Quais são as etapas da transformação organizacional?

transformação organizacional

Nós sabemos que o mercado passa por evoluções constantes, novas tecnologias são desenvolvidas, tendências e demandas são criadas a cada dia. E para acompanhar esse cenário tão dinâmico, é essencial que as empresas também evoluam e, quando necessário, passem por uma transformação organizacional.

E aqui fica a questão: como disseminar a ideia da necessidade da transformação e conquistar esse objetivo com sucesso, estabelecendo uma nova cultura sem perder o ritmo de entregas ou potencial competitivo?

Para ajudar a solucionar este desafio, vamos trazer neste conteúdo um verdadeiro passo a passo de como implementar as mudanças necessárias com eficiência, além de apresentar os principais benefícios dessa estratégia.

Continue a leitura e saiba mais!

Como é possível transformar uma organização?

Em muitas empresas, implementar até as menores mudanças pode ser algo extremamente desgastante. Afinal, é preciso lidar com a resistência das próprias equipes e lideranças que apresentam preocupações recorrentes, como:

  • Dificuldade de adaptação às novas rotinas;
  • Falhas na comunicação entre os times;
  • Atrasos nas entregas e no acompanhamento dos processos;
  • Tempo gasto com a transformação proposta.

Para evitar que esses questionamentos acabem se tornando impasses, é essencial que líderes e liderados estejam sempre alinhados e bem-informados sobre a cultura da empresa de modo geral.

Com essa postura, é possível tirar o plano de transformação organizacional do papel e realizar todo o processo de transição de uma forma mais tranquila, contando com a colaboração e o comprometimento de todos, independentemente do cargo ocupado ou do tempo de empresa.

Quais são os benefícios de investir nessa estratégia?

Seja qual for o segmento de atuação da sua empresa, passar por determinadas mudanças é não apenas positivo, mas também necessário para acompanhar as tendências mais atuais do mercado. E, ao final, todos saem ganhando!

Ao adotar uma cultura de transformação, equilibrando os novos processos ao perfil e às metas organizacionais, a companhia estará mais preparada para enfrentar os desafios, colocando-se à frente da concorrência e posicionando-se de uma maneira positiva frente aos clientes e à sociedade.

Além disso, os “novos ares” também podem trazer diversas vantagens para a rotina das equipes, aumentando os níveis de engajamento e, consequentemente, a produtividade dos colaboradores.

Quais são as etapas necessárias para realizar uma transformação organizacional?

Por fim, mas não menos importante, vamos apresentar neste tópico os passos que a sua empresa deve percorrer para que a transformação organizacional seja satisfatória e realmente eficaz. Confira e tome nota!

Diagnóstico da situação

Perceber que a cultura do negócio precisa ser revista para se adequar à realidade do mercado e alinhar esse aspecto ao momento atual da empresa são os primeiros aspectos que todo gestor deve observar para dar início a um projeto de transformação.

Criação de um planejamento estratégico

Com uma visão ampla da situação atual da empresa em relação ao seu segmento de atuação, é possível planejar as etapas da transformação organizacional, realizando uma análise completa de riscos e oportunidades, definindo objetivos de curto, médio e longo prazo, e cronogramas de ação.

Treinamento das equipes

Realizar o processo de transformação organizacional é responsabilidade de todos os colaboradores, não apenas de líderes e gestores. Por isso, antes de iniciar as mudanças propostas, todos os times devem passar por treinamentos e receber instruções claras sobre as novas atividades e suas atribuições neste novo cenário.

Implantação das mudanças

Nessa fase, é importante que os líderes acompanhem de perto cada uma das mudanças para esclarecer dúvidas, corrigir falhas de forma mais ágil e garantir que tudo ocorra conforme o planejado e dentro dos prazos estipulados.

Avaliação dos resultados

Aqui é interessante destacar que não estamos nos referindo apenas à fase de conclusão do projeto de transformação organizacional. Tendo em vista que é um processo composto por diferentes etapas, é essencial que cada uma delas seja devidamente monitorada para que os gestores tenham um panorama antecipado de como o processo está caminhando e possam realizar possíveis mudanças em tempo hábil.

E agora você já sabe que fazer uma mudança de rota na cultura empresarial não é apenas positivo, mas também necessário, e conhece algumas das principais vantagens desse processo, que tal colocar em prática os passos que listamos neste último tópico?

Conheça nossas soluções, mas se houver dúvidas saiba que temos um time de especialistas esperando por você! 

 

 

Captcha obrigatório

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *