Educação corporativa: por que investir?

Quase todos os setores vêm apresentando aumento constante de concorrência, seja para conquistar clientes e aumentar seus faturamentos ou para manter seus funcionários, fazendo com que seja de suma importância investir em benefícios e estratégias para retenção de talentos. Uma das maneiras mais indicadas para tal é por meio da educação corporativa, de forma a qualificar a mão de obra de seus funcionários, criar identificação com a empresa e aumentar a satisfação pessoal dos colaboradores.

O treinamento corporativo possui diversas formatos e métodos de entrega, no entanto, todas elas consistem em dois objetivos, aumentar o conhecimento, produtividade e eficiência do funcionário, e por consequência, melhorar os resultados da empresa, aumentando faturamento ou reduzindo custos. É importante ressaltar a diferença entre um simples treinamento e uma educação corporativa de longo prazo, onde o primeiro é aplicado para resolver problemas pontuais ou falhas nas dinâmicas das equipes, enquanto o segundo é um processo contínuo de aprimoramento profissional, causando benefícios para todos os envolvidos.

Uma das maneiras de iniciar uma cultura de aprendizado dentro da empresa é através da constituição de uma Universidade Corporativa. Este tipo de modelo consiste em conteúdos e modalidades estruturadas, com etapas de aprendizado e até mesmo provas de conhecimento, porém, por acontecer dentro da empresa, apresenta uma vantagem sobre as universidades regulares: a aplicação da teoria na prática. 

No decorrer deste texto iremos falar um pouco mais a respeito da importância da educação corporativa, os motivos para adotá-la e os impactos na empresa.

Importância da educação corporativa

O investimento em educação corporativa traz múltiplos benefícios para a empresa. Os funcionários se aprofundam de maneira mais inerente à cultura da empresa, fazendo com que sua missão, valores e objetivos sejam compreendidos de forma mais intensa. Isso cria um vínculo e uma identidade entre o colaborador e a organização, fazendo com que se tenha a sensação de estar tendo benefícios por trabalhar neste local. Isso reduz o turnover de funcionários, reduzindo, inclusive, custos, como os de contratação, processo seletivo, treinamento de funcionários.

A melhora nos produtos, serviços e processos das empresas também passa por uma equipe de trabalho mais bem qualificada, fazendo inclusive com que as atividades sejam padronizadas dentro de cada departamento, aumentando assim sua produtividade. É conhecimento tácito que existem diamantes brutos dentro de qualquer empresa, e, desta forma, é possível lapidá-los para tirar o melhor proveito possível, sem a necessidade de contratação de alguém externo.

Por que investir em educação corporativa?

Vantagem competitiva

Padronizar o conhecimento dos colaboradores no espectro superior de habilidades e competências traz resultados de produtividade incomparáveis para qualquer empresa. Além de fazer com que saia na frente dos competidores, ainda aumenta a moral dos trabalhadores e a imagem que a empresa passa para o público e potenciais consumidores. Uma empresa que investe em seus funcionários com certeza está decidida em oferecer o melhor serviço possível para seus clientes.

Ambiente corporativo

Alinhar o que gestores e gerentes esperam de seus subordinados, com o treinamento e conhecimento deles com certeza terá um impacto positivo no final do mês. Além de reduzir erros, revisões e necessidade de reprodução das mesmas atividades, ainda evita desgaste entre os níveis de hierarquia. Estes fatores, somados à percepção de valorização profissional de alguém que dia após dia está em constante desenvolvimento, cria uma cultura de apreciação ao ambiente de trabalho, aumentando a satisfação interna.

Padronização de processos

Ao serem contratados, todos chegam com diferentes históricos de trabalho, e muitas vezes realizam atividades semelhantes de forma totalmente diferente, independentemente da eficiência. Isso pode causar inconsistências em relatórios ou mesmo atividades. Por exemplo, duas pessoas podem trabalhar com o Excel de formas distintas, às vezes atrapalhando fórmulas mais complexas de planilhas dependentes. Também é importante identificar quais as necessidades de cada departamento, muitas vezes sendo correlatas com outros setores.

Produtividade

Se as produtividades individuais aumentam através de um programa de treinamento corporativo, o somatório destas significa um aumento coletivo de eficiência. Com um amplo conhecimento sobre algum assunto específico, fica mais fácil a comunicação entre setores e a cooperação para que o resultado final seja superior. Desta forma, além de valorizar os funcionários, o investimento em uma Universidade Corporativa também traz retornos financeiros para a empresa.

Outros benefícios

  •       Integração de colaboradores;
  •       Aumento do rendimento médio;
  •       Equalização das estratégias corporativas;
  •       Garimpo de talentos;
  •       Motivação de equipe;
  •       Gestão de tempo e pessoas;
  •       Cultura positiva de trabalho;
  •       Renovação de conhecimentos;
  •       Incentivo à inovação.

Universidade corporativa

A formalização de uma Universidade Corporativa dentro da empresa traz todos os benefícios citados anteriormente. Isso deve ser feito de maneira estruturada e utilizando as ferramentas corretas. Por conta das aulas normalmente acontecerem durante o horário de trabalho, é necessário que não se desperdice tempo organizando conteúdo ou encontrando o melhor modelo, também adequando um período máximo diário para cada funcionário, para que os setores não percam em produtividade.

A utilização de uma plataforma para gerir a universidade corporativa é essencial para o melhor resultado possível. A Didaxis oferece esta ferramenta de gestão localizada totalmente na nuvem, com interface customizável, aplicações interplataforma, emissão de certificados e trilhas de aprendizado – funciona como um “plano de carreira” para os conteúdos da universidade.

 

Agora que você já sabe mais a respeito de educação corporativa, chegou a hora de descobrir a melhor maneira de aplicá-la na sua empresa. Não fique para trás neste competitivo mundo de negócios, inicie já o processo de qualificação e capacitação dos funcionários da sua empresa e aproveite os melhores resultados possíveis. Fale com um de nossos especialistas agora mesmo:

 

Captcha obrigatório

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *