Saiba quando a sua empresa precisa de uma Universidade Corporativa

Universidade Corporativa

As universidades corporativas evoluíram, elas agora fazem parte de corporações como Google e Disney, mas também conquistaram espaço em pequenas empresas, pois, para cada organização é desenvolvido um projeto que considera fatores como: nível de investimento, personalização de conteúdo e integração com a realidade dos colaboradores que vão receber o aprendizado. 

Com isso, as universidades corporativas se tornaram uma peça fundamental para o sucesso das empresas que procuram investir na carreira dos seus colaboradores. Hoje em dia, ela serve como um trunfo para conquistar talentos, formar bons líderes e ter funcionários preparados para atender as necessidades do ecossistema empresarial. Venha com a gente descobrir quando a sua empresa precisa de uma universidade corporativa.

O que é uma universidade corporativa? 

A Universidade Corporativa é uma instituição ligada a uma determinada empresa, seja uma organização privada ou pública. Por meio dela são oferecidos programas de treinamento, cursos e trilhas de aprendizagem personalizadas de acordo com os problemas enfrentados pelo negócio, muitas vezes, em uma situação específica.  

Os programas criados podem ter como objetivo: capacitar os funcionários, reduzir custos e melhorar a qualidade dos processos ou serviços realizados. Não só os colaboradores colhem bons frutos da prática, mas parceiros e clientes também usufruem dos resultados conquistados no processo. As aulas podem ser online e a distância, ou ainda, no sistema híbrido de ensino. 

É importante ressaltar, que uma universidade corporativa não precisa da validação do Ministério da Educação (MEC) para exercer seu funcionamento, por ser uma relação interna entre a empresa e os colaboradores.  

Por que as universidades corporativas são importantes? 

Fomentar uma cultura de educação continuada é um dos principais motivos pelas empresas investiram em educação corporativa, outro fator também é a constante mudança do mercado que exige que as pessoas e as empresas estejam preparados para enfrentar as crises que podem vir e a rápida digitalização das coisas. 

Assim, as pessoas precisam desenvolver habilidades  para manterem seus empregos, mas vai além, uma universidade corporativa traz um senso de propósito e crescimento profissional para aqueles que participam. Nota-se que os participantes que tiveram experiência com essa modalidade de programa, desenvolveram pró-atividade, senso de pertencimento e se mostraram mais engajados no ambiente de trabalho.  

O desenvolvimento de habilidades vêm através dos conteúdos e materiais selecionados que são personalizados. Como resultado, os colaboradores desenvolvem autoconfiança e se sentem mais engajados no dia a dia. A empresa também vai contar com os seguintes benefícios:

  • Treinamento contínuo;
  • Capacitação personalizada;
  • Redução de custos;
  • Incentivo e compartilhamento do conhecimento;
  • Retenção de talentos.

Os benefícios conquistados, trazem melhorias para toda a organização. Tão importante quanto oferecer um bom treinamento, é manter os funcionários engajados em suas tarefas diariamente, deste modo, o treinamento trará resultados a longo prazo.

O-treinamento-e-desenvolvimento-pensado-de-forma-estratégica

 

Quando a sua empresa precisa de uma universidade corporativa? 

Melhorar a qualidade dos serviços: um desafio encontrado com frequência nas empresas é conseguir manter a qualidade do trabalho entregue pelos funcionários com o passar dos anos. Afinal, é até natural que o desempenho mude ao longo do tempo. Entretanto, quando acontece uma queda brusca de rendimento, é hora de investir em treinamentos para solucionar o problema. 

Reduzir o alto índice de demissões: a rotatividade de funcionários é prejudicial para ambos os lados. Ao contratar um funcionário, ambos estão com expectativas e esperam que a parceria seja duradoura. O alto índice de demissões é um sinal de que algo não está saindo como o esperado, e muitas vezes, uma universidade corporativa, com aprendizados práticos pode resolver. 

Talento, Lealdade & Liderança

Uma universidade corporativa desenvolvida com as técnicas corretas, consegue criar talento, lealdade e boas lideranças. Sua empresa não precisa de um grande espaço, você pode contar com a ajuda da tecnologia para fazer um campus virtual de aprendizado. 

A educação corporativa precisa estar nas prioridades de investimento da empresa, quanto mais os funcionários percebem que têm espaço para desenvolver uma carreira e crescer, mais eles terão senso de pertencimento e lealdade a sua corporação. 

Para isso, é importante que a universidade corporativa seja atraente e fácil de usar, trabalhando uma educação de forma continuada, alternando uma metodologia que permita alcançar resultados imediatos com os de longo prazo. 

Então, vamos arregaçar as mangas e começar! Gostou? Em nosso blog você encontre esse e outros artigos sobre Universidade Corporativa, continue com a gente!

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *