e-Learning: Conheça as tendências para 2022

O e-Learning existe já há algum tempo, mas nunca se tornou tão necessário quanto hoje. A pandemia do coronavírus, de certa forma, exigiu reações rápidas e eficazes com relação às atividades on-line, na área da educação não foi diferente.

Talvez nem seja possível imaginar o mundo sem o EAD e sem as novas tecnologias que facilitam o engajamento e os treinamentos em qualquer lugar. Vamos conhecer as tendências do e-Learning para 2022? Então, vem com a gente!

Planeje sua estratégia de treinamento corporativo

Investir em treinamento corporativo é o que vai garantir a motivação dos colaboradores e, consequentemente, uma maior produção da sua empresa. Com ele é possível criar e otimizar as melhores estratégias de mercado.

A primeira etapa para a implantação do treinamento é o planejamento. É necessário pesquisar os objetivos, estudar e analisar o público-alvo. Com isso em mãos, é possível realizar um diagnóstico e identificar quais são as áreas e quais são as capacitações fundamentais para a sua organização.

Em seguida é necessário elaborar a formação avaliando sempre os benefícios que ela trará e os formatos para a sua adequação.

Com esta definição aplique o seu treinamento e mensure os resultados para que, se for o caso, possa ajustar o rumo.

Principais tendências do e-learning para 2022

Vamos ver quais as principais tendências para o e-learning em 2022?

  • m-Learning (mobile learning) – É o que chamamos de aprendizagem móvel, isto é, a utilização de dispositivos móveis como tablets e celulares. A criação de aplicativos específicos garante a adesão de um grande número de pessoas já que, somente no Brasil, 99% das pessoas conectadas no país, sendo que 58% acessam somente pelo celular (conforme o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGIBR) se utilizam de mobiles no seu dia a dia.
  • Micro aprendizagem – como o próprio nome diz, é a utilização dos conteúdos de forma rápida e formatos modulares e de curta duração. Como podcasts, vídeos, apresentações utilizando Power point e prezi, por exemplo. Ele deve sustentar o aprendizado para que o aluno se interesse para dar continuidade no mesmo.
  • Gamificação – aprender a partir de games. A dinâmica do jogo e a interatividade que ele permite asseguram uma alta adesão neste tipo de treinamento. A oportunidade de transformar os materiais em algo agradável e a facilitação de medir a eficiência através de indicadores usando os rankings garante o sucesso do método.
  • Aprendizagem social – o tutor e o aluno estão em contato direto, seja atualizando e ampliando a temática ou na adaptação do cronograma de ensino.
  • Conteúdos interativos – fazem com que o aluno se sinta parte do processo já que são os protagonistas e podem interferir diretamente no conteúdo. Além disso, em alguns casos, como nos webinars, existe um interlocutor que interage diretamente.

 

O que podemos esperar para o futuro do e-learning

A cada momento as novas tecnologias nos surpreendem tamanha a rapidez que o mercado as absorve. O futuro do e-Learning será cada vez mais empolgante e atrativo. Em breve estarão popularizados, e à disposição, softwares cada vez mais personalizados, equipamentos de realidade virtual com interatividade instantânea com o seu interesse ou o interesse de um grupo.

Os diversos departamentos em um ambiente de trabalho terão treinamentos interdisciplinares. O Blended learning – ou seja, o ensino híbrido on-line e presencial, será utilizado com mais frequência, permitindo que o colaborador estabeleça seus próprios calendários. A adaptação dos conteúdos e também a escolha da plataforma será realizada a nível individual, garantindo que cada tipo de conhecimento chegue à pessoa certa, no momento exato.

As tendências do e-Learning para 2022 são o início de um processo que não tem volta. Eles transformam as pessoas e potencializam a sua empresa. Com tantas possibilidades e recursos tecnológicos disponíveis, as organizações devem priorizar o aprendizado eletrônico e incentivar seus funcionários a se desenvolverem, colocando ao alcance deles as melhores experiências de aprendizado e de novos conhecimentos.

Tudo isso com custos reduzidos e colaboradores conectados com o futuro. Sim, o e-Learning se concretizou em 2021 e ele veio para ficar.

Fale com um de nossos especialistas agora mesmo!

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *