Profissional de T&D e as competências do futuro

Você sabe o que é T&D? E qual a diferença entre competências técnicas e comportamentais? Como está o cenário e quais as perspectivas para o profissional de T&D?

Treinamento e Desenvolvimento é um processo de qualificação executado por profissionais de T&D da área de recursos humanos. Alinhar a equipe como um todo, capacitar o trabalhador de ponta a ponta para que todos falem a mesma linguagem, que tenham o mesmo objetivo e foco, que se sintam parte de algo maior e que participem da cultura organizacional, isso tudo faz parte do T&D!

O Treinamento garante o presente e o Desenvolvimento projeta o futuro. Segundo a ABTD – Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento – os assuntos mais procurados para treinamentos são: liderança, inteligência emocional, comunicação, ética e atendimento.

Continue conosco e conheça as competências do futuro para o profissional de T&D!

O que são competências?

Competências são uma série de atributos que um profissional deve possuir. Dentro das estruturas de trabalho existem perfis, conhecimentos e habilidades diversas que têm que ser explorados para que haja desenvolvimento contínuo da equipe garantindo também o crescimento da empresa.

Competências técnicas x competências comportamentais

A formação do ser humano através de cursos, seminários e palestras, faz parte do rol de competências técnicas. É a qualificação no decorrer de sua vida profissional através de aprendizados externos – graduação, pós-graduação, línguas, o próprio currículo e as experiências anteriores.

Já as competências comportamentais são aquelas que fazem parte do indivíduo e das suas vivências pessoais.

Competências do futuro

Desde a pré-história o treinamento fez parte da evolução da humanidade. Para caçar, pescar, coletar e cultivar era necessário treinar uma equipe. Mas foi somente na Revolução Industrial que a capacitação foi tratada de forma oficial em indústrias, empresas e instituições.

Após passar por diversas transformações, o futuro do trabalho está na tecnologia. Diversos processos foram otimizados e transformaram o modo de produção, mas também o modo de enxergar este formato. Isso nos força a ter uma mudança de pensamento e exige novas competências e habilidades. Podemos citar algumas como inteligência emocional, resiliência, trabalho em equipe, capacidade de negociação além de aprimoramentos frequentes.

Trabalho remoto e a influência das tecnologias – Como a atualidade acelerou o uso das tecnologias

A partir da pandemia mundial do Coronavírus, o trabalho online se tornou primordial para a continuidade de diversos setores. Graças às inovações, diversas empresas e instituições desenvolveram estratégias para treinamentos e desenvolvimento de novos formatos de interação, através, principalmente, de plataformas de aprendizagem cognitiva.

Estas novas tecnologias permitem uma série de formatos atrativos de T&D. Podemos citar alguns como:

Bootcamps – programas de ensino intensivo, de imersão completa em um curto período (de 10 dias a quatro meses);

Microlearning – também conhecido por m-learning – programas de ensino rápido, ministrado em pequenas lições através de dispositivos móveis;

Gamificação – programas de jogos para motivar, engajar e propiciar aprendizado em treinamentos com materiais de conteúdo acessível e em linguagem e design específico;

RV e RA – Programas de realidade virtual e de realidade aumentada utilizando simuladores para aplicar treinamentos.

O cenário atual para os profissionais de T&D

O ano de 2020 foi um divisor de águas na história da humanidade. O cenário pandêmico forçou pessoas e empresas a adotarem medidas e atitudes arrojadas na dinâmica do trabalho. A tendência natural para a área de recursos humanos e mais especificamente para o profissional de T&D, foi de uma reinvenção na forma de treinar e de desenvolver as equipes.

São os profissionais de T&D que se ocuparam desta reinvenção da forma como as organizações e as pessoas se adaptaram a este novo momento.

Competências básicas para um profissional de T&D

Uma das principais competências do profissional de T&D é a criação e aplicação de um processo eficiente de treinamento. Isso se refere desde o planejamento, execução do treinamento, composição dos indicadores de monitoramento, até a análise de dados gerados.

Claro que outras habilidades são mais que bem-vindas. Abaixo listamos algumas delas:

  1. Relacionamentos interpessoais – relacionamentos interpessoais positivos e empatia contribuem imensamente para o desenvolvimento e o aumento da produtividade;
  2. Criatividade – A criatividade de expressar novas ideias de forma assertiva fazem parte da qualificação do profissional de T&D;
  3. Flexibilidade – A flexibilização dos pensamentos e mudanças de opinião demonstram a maturidade e o equilíbrio;
  4. Pedagógico – O desenvolvimento de formatos simples e com lógica atrativa facilita a compreensão do receptor;
  5. Conceitual – A capacidade de compreender o conceito organizacional, o objetivo e o foco.

Necessidade de continuar evoluindo

Adaptar às novas tecnologias com o novo estilo de vida é necessário na constante evolução do trabalho do profissional de T&D. A cada dia temos acesso a novos softwares, plataformas de interação e modelos de treinamento e desenvolvimento.

A grande vantagem deste mundo digital é que podemos contar com soluções práticas e bem-sucedidas que podem ser implantadas na empresa ou instituição. Esta evolução propicia a conexão das necessidades que o mercado exige com a experiência prática da aprendizagem de novas competências.

Por isso, um dos maiores desafios dos profissionais de T&D é avaliar o momento, planejar o futuro, encontrar uma maneira própria, novas formas de ensinar e de aprender. Hoje a experiência passa pelo mundo digital. As pessoas buscam o meio online de convivência, seja ela no âmbito pessoal ou no profissional.

Quer continuar bem informado? Acesse nosso e-book: Lifelong Learning – Porque o aprendizado nunca acaba.

 

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *