Educação Corporativa: como uma plataforma gamificada pode transformar os treinamentos?

Novos métodos de aprendizagem surgem a todo o tempo. Com o auxílio da tecnologia, as plataformas de gamificação tornaram-se cada vez mais atrativas para empresas que optam pela aprendizagem ativa e não mais a passiva de seus funcionários.

Com ela, os colaboradores ganham autonomia para realizar as tarefas propostas, incentivando a proatividade e ampliando a retenção de habilidades para os membros da equipe.

Vamos descobrir como a gamificação está transformando os treinamentos e a educação empresarial? Continue a leitura!

O que é uma plataforma de gamificação?

A gamification termo em inglês para gamificação une técnicas e artifícios do universo dos jogos de entretenimento e os adapta para o ambiente corporativo, com isso, procura unificar o aprendizado do colaborador ao lazer.

Mas, como funciona uma plataforma de gamificação na aprendizagem? A plataforma nada mais é do que um ambiente desenvolvido especificamente para o treinamento e outras ações que a empresa considere importante no ensino de sua equipe, porém, com design e usabilidade de um game, mas que pode analisar performance, vendas, feedbacks, motivação dos funcionários e entre outros aspectos.

É importante destacar que os líderes podem acompanhar em tempo real as métricas, ou seja, compreender quais são os caminhos que o colaborador está usando para realizar a tarefa, dificuldades encontradas e empecilhos.

Mas, como uma plataforma de gamificação funciona?

Todos os jogos possuem um objetivo a ser alcançado ou uma missão a ser cumprida. Na gamificação corporativa também acontece assim, os participantes são incentivados a desenvolverem estratégias durante o treinamento para chegarem até o final e vencerem, porém, o objetivo central é aprender.

Alguns dos recursos bastante utilizados são:

  • Storytelling – também conhecido como a  arte de contar história. Ou seja, é necessário criar um enredo atraente para o colaborador sentir-se mais conectado e até mesmo motivado;
  • Avatar – Os avatares funcionam como parte da identificação pessoal e a personalização. É uma etapa importante para entender como o colaborador se percebe diante de uma realidade paralela;
  • Missões – Estabelecer um objetivo desde o início direciona a atenção dos participantes ao que será necessário fazer, por isso, deixa a missão clara desde o começo do jogo.

Em suma, a plataforma de gamificação tem o objetivo de tornar atividades complexas em ações intuitivas e leves para o treinamento, incentivando a acessibilidade digital em todas as faixas etárias.

Como a gamificação está mudando o mundo e seu trabalho

Como uma plataforma gamificada pode ajudar na minha estratégia de treinamento corporativo?

A plataforma gamificada tem conquistado os colaboradores do setor de recursos humanos. Sabemos que a área de recrutamento e seleção tem diversos desafios, muitos envolvem a retenção de funcionários, aumentar ou manter o engajamento, escolher os funcionários certos para promoções e muito mais.

Pela precisão analítica, a gamificação torna-se a solução ideal para empresas que desejam estratégias mais eficazes, como os 3M´s, que listamos a seguir:

1 – Memorização

A área de recursos humanos investe em atividades que contribuam para a retenção do aprendizado. Mas como garantir que os funcionários alcançaram as competências esperadas? Simples, com a gamificação. Por meio da plataforma gamificada as áreas de aprendizado do cérebro são estimulados com a do prazer, ou seja, o colaborador retém um número maior de informações.

Com a repetição da atividade o cérebro vai armazenar na memória de longo prazo. Isso garante que o aprendizado seja memorizado e internalizado.

2 – Motivação

Nós ficamos mais motivados quando somos desafiados, por isso a gamificação tem se mostrado transformadora no aprendizado ao usar técnicas que exploram a competitividade humana a seu favor. Os jogos usam de missões, pistas, ranking de pontuações e outros artifícios para motivar os colaboradores a cumprirem a atividade.

3 – Mensuração

O terror de todo aplicador de treinamentos é não conseguir mensurar com dados os resultados conquistados pela equipe após a ação realizada, seja ela um treinamento, palestra ou curso.

Com a plataforma gamificada todos os números, ações e atividades realizadas no sistema ficam armazenadas, ou seja, o líder consegue verificar quando e quantas vezes quiser, podendo comparar com treinamentos de anos anteriores e melhorar a qualidade do mesmo.

A aprendizagem está em constante movimento, no meio organizacional não é diferente. Por isso, é importante contar com soluções que desenvolvam os conhecimentos dos colaboradores com estratégias presenciais ou a distância.

Aqui na Didaxis procuramos oferecer ferramentas que reforcem o engajamento, diminuam o turnover e te inspirem a investir sempre no aprendizado.

Fale agora mesmo com a nossa equipe para conhecer mais das nossas soluções!

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *