Descubra a melhor metodologia de ensino a distância para educação corporativa

Com a disseminação do ensino a distância nos últimos anos, diversas outras questões foram se formando na cabeça dos instrutores, professores e treinadores, instituições de ensino e empresas. Como fazer o EAD ser o melhor possível? Quais as melhores formas para que os alunos ou colaboradores absorvam a maior quantidade de conteúdo possível? A resposta para essas e outras questões passam por um conceito em específico: o de metodologia.

No entanto, devemos nos perguntar, o que é, afinal, metodologia? A palavra é a junção de dois termos gregos, methodos e logia, que significam, respectivamente: objetivos e estudo. Desta forma, podemos concluir que metodologia é o estudo dos objetivos, ou, de forma mais subjetiva, o estudo das formas de como atingir os objetivos requeridos.

Pensando na área da educação, a metodologia de ensino desempenha papel de extrema importância para o desenvolvimento dos alunos ou colaboradores, bem como a maneira como um instrutor vai passar o conhecimento para estes, considerando desde como a instituição os direciona até como a aula é ministrada. 

Os métodos originais de ensino todos conhecemos, convivemos com eles nossas vidas inteiras, quando ainda todos nós sentávamos em uma sala e o professor falava e escrevia no quadro sem parar, com ocasionais exercícios práticos para absorver e fixar o conhecimento.

Com a modificação no paradigma do ensino e a inserção do e-learning, estas metodologias tiveram de ser repensadas, afinal não basta aplicar os mesmos conhecimentos em um ambiente virtual para que este seja de qualidade. 

No decorrer deste artigo iremos discutir os três principais tipos de metodologia de ensino, como definir qual o ideal para seu treinamento corporativo e quais os impactos para sua empresa.

As três principais metodologias para o EAD

Apesar de ser possível encontrar cursos com uma ampla gama de metodologias distintas, EAD, gamificação e ensino híbrido são as que costumam trazer melhores resultados. A seguir vamos falar um pouco mais a respeito de cada uma destas opções:

Metodologia EAD

Esta metodologia é a mais comum entre todas as que integram o e-learning. Consiste em todas as aulas e interações entre instrutor e colaborador de forma virtual. Desta forma, os materiais de aula são um dispositivo com acesso à internet, como um celular ou computador, tempo e disposição. Os alunos e professores normalmente não tem a necessidade de estarem online ao mesmo tempo, assim é possível adequar os horários de cada um, de forma que todos possam seguir suas rotinas da melhor forma possível.

As aulas são ministradas através de diversas formas, primordialmente vídeos explicativos, onde os conteúdos são expostos de forma didática para os colaboradores, mas também com fóruns para dúvidas, chats para interação entre os alunos e outras funcionalidades. Normalmente ainda são disponibilizados materiais complementares em forma de PDF para quem tem interesse em aumentar o seu conhecimento ainda mais. Além disso, a maioria das empresas que aplicam este tipo de método, impõe uma data limite para que cada módulo seja estudado.

Gamificação

A metodologia da gamificação acontece através da transformação das aulas tradicionais em pequenos jogos interativos para que os colaboradores os realizem e aprendam ao mesmo tempo. Isso retira o caráter formal do ensino, fazendo com que não seja uma atividade percebida como chata ou obrigatória, mas ao mesmo tempo possua alto índices de eficácia ao criar curiosidade e engajamento dos participantes, que se sentem compelidos a seguir aprendendo – ou a seguir jogando.

Em uma empresa essa metodologia pode ser utilizada de forma a criar uma cultura de pensar fora da caixa, trazendo soluções diferentes para problemas diários. Ao realizar jogos como forma de aprendizado também é necessário criar um sistema de recompensas ao finalizar cada etapa – como se fosse um videogame. Essas recompensas variam de empresa para empresa, porém é possível oferecer uma capacitação, tutoria de um gerente, entre diversas outras opções.

Ensino Híbrido

O ensino híbrido funciona de forma média entre o EAD e o presencial. É importante ressaltar que para as aulas a distância o conteúdo deve ser adaptado especialmente para este canal, sendo ministrado de forma distinta, com outras formas de expressar as mesmas coisas. Para o ensino híbrido é necessário possuir um ambiente físico onde os colaboradores possam comparecer, no entanto isso pode acontecer de diversas formas:

  • Aula magna – é possível realizar uma ou mais aulas presenciais de forma a iniciar cada módulo, ou começar e finalizar o treinamento, desta forma trazendo mais pessoalidade com os alunos conhecendo ou se aproximando dos instrutores;
  • Consultas particulares – cada aluno pode ter direito à um certo número de tutorias presenciais, seja com o instrutor ou o gerente do seu departamento. Assim cada colaborador pode agendar pelo aplicativo ou página o horário mais adequado para tirar dúvidas ou receber instruções específicas;
  • Recompensa – no caso da gamificação, as tutorias presenciais podem ser parte da recompensa para finalização dos jogos.

Como definir qual a melhor metodologia

A definição da melhor metodologia para ser aplicada em seu programa de educação corporativa depende muito do tipo de conteúdo que irá ser ministrado e de quem serão os alunos. Normalmente, conteúdos como venda ou RH podem ser facilmente adaptados para um ensino a distância, enquanto manutenção de máquinas requer um sistema híbrido, com mais aulas práticas.

Impactos para a empresa

O ensino a distância vem trazendo benefícios para alunos e organizações desde sua popularização, na segunda metade do século XXI. Por conta da autonomia de aprendizado e poder de organização de tempo, os funcionários acabam prestando mais atenção e se sentindo mais satisfeitos com os treinamentos. 

Da mesma forma, as empresas diminuem custos, seja de número de treinadores, espaço físico disponível para grande quantidade de pessoas, transporte, hospedagem e diminuição de produtividade para o período em que os funcionários estiverem em treinamento.

 

Agora que você já sabe tudo sobre as melhores metodologias para treinamento corporativo, não fique para trás. Comece já a migração dos seus treinamentos internos para um ambiente virtual e passe a se beneficiar de todas as vantagens de um do ensino a distância. Fale com um de nossos especialistas e saiba mais:

 

Captcha obrigatório

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *