Os erros mais comuns na hora de mensurar o ROI, saiba como resolver!

A aplicação de um treinamento corporativo exige bastante dos líderes, o planejamento envolve encontrar um programa adequado para os colaboradores, selecionar a equipe, definir o espaço e muito mais.

Porém, toda a organização pode ser perdida se o aplicador do processo não conseguir contabilizar os resultados sobre o investimento realizado. Separamos os cinco erros mais comuns na hora de mensurar o ROI, se você quer saber quais são eles e como resolvê-los, continue a leitura para não errar mais!

O que é Retorno sobre Investimento (ROI)?

A sigla “ROI” vem da expressão inglesa “Return on Investment”, em tradução para o português “Retorno sobre Investimento”, porém, ele está relacionado para além do lucro financeiro. No caso do ROI na área de treinamento e aprendizagem nas empresas, está ligado às habilidades e capacitações oferecidas aos colaboradores e quais resultados foram obtidos a partir dele.

É possível mensurar de forma parcial ou integral o processo. Em geral, as instituições que fazem treinamentos elevam sua capacidade produtiva e a margem competitiva diante dos concorrentes, pois, terão funcionários bem preparados para atender a demanda, o que será revertido em lucro financeiro e intelectual para a organização.

Na prática, aquelas que proporcionam a aprendizagem no ambiente de trabalho possuem funcionários mais motivados e satisfeitos, uma vez que, a organização certifica para o crescimento profissional.

Erros comuns que dificultam a mensuração do ROI nos treinamentos da sua empresa

Tão importante quanto implementar um treinamento para os colaboradores é conseguir comprová-lo, evidenciando mudanças nos hábitos, no lucro e até nos valores na relação empresa-colaborador.

Não é um monstro de sete cabeças, contudo, existem erros bastante comuns que impedem uma análise mais precisa dos resultados. Vamos começar entendendo como acontece o cálculo  ROI.

Como calcular o ROI de treinamento da organização?

A fórmula mais simples para calcular o ROI de treinamento e aprendizagem na sua empresa, não importa qual seja o tamanho dela, é verificar os resultados adquiridos do programa em relação a custo x benefício. Segue a fórmula de cálculo para o ROI de treinamento:

ROI = Receita – Investimento / Investimento

Para você conseguir realizar o cálculo, precisa ter em mãos os dados financeiros dos setores que realizaram o treinamento, por exemplo, o custo do espaço, líderes, deslocamento e afins.

Nenhum gasto deve ser desconsiderado na hora de fazer o ROI de investimento. Para exemplificar, vamos à simulação: 

ROI = 20.000 – 5.000 / 5.000 

ROI = 3.000 

Além dos números, o retorno na área de aprendizagem é mensurado a partir de outros exercícios, pois, o cálculo matemático não consegue definir o nível de satisfação, aprendizado e indicativos daquilo que precisa ser melhorado.

Lembre-se, o ROI de treinamento, assim como o financeiro, deve voltar-se para saldo positivo, caso contrário, é necessário investigar o que aconteceu de errado, como a insatisfação dos colaboradores, avaliação do ensino, dos líderes, e os indicadores de performance. Então, não cometa essas falhas:

Ignorar a satisfação dos participantes

Os colaboradores sentem-se importantes quando têm suas ideias ouvidas, o mesmo deve acontecer após a ação, assim seu ROI será mais preciso. Algumas perguntas com sim/não já vão registrar índices, ou se precisar, elabore questões dissertativas com opiniões e impressões pessoais de cada participante.

Algumas perguntas são bem importantes, como:

  • O treinamento agregou um novo conhecimento/habilidade para você?
  • Sua equipe conseguiu compreender todas as etapas da atividade proposta?
  • O material apresentado atendeu suas expectativas?
  • Você recomendaria este treinamento/curso para seus amigos?

Não avaliar o aprendizado

O método de realizar provas para descobrir o nível de conhecimento conquistado é utilizado em escolas, faculdades, workshops e outros, e funcionam.

Vários cursos são encerrados sem que a equipe aplicadora realize uma avaliação final, e sem esses dados, é difícil mensurar quais são as dificuldades que os colaboradores ainda possuem diante de determinada tarefa.

Os exames também ajudam a informar quais são os setores que demandam mais investimento técnico na formação. E, os funcionários sentem-se mais engajados e concentrados quando sabem que terão seus conhecimentos testados no final.

Ignorar os indicadores de performance

O processo é tão importante quanto a consequência advinda dele. Esquecer de verificar a performance dos participantes, enquanto ainda estão recebendo o curso, te ajudará a entender quais são os desafios enfrentados. Mais à frente, acompanhar o desenvolvimento e como aquele exercício teve efeito ou não na produtividade e motivação do colaborador.

Não fazer uma avaliação financeira

Com os outros indicadores anteriores e futuros em mãos, faça a análise financeira da ação elaborada, neste fator, a avaliação deve transcorrer de forma bastante analítica. Os números vão exemplificar se a receita ao fim do mês cresceu, baixou  ou manteve-se estável.

Desconsiderar a situação atual da empresa

Múltiplos fatores são examinados na conta ROI, eles podem interferir direta ou indiretamente e é um erro bastante comum, não investir no que se adéqua a sua realidade. Então, analisar o cenário da empresa é um fator imprescindível – que não deve ser ignorado – ao qual permitirá aos gestores escolherem a melhor opção, tanto em custo quanto em resultados.

Diante do contexto pandêmico tornou-se mais comum aplicar treinamentos a distância, uma excelente opção para quem deseja capacitar os funcionários, em qualquer lugar e espaço.

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