Inteligência artificial na educação corporativa: saiba tudo sobre essa tendência

A inteligência artificial na educação corporativa já é uma realidade para diversas empresas no Brasil e no mundo. No entanto, para muitas pessoas, a IA ainda é algo muito recente e um campo de estudo restrito aos profissionais ligados às áreas de computação e TI.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com o objetivo de desmistificar o assunto. Vamos apresentar o conceito de IA, falar um pouco sobre os principais usos dessa tecnologia no mundo atual. Por fim, mostrar como essa tendência está transformando os treinamentos corporativos, trazendo diversos benefícios às companhias dos mais diferentes tamanhos e segmentos de mercado. Continue a leitura e fique por dentro!

O que é IA?

O termo inteligência artificial foi utilizado pela primeira vez no ano de 1956 pelo professor e cientista da computação John McCarthy para designar as máquinas que já possuíam habilidades semelhantes às dos seres humanos.

Por meio dessa tecnologia, esses equipamentos não apenas executariam ordens pontuais. Mas também seriam capazes de tomar decisões de forma autônoma com base em padrões previamente registrados em grandes bancos de dados.

Como essa ferramenta está sendo utilizada atualmente?

Em nosso dia a dia, podemos encontrar diversos exemplos de inteligência artificial. Desde objetos simples do cotidiano como caixas de som, câmeras de segurança e Smart TVs, a tecnologias mais complexas como carros autônomos e sistemas integrados personalizados para empresas.

No entanto o uso da IA nas redes sociais e dos sistemas de busca que permitem o oferecimento de conteúdos que atendam aos interesses do usuário com base em seu histórico de pesquisas. Mas, entre os principais exemplos dessa categoria, estão a Netflix e o Spotify.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2017 pela empresa norte-americana de consultoria Gartner, 37% das organizações já implantou pelo menos um recurso de IA de alguma forma. Entre elas, podemos citar:

  •        Implantação de crachás digitais personalizados;
  •        Criação de soluções para otimizar as atividades de chão de fábrica;
  •        Sistemas para o armazenamento de dados de clientes;
  •        Sistemas para o controle de estoque de produtos com atualização em tempo real;
  •        Planos de carreira baseados nas habilidades dos funcionários.

Além disso, não podemos deixar de citar aquele que é o destaque principal deste conteúdo: o uso da inteligência artificial na educação corporativa. E, a seguir, vamos descobrir como essa tecnologia se tornou uma tendência no mundo empresarial. Confira!

Por que a inteligência artificial na educação corporativa se tornou uma tendência?

Independentemente do perfil e do porte da empresa em que atuam, todos os profissionais da área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) têm dois grandes desafios em comum: garantir uma aprendizagem eficaz e manter os colaboradores interessados e verdadeiramente engajados durante as capacitações.

No entanto a IA entra em cena para ajudar a driblar essas questões e abre um leque de possibilidades que atende às necessidades mais específicas das companhias.

O resultado é uma apresentação mais criativa, uma personalização que facilita o entendimento dos conteúdos e uma integração genuína dos participantes que é extremamente atrativa e faz com essa inteligência seja cada vez mais buscada.

Como a IA pode ser usada nos treinamentos corporativos?

Agora que já apresentamos alguns dos motivos que explicam como a inteligência artificial em T&D se tornou uma tendência, vamos descobrir como colocá-la em prática?

A seguir, você vai conferir alguns recursos que já estão sendo utilizados pelas empresas do Brasil e do mundo!

Coaches virtuais

Os instrutores virtuais são uma excelente opção de acompanhamento individual durante e após o período de treinamento, oferecendo possibilidades como:

  •        Conteúdos para reforçar temas nos quais o usuário apresente dificuldade;
  •        Chat para solucionar perguntas relacionadas ao treinamento;
  •        Monitoramento do progresso de aprendizagem;
  •        Envio de notificações com prazos para entrega de atividades.

Pesquisa profunda e marcação automática

Por meio de um app ou de uma plataforma de aprendizagem. Os usuários podem compartilhar artigos relevantes cujas informações serão lidas pelo sistema de IA para a identificação de palavras-chave e a criação automática de tags que facilitem a busca por esse conteúdo posteriormente.

Mas, esse recurso facilita o processo de pesquisa e garante que os resultados sejam mais satisfatórios e muito mais ágeis.

Aprendizagem personalizada

A IA possibilita a criação de materiais interativos adequados às necessidades mais específicas dos usuários. Além de respeitar o ritmo de aprendizagem individual. Certamente recurso gera resultados altamente positivos e um melhor engajamento dos participantes.

Realidade virtual e realidade aumentada

Também conhecidas simplesmente como VR e AR, esses dois conceitos promovem uma verdadeira experiência imersiva, aproximando os usuários do tema estudado e garantindo uma melhor absorção dos conteúdos.

Como a utilização desse recurso pode beneficiar a empresa?

Além de trazer mais modernidade e dinamismo aos treinamentos corporativos. O uso da inteligência artificial pode trazer diversas vantagens aos colaboradores e, consequentemente, à própria empresa. Neste tópico, vamos listar algumas delas.

Identificação e eliminação de lacunas de habilidades

Quais são as principais dificuldades dos colaboradores? Quais competências precisam ser melhor desenvolvidas?

Os algoritmos de aprendizado podem ajudar a empresa a identificar a solução para essas questões para que o treinamento seja focado em conteúdos que atendam as reais necessidades dos usuários com sucesso.

Suporte proativo aos usuários

Com base nos temas buscados previamente, as ferramentas de IA podem sugerir outros materiais que podem ser interessantes para o usuário. No entanto por meio de recursos como “convidar para assistir” ou “conteúdos relacionados”.

É como ter uma consultoria virtual que contribui para uma formação ainda mais completa e eficiente.

Análises avançadas

Ao alimentar um sistema de IA com dados cada vez mais diferenciados e complexos. Os usuários contribuem para o aumento da inteligência.

Dessa forma, a plataforma pode aprimorar a identificação de conteúdos que sejam realmente relevantes e apresenta resultados mais personalizados e cada vez mais diversificados.

Como você pode perceber, a IA realmente chegou para ficar e promete ajudar as organizações a proporcionar uma experiência única de aprendizado para seus colaboradores. Gerando conhecimento, motivação e engajamento.

E aí, gostou de saber mais sobre a inteligência artificial na educação corporativa e seus benefícios?

Leve a educação corporativa para a sua empresa! Fale agora mesmo com um de nossos especialistas:

 

 

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *