Trilhas de Aprendizagem: o que são e como utilizá-las na capacitação corporativa

Trilhas de aprendizagem

A capacitação corporativa vem ganhando espaço e destaque em diversas empresas ao redor do mundo, em especial as do ramo de tecnologia, como Google, Apple e Microsoft. Agora, com outros setores e outros tamanhos de empresa percebendo sua importância e seus benefícios, fica mais claro que não são todos os funcionários que aprendem da mesma forma, alguns com mais dificuldade, outros mais rápidos e até mesmo que necessitam caminhos diferentes para chegar no mesmo resultado. Para isso, foi criada a estratégia das trilhas de aprendizagem.

As trilhas de aprendizagem são a união de interfaces distintas para um mesmo aprendizado, desenvolvendo capacidades pessoais e profissionais. Juntando teoria com aplicação prática, diversas opções de ferramentas são disponibilizadas para os funcionários, como artigos, videoaulas, aplicativos, livros e materiais de apoio, deixando que cada um trace sua trilha de aprendizagem da maneira que for melhor para si, em direção a um mesmo objetivo, o desenvolvimento de alguma capacidade.

Por que Trilhas de Aprendizagem seria uma boa opção? 

Além das diferenças entre a velocidade e tipo de aprendizagem de cada colaborador, como mencionado anteriormente, a própria dinâmica operacional das empresas complica o processo de educação corporativa de forma tradicional.

Imagine o custo de parar as operações de uma empresa, reunir todos os funcionários em algum lugar – também pago – contratar professores, para que todos possam aprender da mesma maneira. Isso sem contar que muito aprendizado seria perdido desta forma, pelas diferenças de estilos de cada pessoa.

Com as trilhas de aprendizagem, os níveis de aprendizado de cada um são respeitados, onde podem acessar os materiais na velocidade que quiserem, no tipo de interação que mais lhes agradar.

Além disso, não atrapalha as operações da empresa, pois pode ser realizada fora do trabalho – mesmo que mediante alguma compensação – ou mesmo em pequenas pílulas de conhecimento durante o expediente.

Como funciona a Trilhas de Aprendizagem na capacitação corporativa?

Existem duas formas de aplicar as trilhas de aprendizagem em sua empresa, através do modelo linear e do modelo agrupado. O primeiro funciona como uma sequência de fases, onde o material do próximo módulo só estará disponível após a finalização do anterior, assim cumprindo etapas no caminho da aprendizagem. Já o modelo agrupado permite mais autonomia para o colaborador tomar o caminho que decidir, de forma que mais lhe agrade.

Ambos os métodos devem utilizar da tecnologia para ajudar a engajar e entreter os funcionários enquanto eles consomem o conteúdo. Utilizar de uma plataforma online centralizadora pode ser útil, pois pode ser acessada de onde quiser, a hora que quiser. Pode-se criar um ranking e até mesmo oferecer prêmios e bônus para os melhores classificados, criando-se uma disputa sadia entre os envolvidos.

Como desenvolver na sua empresa? Qual impacto na educação corporativa

Para desenvolver as trilhas de aprendizagem na sua empresa, é necessário seguir alguns passos para que todo o processo ocorra da melhor forma possível.

1 – Identificar o que deve ser melhorado

Empresa e colaborador devem, conjuntamente, discutir e identificar que capacidades estão faltando dentro da equipe e quais são as necessidades de treinamento.

2 – Porque deve ser melhorado

Deve-se realizar uma avaliação em toda a equipe de colaboradores. Assim, lacunas serão identificadas, como algum funcionário que não tenha muita naturalidade com softwares ou alguém que não possui grande habilidade de cálculos.

3 – Competências de preferência

Com os passos anteriores realizados, se identifica quais competências devem ser desenvolvidas para que a produtividade e eficiência da equipe cresça como um todo.

4 – Planejamento

Deve-se definir que tipo de materiais serão disponibilizados de forma a criar as trilhas de aprendizagem.

5 – Avaliação

Métricas de avaliação devem ser criadas para que os resultados sejam analisados. Os KPIs são essenciais para verificar a excelência do programa.

6 – Criar a trilha

Defina que modelo de trilha será utilizado e disponibilize para seus funcionários.

Já foi possível perceber diversas vantagens de utilizar as trilhas de aprendizagem como modelo para a educação corporativa em sua empresa, custos reduzidos, aprendizado ampliado e engajamento superior dos funcionários. 

Não fique para trás de sua concorrência, comece já a aplicar este método para aumentar a produtividade da sua equipe. Fale com a Didaxis! 

 

 

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *