A plataforma LMS como suporte à gestão do treinamento

Plataforma LMS

O mundo está cada vez mais conectado e oferecendo acesso fácil a um número cada vez maior de informação, na palma da mão de cada pessoa que possui um smartphone. Não é de se surpreender que a maneira como o conhecimento é transmitido também passe por modificações e atualize-se, entrando cada vez mais na Era Digital. 

Isso trouxe relevância para o ensino a distância, inicialmente feito por meio de apostilas enviadas para as casas das pessoas e aulas transmitidas por rádio e agora por meio de aulas pela internet e vídeo-aulas hospedadas em uma plataforma LMS.

Com a praticidade do uso do LMS (ou Learning Management System), esta modalidade de ensino vem ganhando espaço, seja puramente a distância ou no modelo híbrido, ganhando também os empresários que, de olho no futuro, querem que seus colaboradores capacitem-se e estejam na fronteira do conhecimento para representar a organização. Este sistema traz benefícios para todos os envolvidos e ainda possui externalidades positivas para a empresa.

Apesar disso tudo, os Sistemas de Gestão de Aprendizado ainda são uma incógnita para muitas pessoas, que não entendem o que é, para que serve, quais as suas vantagens e quais as funções deles. No decorrer deste artigo iremos falar a respeito destes e outros pontos que desmistificam a plataforma LMS.

O que é LMS?

O Learning Management System pode ser definido, de maneira simples, como um software para ser utilizado em um computador ou smartphone que administra as todas as informações de um curso ou treinamento corporativo. Isso quer dizer que este programa recebe, compila e interpreta todos os dados, seja de presença, aulas visualizadas, avaliações, aprovações e diversas outras métricas de todos os participantes do curso (ou dos vários cursos, quando for o caso).

Para que serve uma plataforma LMS?

Além de facilitar o trabalho do setor responsável pelos treinamentos técnicos, comumente o departamento de recursos humanos, retirando a necessidade de horas a frente de uma planilha para registrar todas as informações manualmente, ainda permite escalabilidade e aumento de volume por aluno.

Isso se deve ao fato de, por ser um sistema normalmente conectado à nuvem, é possível realizar cursos distintos, com alunos diferentes e ainda assim manter tudo organizado. Esta conexão com o mundo virtual permite cursos eficientes, rápidos, com métricas definidas, facilidade de acesso pelo aluno e de avaliação pelo responsável.

Vantagens da plataforma LMS

Custo de treinamento

Uma plataforma LMS de qualidade com certeza irá trazer algum custo para sua empresa, no entanto, em comparação com os valores despendidos para uma capacitação presencial para seus funcionários, o primeiro mostra-se muito menor. O uso de um sistema de gestão elimina os custos de impressão de material, locação de espaço físico, transporte, hospedagem e o custo da perda de produtividade enquanto não contar com o funcionário.

Flexibilidade

O fato de estar disponível em qualquer tela com conexão à internet faz com que seja possível que os colaboradores acessem a qualquer momento e em qualquer local que estejam. Isso permite que tempos de locomoção, por exemplo, sejam bem utilizados. Outro exemplo, é a possibilidade de fazer uma escala de funcionários para acessarem a capacitação a cada hora, de forma a não perder todos ao mesmo tempo, mantendo a eficiência de cada equipe.

Autonomia e acesso

A plataforma permite que os participantes busquem mais informações por conta própria, para complementar os conhecimentos passados. Isso pode acontecer na internet em geral, ou no espaço específico do LMS dedicado à bibliografia e material extra.

Principais funcionalidades de uma plataforma LMS

Personalização

Por ser um software, depende de programação, portanto ao contratar um LMS, pode-se solicitar à empresa que o personalize o sistema de modo seja adequado a identidade visual da empresa. Uma empresa que tenha como símbolo, as cores azul e amarelo, pode aplicar ao sistema inteiro uma paleta de cores nesta linha. Isso demonstra comprometimento e posicionamento de marca, fazendo com que os alunos ou colaboradores reconheçam a empresa.

Vídeos

Como grande parte dos conteúdos para ensino à distância acontece por meio de videoaulas ou vídeo conferências, o suporte para este tipo de mídia é imprescindível. Um LMS de qualidade irá possuir integração com outras plataformas em que os vídeos estão disponíveis sem perder qualidade ou errar o formato.

Interatividade

Uma plataforma LMS permite interação entre os integrantes dos cursos ou aulas, seja colaborador, aluno, professor ou instrutor. O fato de o ensino ser feito à distância não diminui a importância do aspecto pessoal e do contato entre tutor e aluno. Fóruns de discussões e ajuda, chats para interação durante as aulas e até mesmo mensagens privadas para tirar dúvidas com o professor são funções internas ao sistema, sem necessidade de recorrer à sistemas externos ao LMS.

Relatórios

Utilizando o sistema de gestão embutido ao LMS, é possível ter acesso à diversos relatórios a respeito dos cursos e alunos. Taxa de adesão dos funcionários, feedback dos participantes, tempo médio de visualização, tanto do curso como de cada aula especificamente, custo per capita e retorno por investimento são alguns dos relatórios disponíveis que você pode acessar para estimar os resultados das capacitações sendo aplicadas dentro de sua empresa.

Avaliações

Através do sistema é possível realizar toda a avaliação dos participantes, utilizando provas, quizes ou testes rápidos. Uma das avaliações possíveis é a utilização do método conhecido como gamificação, onde se planeja aulas interativas em formato parecido com jogos, com pontuação, fases, ranking e premiação para os mais bem avaliados.

Já foi possível compreender que uma plataforma LMS é essencial para o bom desenvolvimento de um curso de capacitação, seja para os funcionários de sua empresa ou mesmo para criar um material aberto ao público.

Ficou curioso? Baixe já o e-book completo com tudo que você precisa saber para começar sua experiência com uma plataforma LMS.

A Didaxis está para te auxiliar no que for necessário! Fale conosco: 

Captcha obrigatório

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *