8 formas de desenvolver um treinamento atraente para seus colaboradores com o Mobile Learning

Novas modalidades de ensino surgem para otimizar o processo de treinamento dos colaboradores. Entre elas, a mobile learning, que em tradução livre seria “educação móvel”, mas que não está restrita ao ensino a distância. Com ela, criamos novos ambientes para desenvolver habilidades no time, poupar recursos financeiros e entregar uma experiência melhor para os funcionários que serão capacitados.

Sabemos que é importante ter um treinamento atraente, pois a chance do resultado atingir o objetivo esperado é maior. Deste modo, é necessário romper o espaço físico e apostar em conteúdos integrados e em metodologias inovadoras e tecnológicas.

Por isso, conversaremos a seguir sobre 8 formas para desenvolver um treinamento atraente para os seus colaboradores usando o mobile learning. Para saber mais, continue a leitura!

É preciso otimizar os  conteúdos para o m-Learning!

Nós passamos a utilizar computadores, tablets e até mesmo celulares para assistir aulas e participar de treinamentos corporativos. O mobile learning é uma forma de otimizar o tempo dos colaboradores, afinal, o conteúdo pode ser acessado de qualquer lugar, a partir de uma conexão via internet.

Outro ponto de destaque é a facilidade na atualização do conteúdo, pois as plataformas permitem a substituição rápida do material anterior e a disponibilização para os funcionários em poucos segundos depois.

Em um treinamento convencional, o investimento é mais alto, pois é necessário alugar um espaço, contratar um profissional e separar um número x de funcionários por vez até que todos passem pelo treinamento. Com a tecnologia, é possível distribuir para um número maior de pessoas, economizando com ambientação e até mesmo a mão de obra.

8 formas para desenvolver um treinamento atraente para os seus colaboradores usando  mobile learning.

O telefone celular é usado por 80% da população brasileira, segundo números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Sendo assim, é uma potência no que se diz respeito ao ensino.

Enumeramos 8 formas para você desenvolver um treinamento atraente usando recursos inteligentes e diversos. Confira!

1. Microlearning

Uma tendência no mobile learning é a utilização de pílulas de conteúdo. Os participantes do treinamento tem acesso ao material aos poucos, deste modo, conseguem prestar mais atenção nas informações e absorverem melhor o treinamento.

2. Aulas em vídeo

Algumas pesquisas comprovam que 50% do nosso aprendizado acontece quando assistimos vídeos sobre o conteúdo que precisamos aprender. O ideal é que os vídeos tenham entre 5 e 8 minutos e separados de acordo com módulo e tema.

3. Simulações

Simular acontecimentos prepara o colaborador para enfrentar a situação quando acontecer. Ainda que, em algumas ocasiões, a realidade difere de um ambiente controlado, é possível aprender muito. A vantagem é que se o colaborador não se sair bem de primeira, o gestor pode orientá-lo e corrigir os erros e tentar de novo.

4. Aplicativos

Nós usamos aplicativos para pedir comida, fazer exercícios e, porque não para o treinamento corporativo? Esta opção é atraente pela interação com o conteúdo, possibilita questionários interativos, jogos, conversa entre os usuários e muito mais.

5. Redes Sociais Acadêmicas

Utilizar uma rede social corporativa para tirar dúvidas também faz parte dos recursos disponíveis no mobile learning, compartilhar novos conteúdos, apresentar os colaboradores que tiveram bons resultados te ajudará a desenvolver um treinamento de acordo com o perfil dos colaboradores por facilitarem o acesso dos indivíduos.

6. Gamificação

O mecanismo de utilizar jogos em treinamentos facilita a compreensão por parte do colaborador, apesar de o intuito não ser o entretenimento, é possível identificar similaridades com um jogo tradicional, por exemplo: ranking, etapas, desafios e até mesmo bonificações.

7. Cursos e-learning

Nada mais é do que a criação de um curso que atenda a necessidade do colaborador e que seja produzido para um dispositivo móvel. Algumas vezes quando transformamos conteúdos de outras plataformas para celulares se perde a qualidade de imagem, conteúdos não são exportado e entre outros fatores podem acontecer nessa etapa. Para evitar isso, é ideal desenvolver um curso e-learning.

8. E-books e artigos

Apesar de tradicionais, os e-books e artigos permitem que os funcionários tenham acesso ao conteúdo teórico do treinamento. Para melhorar a experiência é possível investir em recursos interativos que levem a vídeos, áudios, podcast e até outros conteúdos desenvolvidos pela empresa.

O aprendizado dos colaboradores está sempre em movimento, por isso, continue a investir em treinamentos sempre que necessário. Utilizar plataformas modernas de treinamento como as trilhas de aprendizado e mobile learning com o auxílio da Didaxis podem te ajudar a ter um time de sucesso!

Gostou deste artigo? Em nosso blog você encontra outros artigos falando sobre educação corporativa, treinamentos, plataformas e novidades.

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *