Como utilizar a gamificação em sua estratégia de educação corporativa?

gamificação na educação corporativa

Conforme a tecnologia avança nos diversos segmentos da sociedade, novos recursos vão sendo disponibilizados para melhorar ainda mais os processos de capacitação nas empresas. 

Neste conteúdo, vamos destacar as possibilidades que a gamificação pode trazer para o seu negócio, apresentar o conceito de um sistema gamificado e nos aprofundar nas razões que fazem com que essa estratégia seja tão interessante para o meio corporativo.

Se interessou e quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e vamos lá!

O que é um sistema de gamificação?

O termo gamificação é uma tradução da expressão em inglês “gamification” e representa uma metodologia ativa de aprendizagem que utiliza recursos ligados ao universo dos jogos para tornar o processo de ensino mais lúdico, atrativo e motivador.

Para isso, as estratégias gamificadas integram uma série de mecanismos, como:

  • Uma narrativa instigante que apresente o jogo, gere identificação e estimule os participantes a se engajarem na experiência proposta;
  • Cenários visualmente interessantes que facilitam a imersão no game e auxiliam os jogadores na resolução dos desafios;
  • Avatares que sejam condizentes com a narrativa e os cenários apresentados, de modo que os participantes se identifiquem com as características desses personagens;
  • Tarefas e missões que possibilitem a interação dos participantes para que eles coloquem seus conhecimentos em prática e possam desenvolver novas habilidades;
  • Pontuações e recompensas que assegurem a motivação dos jogadores durante toda atividade gamificada.

A seguir, vamos destacar uma série de motivos que mostram por que a gamificação é uma boa aposta para empresas de diferentes segmentos do mercado. Confira!

Por que a gamificação funciona tão bem nos treinamentos corporativos?

Quando aplicadas adequadamente, as atividades gamificadas podem trazer uma série de benefícios aos colaboradores.

O sistema de recompensas pelo cumprimento das atividades estimula a realização dos desafios e, lado a lado com o uso de um ranking que estimula o espírito de competição, traz aos participantes toda a motivação para participar ativamente do jogo.

Além disso, o feedback das atividades é imediato, permitindo que os participantes conheçam o seu desempenho e acompanhem a sua evolução no jogo por meio da pontuação e do ranking.

Por fim, mas não menos importante, toda a combinação dos fatores que compõem a estratégia de gamificação contribui com o desenvolvimento de competências socioemocionais valiosas que vão colaborar tanto com a autonomia no aprendizado quanto com a integração entre os participantes, algo essencial para o dia a dia de qualquer empresa.

Como a gamificação está mudando o mundo e seu trabalho

Como utilizar as atividades gamificadas na capacitação dos colaboradores?

Hoje em dia, os jogos podem ser utilizados como ferramenta de ensino, capacitação e treinamento em uma ampla gama de situações. Vamos nos aprofundar um pouco mais em cada uma dessas possibilidades!

1 – Seleção de novos talentos

Ainda nos processos seletivos, por exemplo, as iniciativas de gamificação podem ser utilizadas pelos profissionais de recursos humanos para apresentar a empresa aos candidatos e desenvolver atividades baseadas em situações e desafios que podem ser vivenciados na rotina de trabalho.

2 – Ações de onboarding

Uma vez selecionados os melhores talentos, a gamificação também pode ser utilizada para proporcionar uma experiência de onboarding mais dinâmica e imersiva.

Aqui, é interessante promover um tour virtual para que todos conheçam a infraestrutura e os ambientes da empresa, além de realizar treinamentos que contribuam com a integração dos novos colaboradores e favoreçam o contato com os processos corporativos de maneira prática.

3 – Capacitação das equipes

Manter os colaboradores que já fazem parte do quadro de funcionários constantemente atualizados e motivados pode ser um desafio para muitos líderes.

Nesse cenário, uma boa tática de gamificação gera uma experiência realmente diferenciada, fazendo que os participantes saiam de uma postura passiva para se tornarem protagonistas em sua própria jornada de aprendizagem.

Mas para desenvolver uma estratégia realmente eficiente, é essencial ter em mente quais são as reais necessidades do negócio e elaborar atividades com uma linguagem adequada ao perfil dos colaboradores e da própria companhia.

Outro ponto importante é contar com o suporte de especialistas no assunto e investir em uma plataforma moderna e dinâmica que vai garantir o sucesso dos seus projetos de educação corporativa.

Esse é o seu objetivo? Então aproveite para conhecer as soluções em gamificação oferecidas pela Didaxis e capacite suas equipes com recursos inteligentes e altamente eficazes. Entre em contato conosco e saiba mais!

 

 

 

 

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