamificação nas empresas

Por meio de maneiras diferentes e a aplicação a necessidade de cada empresa, os gestores de recursos humanos e gestão de pessoas conseguem trazer mais motivação para o trabalhador, levar uma cultura de feedback, desenvolver novos saberes e até mesmo levar mais economia para a empresa.

Abaixo separamos três exemplos de grandes empresas que tem utilizado plataformas de games para atingir seus objetivos mais rápido.

Google: Economia de despesas 

A Google utiliza a gamificação para incentivar que seus funcionários economizem em viagens a trabalho, sempre que o colaborador consegue economizar a empresa devolve o valor para que o funcionário utilize como quiser. Podemos dizer que, aqueles que economizam mais, recebem mais. 

Delloite: Onboarding 

O processo de recepção de novos funcionários é sempre um desafio, conseguir integrar a todos e passar todas as informações nem sempre acontece como o esperado. Sabendo disso, a empresa britânica digitalizou o processo e hoje oferece um tour virtual pelo escritório em que os colaboradores conseguem interagir. 

Cisco: Treinamento

A especialista em segurança de dados, encontrou na ferramenta a possibilidade de levar um treinamento mais adequado para os colaboradores. A empresa passou a utilizar jogos  no treinamento e desenvolvimento dos profissionais de redes sociais. Isso auxiliou no processo de buscar clientes em potencial e melhorou a assertividade dos funcionários na procura. 

Agora que você já conhece bastante sobre a ferramenta, que tal inserir em sua empresa? Continue em nosso blog para saber mais sobre como a gamificação pode ser utilizada na sua empresa.

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