Como engajar os colaboradores nos treinamentos corporativos?

Colaboradores engajados com o aprendizado têm melhores resultados em um treinamento corporativo. Isso acontece porque o nosso cérebro identifica que aquela informação é importante para nós, logo muitas empresas têm investido continuamente na capacitação profissional dos colaboradores.

Existem técnicas que podem auxiliar o aplicador a despertar o interesse dos participantes, e é sobre isso que nós vamos conversar hoje. Continue a leitura para aprender de uma vez por todas como engajar os colaboradores em um treinamento corporativo e garantir o aprendizado deles.

Boa leitura!

Como funciona o cérebro no processo de aprendizagem? 

Nosso cérebro aprende a partir de alguns estímulos, por isso é importante que usemos métodos variados e dinâmicos para garantir que o conhecimento seja armazenado na memória de longo prazo.

O lado esquerdo do cérebro é responsável pelo raciocínio lógico, ou seja, ouvir, ler, falar, prestar atenção ao redor. Enquanto o lado direito é responsável pelo aprendizado não linear, o lado artístico, intuitivo, impulsivo e criativo.

Como aumentar suas taxas de engajamento nos treinamentos corporativos? 

Online ou presencial, nós precisamos conquistar a atenção dos colaboradores durante os treinamentos corporativos. Se antes a dificuldade era conciliar as agendas, agora é livrar os colegas das distrações.

Já aconteceu de você abrir o streaming, escolher o filme e poucos segundos depois se ver mexendo no telefone celular? Acredito que sim, né? Ou seja, sua atenção foi desviada do objetivo inicial, é isso que não queremos que aconteça com os seus colaboradores, não é mesmo?

Para iniciar o processo de engajamento interno, o responsável terá que definir um objetivo, investir em comunicação em larga escala, produzir conteúdos interativos, além do aprendizado contínuo e no compartilhamento de resultados.

Agora que você já sabe quais são os tópicos, vamos conversar sobre cada um deles.

Objetivo 

Considere que os seus colaboradores não entendem a necessidade do treinamento, o que você faz?

A resposta correta é: compartilhar o objetivo principal com eles.

Ninguém gosta de não saber porque precisa realizar determinada tarefa. Sendo assim, se o treinamento é por causa da baixa produtividade, explique para todos os colaboradores que vão precisar realizar o treinamento, se possível em detalhes, dizendo onde espera que eles melhorem, e como espera que o treinamento os ajude a solucionar o problema.

LMS - Tudo o que você precisa saber para começar

Aprendizado Contínuo 

De acordo com uma pesquisa americana, 67% das pessoas já utilizaram o telefone celular para concluir um treinamento. Por isso é importante disponibilizar o conteúdo multiplataforma, isso impacta diretamente no engajamento dos colaboradores, o que acontece pela facilidade de se conectar ao conteúdo.

Gamificação 

Estimular o nosso cérebro com novas tecnologias é imprescindível para o aprendizado. A gamificação trouxe mais interatividade e conexão para a área de recursos humanos, que investe tanto na capacitação do time.

Os games retém a atenção dos colaboradores pelo formato dinâmico de desafios e missões, ou seja, somos estimulados a cumprir o que foi proposto, os jogos facilitam o aprendizado por conta dos gráficos, ranking de pontuações e até mesmo pelo enredo.

Questionários 

Os questionários são excelentes para receber as informações dos funcionários, caso deseje um pouco mais de sinceridade, aplique de forma anônima.  Eles devem ser usados em dois momentos, o primeiro é antes do treinamento em si, com questões que meçam o nível de expectativa, interesse e o que querem aprender.

Após o treinamento, deve ser aplicado um novo questionário, agora com perguntas que medem se as expectativas e o nível de conhecimento foram atingidos e se eles recomendam o treinamento para outras áreas.

Por último, é importante analisar os dados obtidos, assim no próximo treinamento você pode melhorar os pontos que não saíram como o esperado.

Compartilhar os resultados 

Depois do treinamento, é importante compartilhar os resultados atingidos com os funcionários, seja ele plenamente satisfatório ou não. Saber o que acontece desperta no time o senso de pertencimento que é essencial para a motivação pessoal e também o engajamento do funcionário com suas funções e a empresa.

Os principais benefícios que os colaboradores vão trazer, após bem treinados, são: aumentar a produtividade, melhorar o ambiente organizacional, reduzir custos e ter uma mão de obra qualificada para realizar as funções.

Viu, nós somos capazes de aprender a partir dos estímulos certos. Agora que você já sabe como aumentar as taxas de engajamento dos colaboradores nos treinamentos corporativos, precisa contar com profissionais qualificados para te ajudar!

Se a sua empresa se encontra nessa fase, não siga sem falar com nosso time! Estamos te esperando para tirar dúvidas e encontrar a melhor solução.

Ah! Continue explorando nosso blog, aqui você encontra diversos artigos para melhorar os processos organizacionais, otimizar o tempo, treinar os colaboradores, novidades do mundo dos negócios e muito mais!

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *