Gamificação na educação corporativa: um caminho poderoso para o aprendizado dos colaboradores

A trilha da aprendizagem não precisa ser linear, é possível usar de recursos variados para atrair maior número de colaboradores nos treinamentos e tornar o processo dinâmico, flexível e até mesmo divertido.

Quanto menos associarmos o desenvolvimento profissional da equipe a uma obrigação, melhor serão os resultados conquistados pelos líderes e aplicadores da ação.

A gamificação na educação corporativa se apresenta como um caminho poderoso e que deve ser usado na sua empresa. Ficou interessado em saber como? Leia este artigo até o final e confira!

Aprendizagem corporativa com a Gamificação

A usabilidade de mecanismos semelhantes a jogos da área do entretenimento na educação empresarial, vem revolucionando a forma de aprendizado dos colaboradores. Os rankings, pontuações, missões e afins, retém a atenção do participante durante a aplicação, mas os efeitos também são vistos a longo prazo e são neles que estão os interesses de empresas que adotam a plataforma gamificada.

Garantir que os colaboradores absorvem o máximo do conteúdo e desenvolvem suas próprias estratégias a partir do que foi ensinado, é uma preocupação da equipe que realizou o treinamento.

Contudo, com a facilidade da gamificação na educação corporativa é entregue de forma contínua e colaborativa, ou seja, quando acontece a troca ativa entre o participante, o jogo e o aplicador.

Como a gamificação está mudando o mundo e seu trabalho

Mas por que a gamificação é um caminho poderoso para a Educação Corporativa? 

No Brasil, cerca de 66,3% da população opta por jogos como entretenimento. De acordo com a Pesquisa Game Brasil independe do dispositivo, quanto mais multimídia ele for, melhor será. Sendo assim, é importante ter acesso a dispositivos integrados à tecnologia e sistemas atuais, o mesmo acontece na educação corporativa gamificada.

Os entrevistados possuem idade entre 25 e 34 anos, pessoas que estão ativas no mercado de trabalho, outro dado interessante é que 89% responderam que se sentem mais interessados e motivados a aprender quando são utilizados jogos, sobretudo, os eletrônicos.

Agora que entendemos quem é o nosso público consumidor dessa tecnologia, vamos conversar sobre os 3 porquês de usar a gamificação na educação da sua empresa a partir de hoje. 

1- A gamificação na educação corporativa é uma aliada no treinamento  e produtividade

Nosso cotidiano muitas vezes é corrido, não conseguimos aproveitar as horas de trabalho ou ainda de um treinamento. Um dos principais motivos para as empresas escolherem investir na gamificação é o alinhamento que ela traz para estratégias de ensino, como, por exemplo: aumentar as vendas, crescer diante dos concorrentes e preparar os colaboradores para entregar um serviço com excelência.

A aliança realizada entre os líderes e a plataforma permite a análise das atividades, demonstrativo do progresso ou retrocesso,  possibilitando ao gestor compreender a saúde da equipe. Através da gamificação corporativa, os colaboradores conseguem inverter os papéis, compartilhar experiências, enxergar os problemas e apontar as soluções, tudo isso acontece diante de um ambiente controlado.

2- A gamificação aumenta o senso de pertencimento da equipe

O que fazer para o funcionário vestir a camisa da empresa? Essa é uma pergunta recorrente dos líderes e gestores, algumas pessoas podem dizer que não existe uma resposta certa para essa pergunta, mas, garanto que existe sim.

Inúmeras vezes, a falta de pertencimento está relacionada a falta de motivação, entendimento da cultura da empresa, falta de treinamento e por aí vai.

Talvez, você tenha identificado em um desses tópicos o seu problema, nesse caso a gamificação corporativa permite que o gestor conheça mais a equipe, desta forma, mantém um relacionamento mais pessoal com o colaborador.

Contudo, o senso de pertencimento acontece com base em recompensas e incentivos, conforme o funcionário se destaca diante da missão, ranking de pontuação ou outra forma de avaliação que esteja sendo usada para medir a performance.

3- A gamificação é o ponto de partida para revolucionar a sua empresa

A gamificação é o pontapé inicial para transformar a educação presencial ou a distância dos seus colaboradores. As simulações ofertadas através da plataforma permitem a vivência como funcionário de outro setor, cliente, líder entre outros. Isso estimula a empatia, ou seja, coloca-se no lugar do outro, algo que é importante quando tratamos da comunicação interna das organizações.

Os treinamentos podem ser usados como um incentivador para a descoberta de competências e redução de pessoal, pois, muitas vezes, as demissões acontecem pela falta de habilidades ou estagnação diante da função.

Não existe um segredo quando se trata da gamificação, porém, é fundamental planejar as estratégias que devem ser seguidas, quais são os objetivos com a ação, quantos participantes no programa, investimento de custo e também de pessoal. Depois que tiver tudo detalhado será mais fácil conseguir integrar a gamificação na sua equipe.

Quer saber mais sobre gamificação na educação corporativa? Venha conversar com a Didaxis para entender como aplicar uma plataforma gamificada em sua organização!

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *