Treinamento Corporativo: quais são os métodos dos programas de aprendizagem online mais eficientes?

Profissionais capacitados entregam melhores resultados, somente por esse motivo as empresas deveriam aderir a programas de aprendizagem. Com a pandemia da Covid-19, passamos a ficar mais tempo em casa e consequentemente adaptamos nossos estudos para o ensino a distância ou híbrido.

O isolamento social possibilitou que mais organizações utilizassem métodos online para capacitar o time, através de mobile learning, por exemplo, e encontraram resultados promissores. Mas, você sabe quais são os métodos de treinamentos mais eficazes para usar na aprendizagem online?

Continue a leitura para saber quais são e também como escolher a metodologia mais adequada para a educação corporativa dos seus colaboradores.

Quais são os métodos dos programas de aprendizagem online?

Os programas de capacitações investem em frentes diferentes para atingir o mesmo objetivo: formar um profissional apto a realizar tarefas, resolver problemas e ter autonomia da sua carreira.

A partir disso, existem alguns programas de aprendizagem que são encontrados e que podem ser realizados online, como é o caso de: mentorias, seminários, gamificação, e-learning e o método 70:20:10.

Listamos cinco métodos que podem ser implementados na sua empresa e vão ser eficientes.

1. Mentoria

Em um ambiente organizacional é importante que os colaboradores tenham em quem se espelhar. O processo de mentoria auxilia no crescimento profissional, neste caso, o objetivo principal é melhorar a performance  e desenvolver habilidades específicas.

A mentoria pode ser feita entre os funcionários mais experientes com os mais novos, onde é possível aprender com alguém que já realiza a função a mais tempo, ou através da contratação de um profissional especialista no assunto.

2. Seminários

Os seminários não devem ser usados em excesso, pois demandam muito tempo e planejamento. Eles contribuem para o engajamento dos participantes e com isso trazem resultados rápidos, quando alinhado com as expectativas da empresa e as necessidades dos colaboradores.

Com intuito de abordar um único assunto, é fundamental encontrar um ambiente de interação, com perguntas e  respostas, debates, trocas de experiência e muito mais, artifícios que contribuem para o aprendizado e a memorização das informações.

3. Gamificação

Bastante conhecido entre os aplicadores de treinamento, os jogos empresariais se utilizam de enredos lúdicos para promover o conhecimento dos colaboradores. A estratégia é eficiente pela alta retenção de interesse dos participantes, a análise individual de resultados –  importante para o aplicador – e o engajamento do time.

Ao ser desafiado, o competidor se sente impelido a vencer. O que pode facilitar o aprendizado e a persistência do colaborador para cumprir a missão.

4. E-Learning

A educação a distância apoia-se na tecnologia para oferecer um treinamento que abrange várias competências e habilidades, por isso, usa de uma metodologia integrativa, como, por exemplo: 

  • E-books e artigos;
  • Vídeos;
  • Áudios;
  • Realidade Virtual;
  • Simulações.

 

5. 70:20:10

A experiência pessoal do colaborador é tão importante quanto as técnicas usadas para exercer suas atividades durante sua jornada de trabalho. Aqui 70% significa que a maior parte do que será aprendido se deve pelo conhecimento do indivíduo, enquanto 20% é conquistado pela interação social e, por fim, 10% do conhecimento que adquirimos com cursos.

Diferente de outros treinamentos, o 70:20:10, foca na bagagem que um colaborador tem a compartilhar com os outros. Em geral, o aspecto teórico é pouco usado neste caso, diferente de outros programas de capacitação online.

Como definir o melhor método de ensino online para a sua equipe?

Tanto o treinamento online quanto o presencial existem para solucionar um problema encontrado pela coordenação da empresa.

O primeiro passo para definir o melhor método é entender qual objetivo você deseja alcançar com o treinamento ao investir em um programa de aprendizagem online. Por exemplo: melhorar as vendas, neste caso, o treinamento precisa atender as necessidades dos vendedores e simular vendas, atendimento ao cliente, gestão dos processos, orçamentos e entre outros.

Quanto você pretende investir? Existem alternativas para todos os bolsos, por isso, defina um budget, enumere quantos colaboradores vão participar de cada ação e se acontecerá mais de uma ao longo do ano.

Por último, conte com uma empresa parceira que tenha experiência no negócio e poderá te auxiliar em todo o caminho, pois as chances de você ter sucesso vão aumentar de forma considerável.

Nós desenvolvemos plataformas específicas para a capacitação dos funcionários, segundo a disponibilidade, necessidade e recursos da sua empresa. Investir em programas de aprendizagem online é um diferencial frente aos concorrentes.

Entre em contato com os nossos especialistas e veja como podemos auxiliar você neste processo.

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *