9 competências essenciais para treinadores que você precisa conhecer!

competencias essenciais

Para qualquer profissional, aprimorar seus talentos é primordial tanto para conquistar novas oportunidades, quanto para crescer na carreira. No segmento de T&D, a lógica não é diferente!

Porém, na hora de colocar esse plano em prática surge a dúvida: quais são as competências essenciais aos treinadores que desejam se destacar em seu mercado de atuação?

Neste conteúdo, vamos juntos encontrar a resposta para essa questão! Para isso, falaremos um pouco sobre a importância de uma boa preparação, além de listar algumas ferramentas que podem contribuir com esse processo. Continue a leitura para saber mais!

O que são competências?

No dicionário Caldas Aulete, a palavra “competência” é definida como um “conjunto de conhecimentos, capacitações”. Do ponto de vista corporativo, o termo está relacionado às aptidões que as empresas esperam de seus colaboradores, como capacidades de tomada de decisão e realização de determinadas tarefas com eficácia.

Devemos observar, ainda, que as competências são características individuais e variam de acordo com os talentos de cada indivíduo, as experiências vivenciadas e aprendizados adquiridos ao longo da vida.

A seguir, você vai conhecer as qualificações que fazem toda diferença no perfil profissional dos treinadores.

Quais são os 9 tipos de competências essenciais para treinadores?

Um treinador deve atuar junto a equipes formadas por pessoas com diferentes capacidades e experiências, e em diversos segmentos do mercado. Por isso, é importante que algumas competências sejam desenvolvidas ao longo da carreira. Conheça algumas delas!

1 – Boa capacidade de comunicação

Um processo de treinamento não existe sem uma comunicação eficiente. Afinal, a troca de conhecimentos e a transmissão de novas informações são os objetivos desse processo de capacitação.

Aqui, é essencial que o treinador tenha boa oratória, saiba falar com clareza, mas também esteja atento às dúvidas e apontamentos dos participantes e consiga oferecer um feedback consistente.

2 – Criatividade

Criatividade é uma competência altamente necessária em todas as áreas de atuação, inclusive em T&D.

Por meio dela, é possível elaborar treinamentos mais dinâmicos e buscar soluções que despertem o interesse dos participantes, estimulando o engajamento e a integração em todos os momentos.

3 – Visão analítica

Antes de iniciar um treinamento, o profissional de T&D deve fazer uma avaliação detalhada de todo o ambiente corporativo, do modelo de gestão adotado à rotina das equipes e processos administrativos.

A partir daí, o treinador pode realizar um diagnóstico preciso e adotar as soluções mais indicadas a cada caso.

4 – Didática

Junto com uma boa capacidade de comunicação, saber transmitir um conteúdo de forma didática é uma competência muito valiosa.

Esse tipo de linguagem é essencial para garantir uma transmissão de conhecimentos mais eficaz, facilitando o entendimento dos assuntos e melhorando sua absorção.

5 – Potencial de adaptação

A capacidade de adaptação é aliada da criatividade e possibilita que o treinador encontre mais facilmente soluções interessantes para driblar possíveis imprevistos e mudanças de cronograma.

Essa flexibilidade é muito importante em T&D e extremamente relevante em um mundo tão dinâmico como o atual.

6 – Relacionamento interpessoal

Para trabalhar com profissionais de diferentes setores, com formações, experiências e ritmos de aprendizagem próprios, manter um relacionamento interpessoal de qualidade é imprescindível!

Aqui, entra em cena toda uma expertise para explorar o potencial de cada participante e fazer com que todos tenham um bom aproveitamento.

7 – Motivação

Se o treinador não estiver motivado, esse sentimento negativo certamente será transmitido aos participantes e poderá prejudicar todo o processo.

A dica é sempre buscar alternativas interessantes e dinâmicas de transmitir o conteúdo, assegurando o envolvimento do público.

8 – Foco em resultados

Qual é o objetivo do treinamento corporativo a ser aplicado? Independentemente da resposta, conhecer as motivações da empresa é essencial para o sucesso do processo de capacitação.

Dessa forma, é possível para elaborar um conteúdo realmente relevante e mensurar os resultados de forma mais assertiva.

9 – Conhecimentos em gestão organizacional

Para elaborar um treinamento adequado, com propostas que possam ser aplicadas à rotina dos colaboradores, todo treinador deve ter alguma noção de cultura organizacional.

Esse conhecimento vai garantir uma aproximação com os participantes e um alinhamento genuíno do processo com o ambiente organizacional em questão.

competências essenciais

Por que é importante investir em capacitação para ser bom profissional de T&D?

Recentemente, uma pesquisa da Gartner revelou que, de 80% da força de trabalho, 92% dos gerentes e 77% dos líderes seniores se sentiam mal preparados para o futuro. Esses índices apenas demonstram o quanto o trabalho de um treinador é necessário para ajudar esses profissionais a ampliarem o potencial dos seus negócios mesmo frente aos desafios.

Mas para atender a essa demanda com sucesso não basta contar apenas com os anos de experiência. É preciso apostar em atualização constante! Por meio desse investimento, os profissionais de T&D terão a valiosa possibilidade de conhecer estratégias diferenciadas e as ferramentas de treinamento mais atuais, destacando-se por sua expertise.

Quais as principais ferramentas auxiliares para treinadores?

Agora que você já foi apresentado ao conceito de competências e às características que um treinador deve desenvolver para se destacar no mercado, chegou a hora de conhecer algumas ferramentas que vão ajudá-lo nesse processo!

Sistema de gerenciamento de aprendizagem (LMS)

Em poucas palavras, podemos descrever o LSM como um recurso que permite a criação de cursos online, o gerenciamento dos participantes e um acompanhamento detalhado do desempenho dos treinamentos, garantindo um maior controle de todos os processos.

Ferramentas de autoria de conteúdo

Para quem deseja criar um conteúdo mais rico e interativo, as plataformas de autoria de e-learning são uma excelente opção! Elas permitem a utilização integrada de arquivos de texto, som e imagem, em um só lugar, facilitando o acesso do treinador às informações.

Programas de vídeo

Os vídeos são recursos muito interessantes que podem trazer mais dinamismo e criatividade aos treinamentos, despertando o interesse e facilitando a absorção dos conteúdos. E a vantagem é que existem diversas opções de software disponíveis no mercado; basta encontrar a que mais se enquadra nos seus objetivos.

Redes sociais

Além de facilitar o contato com a família e os amigos, as redes sociais também podem funcionar como excelentes ferramentas de aprendizagem. É possível criar grupos de discussão, compartilhar materiais educativos de diferentes formatos e, principalmente, estimular a integração dos participantes.

E aí, está preparado para aprimorar suas competências essenciais e utilizar a tecnologia a favor do seu trabalho? Ou ainda gostaria de conferir outros conteúdos sobre o tema? Então aproveite e acesse o nosso artigo sobre como atingir bons resultados de treinamentos!

Captcha obrigatório

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *