Estratégia de Mobile Learning: conheça os segredos para o seu treinamento

Já há algumas décadas a tecnologia está presente no cotidiano de todos. O que foi iniciado através de uma jornada de ensino a distância a partir de uma troca de correspondência do professor e seus alunos, no final do século 19, passou por uma revolução quando se utilizou do rádio e, posteriormente, da televisão com os telecursos oferecidos durante a programação. A partir daí, a rapidez com que vemos e vivemos as mudanças é algo incrível.

Com a popularização da Internet, a possibilidade de acesso a computadores, celulares e outros aparelhos móveis, possibilitou uma série de atrativos e facilidades para vários setores, mas a área da educação, especificamente, convergiu num estado de desenvolvimento e de inclusão a nível mundial.

São diversos os métodos de aprendizagem utilizados como, por exemplo, o mobile Learning e o Eletronic Learning. Mas você sabe o que significa o m-Learning e qual a diferença para o e-Learning? Quais são os formatos e os benefícios de ensino que podem ser aplicados no sistema m-Learning?

Vem com a gente e conheça um pouco mais sobre esta nova era do conhecimento.

O que é Mobile Learning?

A aprendizagem móvel ou Mobile Learning é uma metodologia que tem como característica fundamental a utilização de dispositivos móveis como tablets, celulares e outros equipamentos, com uma plataforma de ensino a distância.

O maior benefício para a sua utilização é exatamente a flexibilidade para o aluno optar pelo melhor horário e o local apropriado para estudar. Isso facilita também a sua utilização na educação corporativa, que pode inovar utilizando-se de uma ferramenta muito atrativa e de baixo custo para o desenvolvimento das pessoas.

Diferença entre e-Learning para m-Learning? 

Podemos dizer que o e-Learning é um tipo de ensino estruturado, de longa duração. Digamos que ele se refere a um ensino formal e com didática bem demarcada.

Já o m-Learning, embora beba da mesma fonte, não necessita de avaliações das matérias já que o colaborador é quem comanda os assuntos de seu interesse e, neste caso, é um autodidata no que se refere ao aprendizado.

Quais formatos de ensino podem ser aplicados no Mobile learning?

No m-Learning pode-se aplicar diversos formatos, a grande vantagem é que podem ser utilizadas maneiras muito atrativas de aprendizado. Vídeos, games, e-books, apostilas, realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA) são alguns deles.

  • Vídeos – podem ser utilizados seriados, isto é, em vários episódios para ministrar de forma rápida, mas completa.
  • Games – a gamificação a cada dia ganha mais espaço nas empresas. Utilizando-se de técnicas de jogos on-line, incluindo rankings e pontuações, o conteúdo é passado de forma lúdica.
  • e-Books e apostilas – os livros digitais hoje proporcionam experiências interativas através do uso de imagens, áudios e vídeos que só enriquecem e estimulam o aprendizado.
  • RV e RA – A realidade virtual e a realidade aumentada permitem aos alunos explorar a teoria na prática, através de treinamento em ambiente realístico com condições programadas.

Como a gamificação está mudando o mundo e seu trabalho

Conheça alguns dos benefícios do Mobile Learning

Além de poder optar por quando e onde receber a aprendizagem, o uso do Mobile Learning trás outros diversos benefícios. Aí vão alguns deles:

  • Motivar – O formato inovador e a oportunidade de comandar seu próprio tempo, estimula o prosseguimento e o engajamento nos assuntos.
  • Utilizar diversos formatos – vídeos, áudios, infográficos transformam o modo de ensinar e também de aprender.
  • Potencializar o ensino – quando se une o ensino presencial complementado pelo ensino on-line, o conteúdo é bem absorvido.

6 Segredos para os seus treinamentos móveis

  1. Utilize sempre tópicos curtos, passando uma mensagem rápida.
  2. Crie um design interessante, atrativo e responsivo para os conteúdos.
  3. Ouse no tipo de linguagem e autoria que será utilizada.
  4. Desenvolva um desenho que facilite o aprendizado do colaborador.
  5. Meça o desempenho e mude o rumo se for necessário.
  6. Mantenha seus conteúdos sempre atualizados e atraentes.

Podemos dizer que a aprendizagem está em movimento. E este movimento se chama Mobile Learning.

O Mobile Learning é a grande evolução do ensino e através dele você terá o engajamento necessário para desenvolver novos conhecimentos.

Fale com um de nossos especialistas e conheça nossas soluções!

 

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *