Treinamento do cliente: economize no atendimento e fidelize a clientela

Treinamento do cliente

Empresas com produtos ou serviços que geram relacionamentos com seus clientes, como soluções com pagamento de mensalidade, precisam estar sempre disponíveis para esclarecer dúvidas de uso.

Para negócios com muitos clientes ou com uma equipe reduzida de atendimento, o treinamento do cliente se torna uma alternativa acessível e rápida para cuidar das demandas do dia a dia.

Os clientes são a base de qualquer corporação e é com foco neles que cada ação deve ser tomada. Agilizar dúvidas e garantir as informações solicitadas para poder utilizar o serviço ou produto disponibilizado pela sua empresa é fundamental para fidelizar a clientela e até distinguir sua solução da concorrência.

Agora, a dúvida que pode surgir é: como criar e disponibilizar o treinamento do cliente. Quer saber? Basta continuar a leitura deste artigo, a gente vai explicar tudo para você.

Benefícios do treinamento do cliente

Os benefícios de implantar uma régua de treinamento do cliente são fáceis de comprovar. Com a criação do conteúdo, você pode dar autonomia para que o cliente acesse o material quando quiser, sem burocracia e intermediários.

Em seguida vem a satisfação do cliente ao perceber que tem suas demandas atendidas de forma rápida e simples, o que resulta na ampliação das chances de que ele comece a usar seu produto corretamente e seja fidelizado facilmente.

Além disso, tem outro benefício direto para a empresa: a economia. O treinamento pode ser gravado e disponibilizado para toda a base de clientes de uma única vez, com um único investimento.

Como a gamificação está mudando o mundo e seu trabalho

Como criar um treinamento do cliente?

1) Para começar, você precisa definir o conteúdo do seu treinamento. Acompanhar e analisar as solicitações feitas ao time de atendimento são os passos iniciais: identifique e classifique as principais queixas vinculadas a dúvidas de uso do seu produto e solução. Esses temas devem ser os primeiros a ter os treinamentos desenvolvidos.

2)  Após a definição de quais assuntos serão destaques nos treinamentos de clientes, chega a hora de decidir qual ferramenta usar para disponibilizar o material. O sistema LMS é uma opção completa para esse tipo de necessidade. Entenda o motivo:

  • LMS significa, em português, Sistema de Gestão de Aprendizagem. Sua estrutura é ideal pois pode oferecer treinamentos em tempo real, assim como treinamentos gravados e muito mais.
  • A vantagem de ter uma ferramenta que atende a vários suportes é que é possível economizar e distribuir o conteúdo para mais pessoas e realizar treinamentos de clientes ao vivo, de acordo com a relevância do evento.
  • Além disso, você pode sair do treinamento padrão e aproveitar recursos como a gamificação. A origem base dele é a estratégia do jogo, mas voltado a uma condição de aprendizagem. Ao invés de acompanhar um interlocutor, o cliente tem a possibilidade de aprender por meio de tentativas de erro e acerto, no contexto que pediu auxílio – sempre acompanhado de um tom didático. Assim, ele aprende na prática e fica muito mais satisfeito.
  • A ferramenta LMS oferece ainda mais opções para que seu treinamento realmente agrade sua clientela: experiência responsiva, ou seja: adaptável ao tamanho de todas as telas e interface intuitiva.

Como disponibilizar um treinamento de cliente, via LMS?

Agora que você já conhece o que o LMS pode oferecer, está na hora de saber como disponibilizar o treinamento de clientes.

A boa notícia é que o LMS é muito versátil e pode ser integrado à sua solução, por exemplo. Digamos que ao comercializar um software de gestão de pessoas, seja possível oferecer os conteúdos dentro do próprio ambiente do seu produto. Assim, o cliente tem a liberdade de acessar quando quiser e seguir sua própria trilha de aprendizado.

Se você vende um produto que pode precisar de acompanhamento, mas não está vinculado a um sistema, não tem problema. Crie e-mails com as informações de acesso à ferramenta e envie para os clientes que solicitarem ajuda.

Em ambos os casos, o cliente evita a morosidade do atendimento telefônico e a empresa economiza com serviços de backoffice, por exemplo.

Conclusão

Ficou interessado? Implante já o treinamento de clientes na sua empresa e aproveite todos os benefícios da ferramenta LMS. Fale agora mesmo com um de nossos especialistas! 

 

 

Captcha obrigatório

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *