3 dicas para tornar os treinamentos mais envolventes e atrativos

Tornar o conteúdo atraente para os colaboradores, não é uma tarefa fácil. Quando falamos na estruturação de um curso online os empecilhos aumentam, já que o ambiente da internet possui diversas distrações. Por exemplo, o usuário pode abrir outras guias no computador para realizar outras atividades, ou ainda olhar as notificações das redes sociais.

Outros pontos de atenção que devemos considerar são: qualidade de internet, transparência nas informações, plataforma para tirar dúvidas, plataforma de disponibilização do treinamento, tempo de duração do curso e artifícios para melhorar a experiência do colaborador

Com todos esses obstáculos, tornar o curso online mais atraente pode até parecer impossível, mas nós da Didaxis, listamos metodologias testadas pela nossa equipe e que são eficientes.

Quer aprender a tornar o curso online da sua empresa envolvente para os colaboradores? Continue a leitura!

Por que realizar treinamentos e como descobrir se eles têm performado bem? 

O escritor e administrador, Chiavenato esclarece que “mesmo quando as pessoas apresentam excelentes desempenhos, alguma orientação e melhoria de habilidades sempre devem ser introduzidas ou incentivadas”.

Como podemos ver, ainda que as coisas estejam aparentemente sob controle, melhorias contínuas devem fazer parte do DNA da organização. Você já parou para pensar se os treinamentos que os seus colaboradores receberam nos últimos meses performaram bem?

O propósito principal de qualquer treinamento corporativo é solucionar um problema. Existem algumas métricas que você deve usar para responder à pergunta anterior:

Aprovação e Reprovação: os funcionários são incentivados a realizarem uma prova sobre o que aprenderam. Acima de 70% de aproveitamento acontece a aprovação automática. Abaixo deste percentual, os colaboradores devem ser incentivados a repetir o treinamento.

Retenção do conhecimento: aqui o conhecimento é testado no dia a dia, com isso, é um pouco mais difícil de reconhecer de longe. O aplicador do treinamento deve se aproximar dos colaboradores que fizeram o processo e observar os resultados em seu trabalho.

Retorno sobre o investimento (ROI): é sempre complicado avaliar o retorno do investimento, porém, ao treinar um funcionário a empresa deve se atentar para a redução de gastos, aumento da produtividade, redução de acidentes e outros fatores que são relevantes.

Depois de compreender estes três modelos de avaliação vamos te ensinar a produzir um treinamento online satisfatório, que vão reduzir os problemas e tornar o conhecimento mais prazeroso.

Como tornar seus treinamentos mais envolventes e atrativos?

Você já deve ter participado de um curso online que não gostou, não é? Por isso, não deve querer proporcionar a mesma experiência ruim para os seus funcionários, pensando nisso, existem métodos eficientes que vão tornar o treinamento online: objetivo, rápido e envolvente.

Não é mágica, é apenas a junção de metodologias comprovadas. Como, por exemplo: vídeos curtos, elementos interativos, microlearning, módulos curtos e, por último, manter o conteúdo simples e direto.

1 – Use vídeos curtos 

Não é segredo que as pessoas escolhem consumir vídeos mais curtos. Nosso cérebro não mantém a atenção em uma aula longa demais. O ideal para performar bem o seu treinamento é usar vídeos curtos, entre 7 e 10 minutos, para tornar o conteúdo dinâmico e atraente.

Separar o conteúdo em módulos, por assunto é o caminho mais adequado na hora de disponibilizar as informações para os colaboradores.

2 – Microlearning 

Quando queremos garantir a atenção dos funcionários, fugir de métodos tradicionais é essencial, apesar de a maioria deles ter funcionado na escola, poucas vezes surgem o mesmo efeito no universo corporativo.

Usar uma plataforma LMS, em que o conteúdo é liberado em pequenas pílulas, com informações delimitadas em tópicos, com atividades de curto prazo onde as informações são entregues de forma objetiva e focada.

3 – Elementos Interativos 

Os sistemas de aprendizagem mais modernos incluem elementos interativos no conteúdo, isso garante que os colaboradores prestem atenção e interajam com as informações.  Para performar bem o seu treinamento, coloque no material disponibilizado perguntas de múltipla escolha, ou ainda, perguntas dissertativas que serão avaliadas ao fim do curso pelo gestor.

Além disso, você pode inserir botões clicáveis para que o próprio usuário passe o conteúdo quando finalizar a leitura.

Por último, deixe o conteúdo simples e direto, ninguém gosta de pensar que perdeu tempo e energia em uma atividade que poderia ser mais curta. Agora que você tem os segredos em mãos para produzir um conteúdo envolvente mesmo de forma online.

Continue acompanhando o nosso blog, aqui falamos sobre educação corporativa, sistema LMS, inovações e tecnologia que vão melhorar o desenvolvimento dos funcionários e das empresas.

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *