Como utilizar o ensino híbrido na educação corporativa? Fique por dentro!

ensino híbrido

Já há alguns anos, o uso do ensino híbrido na educação corporativa já tem feito parte do planejamento de muitas empresas para aprimorar os conhecimentos e habilidades de seus colaboradores.

No entanto, com a pandemia do Covid-19, essa tendência chegou aos mais diferentes segmentos de mercado, e muitas organizações precisaram se adaptar às novas tecnologias para garantir não só a produtividade, mas também a capacitação de seus times.

E para te ajudar a ficar por dentro desse assunto tão importante, preparamos este conteúdo para falar um pouco sobre o que é o ensino híbrido, como o conceito pode ser colocado em prática e os benefícios que ele pode trazer para os seus negócios. 

Continue a leitura e fique bem-informado! 

O que é ensino híbrido?

Também conhecido como blended learning, b-learning ou semipresencial, o ensino híbrido nada mais é do que uma modalidade que combina as táticas pedagógicas tanto da educação presencial quanto do formato de educação a distância (EAD).

Nessa metodologia, as atividades presenciais são realizadas dentro do ambiente empresarial e têm o objetivo de promover uma maior interação entre os participantes, além de permitir que eles exercitem de forma prática os conhecimentos aprendidos durante o processo de capacitação.

Já na parte online do treinamento, todos os conteúdos teóricos e algumas das tarefas e avaliações são disponibilizados em uma plataforma virtual exclusiva. Dessa forma, os colaboradores podem acessar seus materiais de estudo sempre que quiserem, tirar dúvidas pontuais por meio dos chats e fóruns de discussão ou mesmo participar de quizzes, jogos e outras dinâmicas que tornam o aprendizado mais atrativo e eficiente.

Quais são os benefícios do ensino híbrido em treinamentos corporativos?

A metodologia do ensino híbrido realmente chegou para ficar, e essa impressão positiva certamente está ligada a todas as vantagens que vamos apresentar neste tópico. Acompanhe a seguir!

1 – Experiência de aprendizagem aprofundada

A possibilidade de acessar os conteúdos do treinamento sempre que for necessário, aliada às atividades presenciais ajudam os colaboradores a absorver melhor os conteúdos aprendidos, assegurando um aprendizado realmente eficaz.

2 – Aumento do engajamento dos colaboradores

Para muitos colaboradores, os processos de capacitação podem se tornar bastante cansativos e, dependendo da forma como os conteúdos são abordados, até maçantes. Mas a diversidade de formatos, aliada à dinâmica das interações online-offline, consegue estimular a participação nos treinamentos, valorizando o ritmo de estudos de cada pessoa e promovendo interações de qualidade.

3 – Redução dos custos com os treinamentos 100% presenciais

É verdade que os treinamentos presenciais promovem interações valiosas. Mas também é verdade que gerenciar recursos de tempo e financeiros pode ser um grande desafio. Nesse aspecto, o aspecto online do ensino híbrido traz às empresas uma economia significativa sem prejudicar a qualidade da capacitação.

Como utilizar o ensino híbrido para capacitar suas equipes?

Depois de conhecer o que é esse tal de ensino híbrido e descobrir todas as vantagens que ele pode trazer para o seu projeto de educação corporativa, está na hora de tirar o conceito do papel!

E aqui, o primeiro passo é apostar em um planejamento bem estruturado para que o treinamento realmente atenda às necessidades mais urgentes da sua empresa e seja adequado ao perfil dos seus colaboradores.

A seguir, pense no conteúdo abordado para que as atividades online e offline sejam complementares e não discrepantes ou repetitivas, e elabore um cronograma que leve em consideração a realização de cada tarefa, o tempo de estudo e, é claro, a jornada de trabalho de seus times.

Com esses aspectos bem definidos, certifique-se de que a sua empresa oferece uma infraestrutura apropriada à realização das atividades presenciais e adote uma boa ferramenta de EAD para hospedar os seus conteúdos com segurança e promover experiências educativas de qualidade aos usuários.

Com o suporte de uma boa plataforma, a sua empresa pode oferecer recursos personalizados e ferramentas que vão estimular a participação dos seus colaboradores e garantir um engajamento mais genuíno, trazendo ótimos resultados.

Se você gostou de saber mais sobre o ensino híbrido na educação corporativa e quer levar essa realidade para os seus negócios, siga as dicas que apresentamos acima e aproveite para conhecer as soluções que a Didaxis para aprimorar o aprendizado e a comunicação com os seus times com muita tecnologia e inovação! 

 

 

 

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *