Blended learning: o que é e porque é o futuro da educação corporativa

o que é Blended learning

Treinamento corporativo é um assunto que entrou em alta faz alguns anos e não para de crescer entre empresas de todos os tamanhos. As vantagens e benefícios de manter seus colaboradores na fronteira do conhecimento, sempre se qualificando e capacitando já provaram que o investimento vale a pena. 

O ensino híbrido ou blended learning, tem ganhado destaque por conta de suas facilidades e custos, sendo aplicado pelas maiores empresas do mundo. Além desses destaques óbvios, ainda é possível notar a diferença do impacto que ele gera nos colaboradores, que aprendem mais rápido e retém melhor o conteúdo. 

Por isso, neste artigo iremos depurar com mais detalhe o que é o blended learning, como ele funciona nas organizações e quais seus benefícios para as empresas. Acompanhe!

O que é Blended Learning?

Como mencionamos anteriormente, blended learning é a técnica de ensino híbrido, seja para a utilização no ambiente profissional, em cursos ou mesmo universidades. Esse tipo de treinamento consiste em unir o ambiente virtual como presencial ao expor os conteúdos para os alunos.

É comum a utilização de um LMS (Learning Management software) que ajuda a organizar todas as informações, pode ser personalizado para qualquer necessidade e permite o acesso do colaborador em qualquer lugar, a qualquer hora.

Com a utilização de uma plataforma dessas, é possível uma personalização que deixe toda a experiência com a cara da empresa, com liberdade para adicionar o conteúdo que assim desejar, aumentando o engajamento de quem o utiliza.

Por utilizar uma plataforma, é um ensino, ou aprendizado, que não termina nunca, pois pode ser constantemente atualizado, além de possuir uma característica de sociabilidade, pois é possível conversar uns com os outros através de fóruns internos, tirar dúvidas e comparar desempenhos.

Como o Blended Learning funciona nas organizações?

É comprovado que funcionários capacitados são funcionários felizes, e, portanto, uma redução no turnover é apresentada. Isso faz com que seja especialmente importante que as organizações tracem um plano de ensinos, mesclando o que há de melhor entre o ensino online e o offline.

É possível realizar grandes aulas magnas para apresentar assuntos, e depois permitir os estudos e aprofundamentos através de uma plataforma digital, ou mesmo realizar reuniões de avaliação presencial enquanto os conteúdos são oferecidos digitalmente.

Nas corporações, o blended learning funciona de forma a dar autonomia e responsabilidade para os funcionários, de forma que eles próprios desenvolvam uma forma de estudar e o façam em seu tempo, da maneira que preferirem.

Alguns irão assistir às aulas enquanto estão no ônibus indo para o trabalho, outros em um momento de lazer em suas casas. Os trilhos de aprendizado que são criados na LMS servem de linhas norteadoras, porém cada um traça seu próprio caminho. 

LMS - Tudo o que você precisa saber para começar

Benefícios do ensino híbrido

As vantagens do ensino híbrido são centenas, no entanto, não temos espaço para esmiuçar cada uma delas aqui. Iremos tratar das principais a seguir:

1 – Pílulas de conhecimento – Utilizar de pílulas de conhecimento durante o dia a dia do funcionário é comprovadamente uma ótima forma de inserir novos conceitos e habilidades na rotina dos colaboradores.

2 – Fragmentação – Também muito importante, a fragmentação de conteúdo torna cada uma das pequenas etapas mais simples e fácil de digerir, de forma que todo o aprendizado fica mais rápido. Ao invés de aulas de 2 horas sobre um tema, se quebra ele em pequenas sessões de ensino;

3 – Gamificação – Transformar o ensino em jogos engajantes pode ajudar qualquer pessoa a absorver informação mais rapidamente, seja através de quizzes ou de games mais elaborados;

4 – Opções – Por disponibilizar o material online, em diversos formatos, quem aprende mais lendo, irá ler, quem prefere vídeos, também terá essa opção, e assim por diante.

Já deu para entender o que é blended learning e qual suas vantagens ao ser aplicado ao mundo da educação corporativa, não é mesmo?

Não perca mais tempo, adote já essa técnica em sua empresa, deixe seus colaboradores mais satisfeitos e não perca espaço para seus concorrentes. Fale com a Didaxis!

 

Captcha obrigatório

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *