A solução que pode integrar seus treinamentos

Estamos em constante mudança no ambiente corporativo, em torno disso as empresas têm lidado com inovações no cenário de treinamento e desenvolvimento.

Soluções que têm agregado as plataformas de aprendizado e desempenhado diferentes adaptações aos treinamentos corporativos. Essa evolução nos trouxe o LXP, que tem o propósito de abordar o ensino de forma interativa, intuitiva e muito mais dinâmica.

Fique ligado nesse conteúdo e saiba o que é LXP, qual a diferença dessa experiência e quais razões você deve considerar para a integrar essa plataforma na sua empresa. Continue a leitura e confira!

O que é LXP?

É uma plataforma de ensino que tem o objetivo de proporcionar uma experiência personalizada para seus colaboradores e, inclusive você verá bastante essa palavra aqui nesse post, então já anota aí!

O LXP – Learning Experience Platform ou plataforma de experiência de aprendizado, é um ambiente muito similar ao serviço de streaming. Focado em ensinar seus colaboradores conforme seus interesses, o LXP é um ensino que abrange diferentes tipos de formatos e assuntos.

Isso é o que torna esse processo de ensino mais ativo, devido a autonomia que os colaboradores desempenham ao construir sua trajetória de ensino. Essa jornada também pode agregar-se ao compartilhamento de conteúdos com outros colaboradores, pois trata-se de uma ferramenta que permite essa interação com outros da equipe. 

Com a capacidade de indicar conteúdos que serão relevantes ao seus colegas e, assim criar a oportunidade deles descobrirem pontos em comum entre eles ou temas que vão agregar a experiência do outro.

A plataforma disponibiliza isso de forma simples e clara e, prioriza o interesse do seu colaborador pelo aprendizado. Essa integração é feita por meio dos principais tópicos, objetivos educacionais, competências e até playlists específicas para o colaborador.

Qual a diferença entre LXP e LMS?

Quem veio primeiro o LXP ou o LMS? Devido às duas plataformas serem similares talvez essa dúvida possa surgir e para esclarecer decidimos abordar a comparação dessas duas ferramentas.

O LMS é uma plataforma de ensino que é focado na gestão de aprendizado dos colaboradores. Ou seja, é um sistema online administrado pela organização em que é possível oferecer os conteúdos de forma padronizada e manter a mesma trilha de aprendizado para toda a sua equipe.

Com o crescimento da tecnologia e o avanço da internet esses padrões foram aperfeiçoados, mantendo sempre o propósito de oferecer qualidade ao processo e-learning. Então, vale mencionar que a evolução do LMS trouxe uma nova geração de ensino com o LXP, focada em oferecer uma transformação na experiência dos colaboradores.

O LXP é como uma evolução e, por isso, ele traz consigo aspectos similares ao LMS. Porém, é um sistema de aprendizagem que busca oferecer uma experiência diferente dessa realidade e propor uma transformação digital no ambiente corporativo.

Seu objetivo é criar um ambiente mais intuitivo de ensino, já que a sua proposta vai além de oferecer essa expectativa, está em desenvolver uma jornada personalizada que é baseada no histórico do colaborador.

Quais razões devo considerar ao escolher uma plataforma LXP?

1 – Plataforma personalizada

Enquanto o LMS é focado em oferecer uma experiência de aprendizado fixa que muitas vezes está ligado em dispor um ensino mais estático com conceitos teóricos, buscando manter a padronização de conteúdos para os colaboradores.

O LXP desestrutura esses conceitos pois oferece uma plataforma totalmente personalizada ao aprendizado do colaborador. Focada em dispor conteúdos que o colaborador possa interagir, escolher e construir uma jornada de ensino.

2 – Conduzida pelo colaborador

O exemplo da interface semelhante à Netflix é muito utilizado para explicar a autonomia da plataforma LXP. Pois, com base nos interesses dos seus colaboradores, é uma ferramenta que possibilita a personalização dos conteúdos.

É possível controlar, conduzir os treinamentos e, assim, deixar que o colaborador opte quais são os treinamentos que serão mais relevantes para seu aprendizado. Desta forma, sua equipe consegue conduzir seu aprendizado e aprender conforme seus objetivos dentro da empresa.

3 – Ensino colaborativo

Uma plataforma LXP permite que os colaboradores possam compartilhar seus conteúdos e, dessa forma, gera maior interação entre seus colaboradores. Essa participação acaba se tornando um ponto positivo no aprendizado da sua equipe.

Pois, incentiva o ensino colaborativo e faz com que seus colaboradores interajam entre si e esclareça diferentes pontos de vista. Isso motiva o engajamento no aprendizado dos colaboradores.

4 – Interface intuitiva

Sim! O LXP é uma plataforma que oferece uma interface altamente intuitiva, o que deve ser avaliado na hora de escolher a ferramenta para seus treinamentos. Pois, com esse modelo seus colaboradores conseguem interagir facilmente com os conteúdos e aprender de forma prática.

Além da variedade de formatos nos conteúdos, o sistema disponibiliza para seus colaboradores diferentes meios de aprendizado, seja microlearning, vídeos, podcast, artigos entre outros.

5 – Integração única

O LXP foi desenvolvido para oferecer um aprendizado personalizado, colaborativo, intuitivo e assim propor uma nova experiência para os colaboradores. Seu resultado foi exatamente esse: uma ferramenta que trouxe mudanças no ensino corporativo.

Sua integração é única, pois, ao introduzir seus colaboradores nessa nova vivência mostra-se um sistema sem muita complexidade que promete ensinar sua equipe de forma dinâmica e treinar conforme a necessidade dos colaboradores, sobre determinado tema ou problema.

Esses benefícios fizeram a diferença no sistema de metodologia e-learning, algo que deve ser considerado na trilha de aprendizagem da sua equipe.

Agora que você já está introduzido ao assunto, que tal integrar essa solução na sua empresa e transformar seus treinamento corporativos? Conheça nossas plataformas, fale com a Didaxis: 

 

 

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *