5 dicas para uma gestão do conhecimento de sucesso!

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A gestão do conhecimento é um processo que auxilia as empresas e geram agilidade nos dados de negócio, reconhecerem o capital intelectual e explorar a tecnologia em benefício do negócio. Em uma sociedade que se apresenta cada vez mais volátil, as organizações precisam aprimorar a gestão de pessoas e investir numa busca constante de aprendizagem contínua. 

Entretanto, o Brasil ainda está caminhando neste assunto, por isso, é importante que a sua empresa entenda como esse conceito é importante e pode ajudar no crescimento dos seus serviços, produtos e vida útil da instituição. 

Ficou curioso? Venha com a gente para saber mais e descobrir dicas preciosas para a sua empresa!

O que é gestão do conhecimento? 

A gestão do conhecimento não pode ser enquadrada em uma única coisa. O conceito é bastante amplo e engloba várias ações que as empresas precisam fazer no dia a dia. Em suma, podemos dizer que é a capacidade de analisar e identificar quais são os conhecimentos à disposição  e como podem ser usados em benefício da empresa

Por si só, ele deve estar no mindset dos colaboradores e nos processos. Para isso, é importante que três pilares sejam utilizados: capital intelectual, competências e aprendizagem contínua.  

Qual é a importância da gestão do conhecimento? 

O conhecimento é um dos valores mais importantes em uma organização. O capital intelectual humano é capaz de produzir produtividade e otimizar processos, resultando em ganho de tempo e lucro. 

É importante que as empresas tenham conhecimento sobre as competências, habilidades e saberes que os colaboradores possuem, deste modo, é possível realizar ações estratégicas que vão de encontro aos valores e objetivos da empresa. Isso só acontece quando é realizado um mapeamento. 

Segundo uma matéria divulgada pela Forbes, em 2004, as empresas perdiam U$ 31,5 milhões por não conseguirem compartilhar informações entre os funcionários. Você pode dizer, os dados são antigos, mas eles revelam uma realidade, se há  18 anos as organizações já tinham dificuldade, imagine hoje em dia com a máxima digitalização das coisas? 

É fácil que o conhecimento seja perdido, por isso, a gestão do conhecimento tem se mostrado cada vez mais essencial para o funcionamento das empresas. 

Confira as 5 dicas para uma gestão do conhecimento de sucesso! 

  • É preciso definir estratégias

O primeiro passo é compreender quais são as dificuldades e dores que o negócio tem enfrentado, a partir disso, o gestor deve escrever como isso tem atingido a empresa e quais áreas, por exemplo, a baixa produtividade vai refletir na falta de motivação dos funcionários e também na lucratividade do negócio. 

Neste caso, uma solução é investir em treinamento. Vamos comentar sobre treinamentos mais a frente. 

  • Canais do conhecimento

A gestão do conhecimento começa dentro de casa, a empresa pode abrir um canal de comunicação entre os colaboradores para eles compartilharem experiências e conhecimentos. 

Com a criação do canal, os líderes podem utilizar para potencializar o engajamento e ampliar a motivação dos funcionários. 

  • Investimento em treinamento

Mesmo que a organização já tenha um programa de mentoria, é interessante que invista em treinamentos e programas de qualificação que permitam aos colaboradores ampliarem seus saberes. 

O investimento em capital intelectual tem ligação direta com a saúde do negócio, pois refletem a capacidade da organização de solucionar problemas e levar aos consumidores produtos e serviços inovadores. 

  • Mapear as competências e habilidades

Todos nós temos um conhecimento único, com certeza você tem um talento ou habilidade que as pessoas admiram e desejam ter. Nas organizações, não é diferente. Para que a gestão do conhecimento obtenha sucesso, é preciso que seja realizado um mapeamento de habilidades e competências com todos os colaboradores da empresa. Assim, o líder vai ter em mãos informações importantes para melhorar programas de treinamento e cursos internos. 

  • Diálogo 

Por fim, a chave para que os passos anteriores funcionem é o diálogo. Quanto mais os colaboradores e líderes conversarem mais alinhados eles estarão sobre as necessidades da empresa. Sendo assim, o diálogo deve estar na base da cultura organizacional da empresa. 

Como conversamos até aqui, a gestão do conhecimento é uma ferramenta que todas as organizações podem usar para melhorarem seus processos. A tecnologia tem um papel fundamental, pois através de sistemas de gerenciamento, os líderes podem ter acesso a todas as informações em um único lugar. 

Continue lendo o nosso blog, aqui você sempre vai encontrar novidades que facilitam o seu dia a dia. 

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