Aprendizagem adaptativa: o que é e por que usá-la?

Aprendizagem adaptativa

Com o aumento da concorrência de mercado em todos os setores da indústria ou dos serviços, se torna cada vez mais importante que as empresas possuam vantagens competitivas sobre seus competidores.

Uma forma de atingir essa diferenciação é por meio do treinamento corporativo, em que é criada uma cultura de aprendizagem dentro da empresa, com capacitação e desenvolvimento constante do capital humano em todos os setores de interesse estratégico da organização.

Estes treinamentos têm sido cada vez mais focados em ambientes virtuais de aprendizado, tirando vantagem do e-learning como método de ensino que gera engajamento dos colaboradores, incentiva a autonomia de estudo e flexibiliza o método e tempo de ensino, além claro, de reduzir os custos para as empresas.

Indo além, fica cada vez mais importante que a metodologia de ensino seja a correta para sua empresa, para cada setor e mais especificamente cada funcionário, que é onde entra a aprendizagem adaptativa.

Cada pessoa possui um perfil diferente, acredita em coisas diferentes, possui uma habilidade pré-existente em algum nível, que não é igual em todos os colaboradores e até mesmo existem tempos distintos para compreender conceitos e absorver ensinamentos, sendo necessário que todos se sintam contemplados com os cursos em questão.

A partir do momento que se percebe que os grupos são heterogêneos, a aprendizagem adaptativa ganha importância. Continue a leitura, no decorrer deste artigo iremos explicar o conceito, como funciona, motivos para implantar em sua empresa e alguns preconceitos que devem ser ultrapassados!

O que é aprendizagem adaptativa?

Essa metodologia consiste na defesa de que a transmissão de ensino de qualquer conteúdo ou treinamento deve ser adaptada para cada aluno, de acordo com as suas necessidade e capacidades.

Ou seja, considera o conhecimento prévio de cada pessoa, seu ritmo de absorção de conhecimento, dificuldades em alguns conteúdos, o que permite com que todos tenham as mesmas condições de ensino.

A observação das informações coletadas a partir dos treinamentos permitem com que o setor responsável pelos treinamentos tome as medidas necessárias com relação a cada aluno, a cada módulo do curso, entre outras variáveis.

Isso acontece através de algoritmos já inseridos dentro do LMS (Learning Management System), que colhe as informações a respeito das atividades e trabalhos dos participantes, suas facilidades e dificuldades e gera um relatório com as informações necessárias. Assim, a utilização dessa metodologia pode ajudar a construir uma equipe de trabalho muito mais eficiente e produtiva.

Como funciona a aprendizagem adaptativa?

Entrando mais a fundo no papel do LMS, este é um software de gerenciamento de cursos, que deve ser utilizado pela empresa para acompanhar todos os indicadores relevantes a respeito dos cursos sendo ministrados bem como administrar as turmas, sendo elas setores distintos ou mesmo comercializando o curso para fora da empresa. 

Dentro deste software é registrada cada interação do funcionário com o programa, cada decisão que ele toma e o desempenho em cada módulo. A partir disso, um algoritmo analisa todas as informações coletadas e gera um plano de ensino para cada pessoa, acelerando ou diminuindo o ritmo em cada tipo de informação passada, de acordo com as capacidades de cada um.

Por que utilizar o método adaptativo?

Dentre as diversas vantagens de utilizar essa metodologia, se destacam as seguintes:

1 – Correção de avaliações

Pelo fato de ser feito por um software, o tempo de avaliação para os instrutores ou gerentes no curso é reduzido drasticamente. Como o programa utiliza dessas informações para a construção do perfil de cada um dos funcionários, essas informações são prontamente oferecidas e já preparados para análises.

2 – Dados completos

O LMS oferece informações como tempo de acesso, onde foi clicado, tempo gasto em cada uma das etapas, porcentagem de acertos, entre outros. Isso permite com que o treinador ou instrutor possa identificar gargalos para cada um dos participantes, de forma a adaptar um plano de ensino específico.

3 – Tempo de cada um

Um dos grandes problemas que as empresas têm ao aplicar um treinamento corporativo à distância para seu quadro de funcionários costuma ser o fato de que, naturalmente, se cria um distanciamento entre grupos de funcionários distintos, em termos de desenvolvimento de habilidades.

Através do treinamento com o método adaptativo é possível evitar que esses buracos aconteçam, pois ao sentir que não está para trás, pois cada um tem seu plano de ensino, o funcionário se sente mais motivado e tem mais interesse em aprender o que está sendo passado.

4 – Autonomia

Oferecer o treinamento corporativo online já trouxe mais autonomia para os participantes, especialmente quando é incentivado o estudo complementar, por  meio. de bibliografias extras que são oferecidas dentro do LMS, no entanto, ao oferecer planos de ensino adaptados para cada pessoa, isso cresce ainda mais.

O ritmo de ensino, absorção de conhecimento e a quantidade de informação agregada depende totalmente da pessoa, sendo possível, inclusive, acelerar em uma semana e diminuir o ritmo na seguinte, de acordo com as necessidades.

Preconceitos a serem ultrapassados

Adaptativo x personalizado

Muitas pessoas acreditam serem o mesmo tipo de aprendizado, o que não é verdade. Ao contrário do aprendizado adaptativo, o personalizado requer que o responsável pelos treinamos conheça seu público previamente e construa manualmente o plano de ensino para cada um.

Tecnologia

Acredita-se que a tecnologia envolvida é tão alta que seria muito caro. É importante ressaltar que um LMS de qualidade já possui as ferramentas para esse tipo de ensino.

Conceito pré-determinado

Ao contrário do que muitos acreditam, a aprendizagem adaptativa não depende de um conceito pré-determinado para cada aluno. Funciona com coleta constante de informação e construção e transformação do plano para cada participante.

Avaliação

Apesar de apresentar desafios, a avaliação de um curso ou treinamento que utilize o método adaptativo não é de grande dificuldade. Existem ferramentas dentro do próprio LMS que ajudam neste quesito.

Conseguimos compreender a importância e necessidade de utilizar uma abordagem de aprendizagem adaptativa nos treinamentos da sua empresa, no entanto é possível aplicá-la utilizando diversas metodologias distintas.

Descubra qual a melhor opção para você e seus colaboradores e comece a criar a cultura necessária para sua empresa se destacar. Fale com um de nossos especialistas! 

Captcha obrigatório

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *