O que você deve saber sobre gamificação como ferramenta na educação corporativa

gamificação no e-learning

Com o crescimento da utilização do ensino a distância como forma de treinamento corporativo, especialmente por conta da maior facilidade de aplicação, aumento da absorção e engajamento dos funcionários e redução dos custos, também aumentou o interesse por novas formas de ensinar os conteúdos e de manter os funcionários comprometidos. Um dos mais utilizados métodos para isso é a aplicação da gamificação no e-learning.

Essa, dentre diversas outras estratégias de ensino, tem trazido sucesso para as empresas que tomam a iniciativa do investimento na aprendizagem dos seus funcionários, sendo comprovadamente benéfico para as empresas. O ensino corporativo traz aumento na eficiência, desenvolvimento das habilidades dos colaboradores, cria um clima organizacional produtivo e criativo, motiva os funcionários e reduz o turnover das empresas.

Já no microuniverso da gamificação especificamente falando, 89% alegam serem mais produtivos no trabalho quando a aprendizagem é gamificada. Isso demonstra a importância da atualização e evolução dos métodos utilizados nas empresas. Mas afinal, como utilizar a gamificação

No decorrer deste artigo iremos responder esta pergunta, explicar exatamente como funciona o ensino com games, seus benefícios, elementos essenciais e algumas mecânicas que são sucesso de crítica em qualquer empresa. Acompanhe! 

Gamificação no e-learning

A gamificação no ensino à distância parece um conceito muito complexo, porém consiste de utilizar a metodologia de jogos como forma de ensino, simplificando tarefas e utilizando elementos do mundo dos games para criar engajamento e motivação nos funcionários. Alguns exemplos podem ser sistema de pontuação, competição e níveis.

Além de criar vontade de entrar no sistema onde o curso ou treinamento está sendo ministrado, e fazer com que o funcionário queira fazer parte, ao invés de sentir como se fosse uma obrigação, este método de ensino ainda proporciona uma retenção de conhecimento superior para os jogadores.

Futuramente, projeta-se que outras tecnologias serão incorporadas ao ensino por meio da gamificação, como a realidade aumentada e a realidade virtual, fazendo com que o funcionário seja inserido em outra realidade, ou que a atual fique mais complexa através da câmera do seu celular.

Benefícios da gamificação

Pode ser aplicado aos mais distintos treinamentos

Por ser algo totalmente adaptável às plataformas do ensino a distância, a gamificação no e-learning permite que sejam tratados todos os assuntos. Alguns exemplos são novos funcionários, transferências internas, setores novos, aprofundamento em conhecimentos, treinamentos de vendas, suporte ao cliente e até mesmo compliance.

Incentivos visuais

Pelo fato de ser muito visual, estes estímulos têm impacto na quantidade de informação que é absorvida pelos funcionários. Desta forma, é possível capacitar um número maior de colaboradores em um período mais curto de tempo.

Feedback

Pelo fato de tratar de ranking e mini jogos, os feedbacks dados para os funcionários são instantâneos a respeito de seus acertos e erros, dando a chance de refazer o nível novamente para melhorar seus resultados. Da mesma forma, o feedback para a empresa é atualizado em tempo real para todos os envolvidos.

Ambiente de aprendizagem

Pelo fato de fornecer novas chances para o usuário (isso pode ser definido, entre vidas limitadas ou ilimitadas), permite que o aluno pratique o conhecimento até ter absorvido completamente. O ambiente criado é de eficiência, engajamento e motivação para os envolvidos, que vão sempre querer estar no topo do ranking de pontuação.

Elementos essenciais

Objetivos

Todo e qualquer jogo apresentado na plataforma LMS (Learning Management System) deve possuir um objetivo claro e bem definido. Este objetivo pode ser alguma missão, algum desafio ou mesmo um enigma a ser solucionado, porém deve estar presente de forma explícito.

Limitações e regras

As regras e delimitações dos games que são aplicados para os funcionários devem ser concisas e claras desde o princípio. Isso se deve ao fato de ser necessário um pouco de consistência para os colaboradores se manterem engajados, sem ter a sensação de que o que estão fazendo não faz sentido. Apesar disso, tente manter um nível de surpresa a cada fase, modificando alguma regra (e informado tal modificação) ou alguma outra mudança que deixe os funcionários engajados.

Recompensas

Como mencionado anteriormente, possuir um ranking dos jogadores ou dos times de jogadores pode ser muito útil e recompensador para engajar os participantes a continuarem o processo de aprendizado. Além desta opção, há ainda as opções internas ao próprio jogo, como bônus, upgrades, ganhar a capacidade de modificar algum layout podem ser prêmios para fases atingidas ou concluídas.

Sistema de decisões

Na gamificação no e-learning um dos elementos mais comuns é a obrigatoriedade de tomar decisões em mais de um momento. Estas decisões possuem mais de uma forma de serem apresentadas, podem ser entre opções correta e incorreta ou mesmo dando mais de um caminho para o colaborador/jogador trilhar durante o processo de aprendizado. 

Neste caso, com mais de uma opção correta, você terá uma bifurcação que irá segregar entre funcionários que tendem mais para uma alternativa ou outra, o que pode ser útil para traçar o perfil da equipe.

Mecanismos de jogo

Diversos mecanismos distintos podem ser aplicados ao seu curso ou treinamento para seus colaboradores. Alguns deles podem ser de competição entre os participantes, ou mesmo de colaboração para atingir um fim comum.

Exemplos de mecânicas para gamificação

  1. Pontos de recompensa – podem ser em trocados por um almoço especial, uma folga remunerada, entre outras opções;
  2. Medalhas – podem ser exibidas ao lado do nome do servidor na intranet da empresa;
  3. Nível – listas de pontuação entre os colaboradores, fazendo com que compitam para ser o melhor;
  4. Progresso – indicação visual do progresso no módulo ajuda a engajar o colaborador.

Já conseguimos ver os mais diversos benefícios de utilizar gamificação no e-learning de sua empresa e quais as melhores formas de utilizá-lo.

Não perca tempo, invista na gamificação e veja como ela pode ajudar seus colaboradores, com a Didaxis agora mesmo! 

 

Captcha obrigatório

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *