Curva de aprendizagem: como usar a seu favor na prática

Curva de aprendizagem

Muito se fala a respeito da importância do treinamento oferecido pelas empresas. Ele é indiscutivelmente necessário para direcionar as organizações a atingir bons resultados. Mas você sabe identificar quando é preciso investir em uma capacitação?

Neste artigo vamos contar sobre uma das ferramentas disponíveis para identificar defasagens profissionais, a curva de aprendizagem. Daí vai ficar mais fácil saber quando investir em um treinamento. É só continuar a leitura para saber mais.

O que é curva de aprendizagem?

A curva de aprendizagem é basicamente um gráfico que representa o período que determinado profissional levou para realizar suas atividades profissionais com excelência e rapidez, ou seja: a curva de aprendizagem aponta o tempo que alguém levou para chegar ao ápice de uma função.

O método, que é matemático, partiu da constatação de que quanto mais rapidamente alguém se adapta às suas atividades profissionais menor tempo leva para atingir o ápice que citamos acima.

Vamos a um exemplo: ao mudar de emprego é sempre necessário dominar novas ferramentas e linguagens, o que leva um determinado tempo. Dependendo do desafio profissional, ainda pode ser necessário se aprimorar com cursos de especialização.

A curva de aprendizagem serve para identificar o tempo de aprimoramento e o momento de estabilidade do profissional, quando ele já domina com excelência as habilidades para produzir seu trabalho.

Como calcular a curva de aprendizagem?

A fórmula para calcular a curva de aprendizagem está abaixo:

Y: C1.Xb

Y representa o tempo médio para o desenvolvimento de determinada entrega.

C1 é o tempo que o colaborador levou para realizar essa tarefa.

Xb é um percentual que pode ir de -1 a 0. Quanto menos o profissional dominar a atividade, mais próximo estará do 0.

 O resultado é uma curva, que considera o tempo, e aponta o estágio atual do colaborador.

Como a curva de aprendizado pode ajudar sua empresa na prática?

Acompanhar a curva de aprendizado pode gerar dados importantes sobre ações para desenvolvimento dos colaboradores. Lembra que falamos no começo do texto a respeito dos treinamentos? Agora você vai entender melhor a relação que fizemos.

Confira as dicas que temos para você:

  • Defina os temas para as capacitações com mais precisão

Se a curva de um determinado grupo de funcionários está estagnada no início da curva pode significar um gap de conhecimento.

O indicado é analisar quais são as competências necessárias para que a curva evolua até o ponto de estabilidade, momento em que é possível oferecer promoções e/ou novos desafios para o colaborador.

  • Entenda melhor os prazos de entrega

Com a curva de aprendizagem implantada no processo de acompanhamento do funcionário, será possível criar um quadro para identificar o tempo que um novo colaborador e um profissional que já está na fase de proficiência gastam para realizar a mesma atividade.

Assim fica mais fácil saber para quem demandar as tarefas, considerando o tempo de execução.

  • Conheça melhor seu time

Ao entender o estágio em que cada funcionário está na curva de aprendizado, o gestor tem mais ferramentas para incentivar seu crescimento, seja com a oferta de promoções, assim como atribuindo tarefas que facilitem seu desenvolvimento e criando parcerias na área ou mentorias.

Como encurtar o processo de aprendizagem?

Profissionais que estejam à vontade com suas funções e atividades, dominando cada etapa, são fundamentais para as organizações. Esse é o objetivo principal de cada contratação.

Com a curva de aprendizagem, entendemos que existe um tempo para a maturação do funcionário, mas a boa notícia é que existem algumas formas de acelerar esse processo. Conheça:

1) Repense seu onboarding para oferecer as ferramentas e informações necessárias para que o funcionário tenha independência para avançar continuamente em sua curva de aprendizagem.

2) Fique atento a funcionários que estiverem estagnados na base da curva de aprendizagem, pode ser que eles não estejam desempenhando a função correta, que deve considerar suas competências e habilidades emocionais.

3) Ofereça apoio financeiro para que os colaboradores realizem cursos de especialização e acessem conhecimento técnico para melhorar seus índices.

Conclusão

A curva de aprendizagem é uma ferramenta importante para compreender o desempenho de time e pessoas. A partir dela é possível planejar melhor entregas prioritárias e também identificar melhorias por parte da empresa para engajar e desenvolver os colaboradores.

Precisa de ajuda? Fale com a Didaxis,  com mais de 18 anos de experiência no mercado. Oferecemos uma plataforma de elearning completa para a área de Treinamento e gestão de pessoas.

 

 

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *