Tudo o que você precisa saber sobre gestão educacional!

gestão educacional

Quando falamos em gestão educacional, é muito comum que o nosso pensamento logo seja direcionado para o âmbito das escolas e instituições de ensino superior. No entanto, esse conceito é muito mais amplo e também pode ser aplicado ao universo corporativo, sendo essencial aos processos de treinamento e capacitação profissional.

Para que você fique por dentro desse assunto tão essencial para o desenvolvimento dos colaboradores que atuam nos mais diferentes segmentos de mercado, preparamos este conteúdo especial!

Vamos falar sobre o que é essa tal de gestão educacional e qual é a sua importância no mercado, além de mostrar como essa prática pode ser implantada em sua empresa e toda a diferença que o uso da tecnologia pode fazer nesse processo. Confira!

O que é gestão educacional?

Em poucas palavras, podemos definir a gestão educacional como todo o conjunto de ações que estão, direta ou indiretamente, ligadas ao processo de ensino e aprendizagem.

Na prática, essa estratégia envolve uma série de aspectos que vão muito além da apresentação dos conteúdos durante os cursos ou treinamentos. Confira abaixo alguns dos mais importantes:

  •         Identificação das necessidades mais urgentes da empresa;
  •         Definição do público participante;
  •         Seleção dos assuntos que serão abordados no treinamento;
  •         Identificação das táticas mais adequadas ao perfil dos colaboradores;
  •         Desenvolvimento dos cronogramas;
  •         Realização do processo de capacitação;
  •         Avaliação dos resultados obtidos.

É importante observar, ainda, que o trabalho da gestão educacional no ambiente corporativo não é uma atividade pontual. Ao contrário, é um procedimento cíclico que deve ser sempre atualizado para atender os novos colaboradores, engajar aqueles com mais tempo de casa a absorver as novas tecnologias que surgem a todo momento.

Qual é a importância da gestão educacional?

Contar com uma gestão educacional de qualidade é essencial para fomentar conhecimento junto ao público interno da companhia, desenvolvendo competências que sejam valorizadas pelo mercado e que estejam alinhadas à estratégia corporativa.

Do ponto de vista das equipes, ter contato com novos conhecimentos por meio de um processo dinâmico e instigante aumenta a sensação de pertencimento e contribui para um engajamento mais genuíno.

A partir daí, é possível observar nos colaboradores um aumento da confiança nas funções desempenhadas e também da motivação para a realização dessas atividades. Essa postura certamente gera resultados muito positivos, como a redução de falhas e da necessidade de retrabalhos, a melhoria do clima organizacional e um aumento na qualidade dos produtos ou serviços que chegam ao cliente final.

No entanto, é nesse momento que surge a dúvida crucial: como implantar na sua empresa uma estratégia de gestão educacional que gere retornos realmente satisfatórios? No tópico a seguir, vamos ajudar você a solucionar essa questão. Continue a leitura!

gestão educacional

Como implantar a gestão educacional na sua organização?

Aqui, vamos dar um verdadeiro passo a passo para que você possa tirar do papel o seu plano de gestão educacional com sucesso. Acompanhe para saber mais!

Aposte em um planejamento estruturado

A etapa de planejamento é a primeira e uma das mais relevantes em qualquer projeto — dos mais simples aos de maior nível de complexidade. E na gestão educacional, a dinâmica não é diferente.

É nesse momento que você vai definir aonde quer chegar e os caminhos que vão levá-lo até lá. Em outras palavras, é hora de traçar os objetivos que devem ser atingidos com o treinamento e quais melhores ferramentas para realizar esse plano.

Esteja sempre alinhado com as novidades do mercado

Conhecer o que há de mais atual no mundo dos treinamentos corporativos é uma estratégia muito válida na hora de definir as ferramentas que você vai utilizar no processo.

Por isso, não tenha medo das novidades, pesquise o que outras empresas já estão utilizando, faça testes sempre que possível e selecione as opções que realmente vão atender as necessidades do seu negócio com qualidade e um bom custo-benefício.

Divida as tarefas

Nós sabemos que a realização de um treinamento é algo complexo, composto de diversas etapas e, definitivamente, não é um desafio para um único profissional. Por isso, para evitar a sobrecarga e conseguir gerenciar diferentes atividades, o trabalho em equipe é essencial!

Aqui, é interessante contar com talentos das áreas de administração, comunicação, recursos humanos, tecnologia e informática, além de especialistas no assunto que será o tema principal do processo de capacitação.

Avalie os resultados de forma criteriosa e a longo prazo

Por ser a última etapa do processo, a avaliação dos resultados acaba sendo negligenciada em muitos casos, e isso é um erro bastante grave!

Muitas vezes, o sucesso do treinamento é medido apenas com base na participação dos colaboradores e na realização das atividades propostas. Porém, o mais importante é a avaliação feita a longo prazo. É preciso observar o dia a dia da empresa para perceber se a mensagem foi de fato absorvida e se os profissionais estão conseguindo colocar os aprendizados em prática com sucesso.

Como a tecnologia contribui para a melhoria da gestão educacional?

Seja em casa, nos momentos de lazer ou no trabalho, atualmente, a tecnologia já se tornou indispensável até nas tarefas mais simples do nosso dia a dia. Da mesma forma, ela pode se tornar uma grande aliada nos processos de gestão educacional.

E quando falamos em gestão educacional, poder contar com uma boa plataforma digital pode trazer diversas possibilidades, como:

  •         Geração de processos automatizados;
  •         Maior controle da evolução dos participantes do treinamento;
  •         Comunicação facilitada por meio das ferramentas de chat e fóruns virtuais;
  •         Compartilhamento de materiais de estudo em diferentes formatos (texto, áudio e vídeo);
  •         Realização de exercícios interativos, recursos de gamificação e atividades avaliativas;
  •         Organização de conferências e aulas ao vivo, com interação em tempo real.

O segredo é encontrar os softwares mais adequados ao perfil da sua empresa e às necessidades de treinamento e capacitação dos seus colaboradores. E nessa hora, você pode contar com o suporte especializado da Didaxis!

Juntos, podemos planejar a estratégia de gestão educacional da sua empresa a partir de ferramentas que tragam resultados cada vez melhores para os seus negócios, com muita tecnologia e praticidade. Entre em contato conosco para saber mais!

 

Captcha obrigatório

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *