Quais os benefícios do EAD corporativo para as empresas? Saiba mais!

Para muitas empresas, o uso de ferramentas do EAD corporativo já é uma realidade que tem trazido grandes melhorias para os processos de treinamento e capacitação.

E se você também está pensando em investir em tecnologias de ensino para aprimorar a formação das suas equipes, continue a leitura deste conteúdo. Vamos falar um pouco mais sobre o crescimento do EAD nas empresas e apresentar 5 benefícios dessa modalidade educacional. Confira!

Saiba mais sobre o crescimento da educação a distância no ambiente corporativo

Há algum tempo, as ferramentas de EAD já ultrapassaram as salas de aula virtuais e o âmbito dos cursos superiores para conquistar de vez o meio corporativo. E com a chegada cada vez mais rápida e frequente de novas tecnologias, essa tendência só tem a crescer.

E com as transformações trazidas pela pandemia, todos precisaram se adaptar às novas rotinas, fazendo com que a internet se tornasse o principal meio de comunicação, trabalho e entretenimento.

Hoje em dia já é possível pensar em treinamentos realizados totalmente a distância, por meio de plataformas virtuais e aplicativos personalizados, que permitem o compartilhamento de conteúdos de diferentes formatos e a interação em tempo real dos usuários.

Confira 5 grandes benefícios do EAD corporativo

Agora que já traçamos um panorama do crescimento do EAD como ferramenta de formação e treinamento para os colaboradores, vamos listar 5 vantagens de adotar essa metodologia em seus negócios.

  1. Flexibilidade para estudar

Uma das principais vantagens da metodologia EAD, principalmente para as empresas que contam com filiais e têm seus colaboradores alocados em diferentes cidades — e até em diferentes países — é a flexibilidade.

Afinal, uma vez que os conteúdos ficam armazenados em uma única plataforma virtual, os usuários podem ter acesso de onde estiverem, a qualquer horário e por meio de qualquer dispositivo conectado à internet. Além disso, é possível rever os conteúdos, melhorando a absorção dos conhecimentos.

  1. Redução de custos

Para realizar um treinamento realmente eficiente, a empresa deve estabelecer toda uma logística e cronograma eficientes, respeitando o calendário corporativo e as atividades pré-planejadas pela companhia. É importante, ainda, levar alguns fatores essenciais em consideração, como:

  • Locação de espaços e equipamentos necessários;
  • Produção dos materiais de estudo (pastas, apostilas, canetas e blocos de anotação);
  • Hospedagem e transporte para o deslocamento de palestrantes e participantes;
  • Contratação de buffets para o fornecimento de coffee-breaks ou demais refeições, dependendo da duração do evento.
  1. Facilidade para atualização das informações

Tanto a produção dos materiais educativos impressos quanto a sua atualização demanda tempo e custos. E otimizar esse processo é um dos desafios enfrentados por muitas empresas, independentemente do assunto abordado.

No caso dos materiais digitais, esse update pode ser realizado de forma muito mais prática, eliminando a necessidade de reimprimir todas as apostilas ou realizar novamente todo o treinamento.

Dessa forma, é possível retirar ou acrescentar informações em apostilas, apresentações e até mesmo em vídeos, por meio das estratégias de microlearning ou nas peças audiovisuais interativas.

  1. Personalização e diversidade de formatos dos conteúdos

Outra grande vantagem do EAD corporativo é a possibilidade de personalizar os conteúdos dos treinamentos de acordo com o perfil de cada equipe e as necessidades mais urgentes da empresa a cada momento.

Para isso, gestores e RH podem recorrer a formatos diferenciados, como:

  • Videoaulas com recursos audiovisuais dinâmicos e interativos;
  • Chats e fóruns que possibilitam a troca de ideias e experiências;
  • Áudio e videoconferências que asseguram interação em tempo real;
  • Testes, quizzes e atividades de gamificação.
  1. Mensuração dos resultados mais eficaz

Por fim, o uso de uma plataforma online pode facilitar muito a mensuração dos resultados ao fornecer recursos que permitem avaliar o volume de acessos à ferramenta, o índice de participação dos usuários e as interações com os conteúdos propostos.

Dependendo da tecnologia adotada, é possível gerar um relatório completo, com gráficos comparativos e dados estratégicos, que poderá auxiliar os gestores e o RH a visualizar os pontos positivos do treinamento, compreender o que precisa ser aprimorado e estabelecer soluções e melhorias.

Na hora de encontrar os melhores recursos de EAD corporativo para o seu modelo de negócio, você pode contar com a Solução Didaxis e usufruir de recursos inteligentes que vão aprimorar ainda mais a comunicação e o aprendizado dos seus times.

Invista nessa tecnologia para sua empresa!

 

 

 

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *