Saiba tudo sobre comunicação interna nas empresas!

comunicação interna nas empresas

Você sabia que diversos obstáculos encontrados diariamente por gestores e suas equipes poderiam ser solucionados com uma boa comunicação interna?

É isso mesmo! Para que você conheça todo o potencial dessa estratégia, vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto, apresentar as vantagens e algumas dicas de como colocar o conceito em prática. 

Então não pare por aqui, continue conosco e saiba tudo sobre comunicação interna!

Por que é importante construir e manter uma boa comunicação interna?

Uma comunicação clara e direta é o segredo por trás do sucesso de qualquer relacionamento, seja interpessoal ou seja corporativo.

Falando especificamente do aspecto empresarial, um sistema eficiente de troca e do compartilhamento de informações é essencial para que todas as equipes estejam devidamente alinhadas com a cultura organizacional e os objetivos do negócio.

Como consequência, esse fluxo de comunicação constante incentiva a criação de um espaço de diálogo e fomenta nos colaboradores um sentimento de pertencimento que resulta no aumento do engajamento.

Quais as vantagens de investir na comunicação interna da sua empresa?

Conforme apontamos no tópico anterior, a melhora nos processos de comunicação interna traz ganhos significativos para a empresa, tendo o engajamento dos colaboradores como um dos principais resultados.

No entanto, existe uma série de outros benefícios que podem ser destacados. Por isso, vamos listar eles a seguir!

1 – Aumento da agilidade e produtividade

Quando os profissionais estão bem-informados sobre as decisões e metas da empresa e alinhados com os outros departamentos, os processos se tornam mais ágeis e muito mais eficientes, já que todos estarão trabalhando juntos em prol de um mesmo objetivo.

2- Redução de falhas nos processos

Um bom fluxo de informações evita o surgimento de dúvidas e de ruídos na comunicação, permitindo que todos tenham o mesmo entendimento da mensagem transmitida pelos gestores e melhorando a qualidade e assertividade das entregas.

3- Melhoria do clima organizacional

Uma comunicação frequente, sem rodeios e com uma linguagem adequada ao público traz mais transparência à rotina e evita aqueles rumores e conflitos que podem prejudicar a relação entre as equipes, gerando um ambiente mais positivo e motivando relações de qualidade.

O que a falta de uma comunicação eficaz pode causar em qualquer empresa?

Em paralelo aos benefícios de manter uma boa comunicação interna nas empresas, precisamos destacar também os efeitos que a falta desse recurso pode trazer. Conheça alguns desses pontos para evitá-los em seu dia a dia:

  • Surgimento de boatos que se espalham rapidamente entre as equipes;
  • Informações transmitidas de forma equivocada, levando a julgamentos negativos;
  • Perda de credibilidade da própria empresa e das lideranças;
  • Aumento do índice de erros e retrabalhos;
  • Falta de padronização nos processos e queda da produtividade.

Problemas como esses podem comprometer seriamente a produtividade das equipes e seu potencial competitivo. Por isso, é muito importante que os líderes estejam sempre atentos para garantir que as informações circulam com qualidade e que as dúvidas sejam sanadas logo no início.

Como implantar essa estratégia na sua organização?

Por fim, vamos listar algumas dicas práticas de como tirar o seu projeto de comunicação interna do papel e aplicá-lo com sucesso em seus negócios!

1 – Aposte em um bom planejamento

Essa primeira etapa é de extrema importância para que os demais passos sejam dados com sucesso. Para montar um planejamento bem estruturado, a empresa deve dedicar especial atenção à identificação dos atuais ruídos de comunicação para, a partir desse ponto, elaborar estratégias eficazes para solucionar a questão.

2 – Invista nos canais de comunicação adequados

Outro ponto essencial é escolher canais que facilitem a comunicação com seus colaboradores. É possível implementar uma mecânica de envio de e-mails, criar um jornal, uma TV corporativa ou redes sociais próprias e até apostar na eficiência do famoso mural de recados. O importante é que todos possam ter acesso e compreender a mensagem com facilidade.

3 – Mensure os resultados frequentemente

Assim como a tecnologia e os formatos de conteúdo evoluem com o tempo, a abordagem utilizada também deve estar sempre atualizada. Isso demonstra que a empresa realmente entende as necessidades de seu público interno e está disposta a acompanhar as tendências e estilos de linguagem mais novas.

Uma boa estratégia de comunicação interna nas empresas pode trazer muitas melhorias para a cultura organizacional. 

Então não perca tempo, mantenha seus colaboradores informados e antenados nas novas tendências! A Didaxis possui um portal completo e capaz de realizar toda comunicação interna da sua empresa. Fale conosco e saiba como podemos te ajudar! 

 

 

 

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *