Trabalho remoto: a importância do treinamento corporativo e as 10 melhores práticas para o home office

melhores práticas para o home office

Com o advento da pandemia do novo coronavírus, ou covid-19, o trabalho remoto entrou em pauta em grande parte das empresas, das mais tradicionais até as inovadoras. Apesar de já ser uma tendência em crescimento já anteriormente, muitas empresas e trabalhadores não sabem exatamente o que fazer, como manter sua performance e produtividade e nem mesmo os processos de trabalho ficam muito claros.

A importância de adaptar suas funções para o home office é óbvia, mas ainda há outros pontos a se considerar nessa mudança de paradigma profissional. A continuidade da educação corporativa é de extrema importância, mesmo à distância, para manter o engajamento dos funcionários, mantê-los satisfeitos e performando ao máximo.

Neste artigo iremos elencar a importância de manter o treinamento e comentar sobre as 10 melhores práticas para o trabalho remoto.

Porque realizar treinamento corporativo à distância

O treinamento corporativo como forma de aprendizagem contínua tem ganhado destaque frequente entre os executivos, percebendo os benefícios que isso traz para a empresa, desde satisfação profissional até aumento da produtividade e engajamento dos colaboradores.

O ensino remoto ou mesmo o blended learning (ensino híbrido) também já vinha sendo frequente para a capacitação de empregados, dada a facilidade de aplicação, redução de custos e criação de trilhas de aprendizagem.

É inegável a necessidade de continuar com o treinamento corporativo, mesmo que 100% à distância, aplicando as estratégias pertinentes. Com a utilização de um LMS (Learning Management System) é possível personalizar toda a plataforma com o conteúdo desejado, diversas formas de conteúdo, como vídeos, textos, artigos, provas e testes. 

Ainda há a possibilidade da utilização da gamificação para engajar ainda mais os colaboradores, fazendo com que seja criada uma competição saudável entre os colegas.

10 melhores práticas para o home office e os treinamentos remotos

A seguir iremos abordar as melhores práticas tanto para o ensino, quanto para o trabalho remoto, garantindo que você e seus funcionários possam atingir o melhor nível de eficiência possível, desde suas casas.

1 – Não perca tempo

Mesmo que esse novo modelo tenha pegado você de surpresa, não deixe para depois o início da capacitação remota. Comece com ferramentas gratuitas, encontradas na internet e passe a desenvolver o melhor sistema com o tempo.

2 – Respeite o tempo dos colaboradores

Nem todos possuem a desenvoltura com tecnologias para se adaptar imediatamente ao novo ambiente de trabalho. Alguns continuarão com naturalidade, outros em alguns dias e ainda pode haver os que tardão algumas semanas para atingir seu melhor desempenho.

3 – Utilize da tecnologia

Confie na tecnologia como sua melhor amiga. Utilize de programas adequados para cada função, desde reuniões em vídeo, vídeos explicativos, capturas de tela.

4 – Trilhas de aprendizagem

O intuito de realizar treinamentos remotos é a   possibilidade que cada colaborador possa acessá-lo na hora que quiser, pois cada um possui um relógio interno diferente, quando se trata de home office. 

5 – Aplicativo para celular

Atualmente passamos a maior parte do nosso tempo em nossos telefones, mais ainda que no computador. Por conta disso, é importante criar um aplicativo de treinamento que possa ser acessado pelo smartphone. Isso vale para a comunicação do trabalho remoto ou mesmo algumas tarefas simples.

6 – Pílulas de conhecimento

Oferecer pequenas frações de conhecimento, diversas vezes por dia pode ser muito mais eficiente do que grandes textos.

7 – Grupos de trabalho

Além das trilhas de aprendizagem, onde cada um toma o caminho mais adequado, é importante criar grupos de trabalho e de estudo, onde um funcionário pode ajudar os outros. 

8- Metas

No trabalho remoto, a avaliação por metas é muito mais importante do que o tempo que o trabalhador passou em frente ao computador. 

9 – Documentação

Justamente por não estar frente a frente, a documentação de processos, tanto de ensino como de trabalho é essencial para garantir o melhor funcionamento da empresa. 

10 – Cultura de trabalho

É essencial criar uma cultura de trabalho remoto, onde todos saibam suas funções, onde conseguir ajuda e suporte. 

O trabalho remoto já está em alta. Não perca tempo, comece agora mesmo seu treinamento corporativo à distância e deixe seus funcionários engajados com a empresa como nunca antes estiveram! Fale com um de nossos especialistas.

 

Captcha obrigatório

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *