Extraindo todo o potencial do onboarding

Como funciona o processo de onboarding na sua empresa? Como você tem se planejado? Neste post iremos abordar como sua empresa pode integrar seus colaboradores de forma planejada.

Um colaborador pode demorar até 2 anos para adaptar-se à empresa e a sua jornada dentro da organização precisa ser bem planejada, começando pela integração. 

Envolvendo muito planejamento nessa jornada, o onboarding tem como conceito receber os novos colaboradores da melhor forma, acolhendo, orientando, disponibilizando treinamentos regulares e acompanhando cada processo dele na empresa. Continue a leitura e entenda:

  • A importância de um processo onboarding;
  • Vantagens em integrar seus novos colaboradores;
  • Planejamento de conteúdo, primeiro dia de trabalho, avaliações e plataforma.

Onboarding: por que é tão importante integrar novos colaboradores?

Desde pequenos nós somos ensinados a nos adaptar às novas experiências e assim aprendemos a nos relacionar com novas pessoas, novas regras e até novas culturas. Mesmo possuindo esse instinto de socialização, esse processo às vezes pode ser desafiador.

A cada ambiente diferente as expectativas em torno dessa situação geram ansiedade, o que dificulta qualquer tomada de decisão e, para o novo colaborador não seria diferente. Pois, ele vem engajado em querer mostrar resultados e se superar diante da empresa, o que muitas vezes não colabora com a produtividade.

Claro que seu rendimento será destacado conforme o desempenho no processo de onboarding. E então, suas perspectivas serão alinhadas impedindo qualquer tipo de insegurança.

Além do processo de onboarding fazer com que o novo colaborador entenda a missão, visão e os valores da empresa, o ajudar também à adaptar-se às normas, a cultura organizacional e as metas da equipe. 

E, todo esse processo tem o objetivo de integrar a bagagem do novato com esse novo ambiente. Fazendo com que ele entenda os processos dentro da organização e automaticamente se relacione com a equipe. 

Mas, para isso é necessário ensinar aos poucos e integrar seus novos contratados o máximo que puder. Trata-se de um processo essencial na jornada de todos colaboradores dentro da organização.

Benefícios do onboarding: o que sua empresa ganha?

Investir na integração de novos colaboradores é uma forma da sua empresa mostrar o interesse pelo novo colaborador. E, consequentemente, é um processo que gera muitos benefícios para sua organização. Por isso, separamos alguns deles para você, confira a seguir:

  • Retenção de talentos;
  • Qualidade no desempenho do novo colaborador;
  • Desenvolve um bom ambiente corporativo;
  • Gera maior rendimento na rotina do colaborador;
  • Forma bons times que atuam juntos;
  • Evita desinformações ou falsos processos;
  • Ajuda no engajamento de metas.

A integração prepara o novo colaborador evitando qualquer processo mal formado. Fazendo com que ele não perca tempo com maus hábitos, que é um ponto que será reduzido com base no seu aprendizado com o onboarding. 

Planejar a metodologia de ensino: Defina quais são os melhores conteúdos para seus colaboradores

Existem diversas formas da sua empresa conduzir o processo de integração dos novos colaboradores e isso deve ser bem avaliado com base no objetivo da empresa, no perfil da nova equipe, sempre considerando as dificuldades e a adaptação dos novatos.

O ensino a distância é umas das formas mais utilizadas no treinamento onboarding, uma estratégia de ensino dinâmico que permite ser abordado por diversos métodos dentro do e-learning.

Além de propor um auto aprendizado é um ensino prático e flexível a rotina do colaborador. Onde os conteúdos ficam disponibilizados em uma plataforma digital e podem ser acessados a qualquer momento. 

Lembrando que os treinamentos corporativos devem ser aplicados de forma contínua na empresa. Mesmo após o período de onboarding o colaborador necessita estar motivado e inserir a rotina de ensino na sua equipe é o melhor meio de engajamento.

Planejar o primeiro dia: Crie um checklist

Lidamos diariamente com diversos afazeres e lembrar tudo isso não é uma tarefa tão simples. Então, para não se esquecer de nada monte um checklist do primeiro dia do colaborador na empresa.

Planejando coisas que dependem do seu departamento para sua integração. Esse processo pode evitar qualquer situação desagradável no primeiro dia do novo colaborador. Então, avalie coisas essenciais para o primeiro dia, como:

  • E-mail de boas-vindas, senhas e logins necessários;
  • Material de trabalho;
  • Informações de como vai funcionar sua integração; 
  • Apresentar a normas, a cultura da empresa, a plataforma de ensino e como será realizado;
  • Apresentar aos colaboradores do seu time;
  • Apresentar aos gestores;
  • Implementar o novo colaborador no seu trabalho diário.

Planejar feedbacks: estabelecer período de avaliações

Para identificar como está o desempenho dos novos colaboradores no processo de onboarding é essencial que a gestão da sua empresa realize um planejamento em que, este estabeleça as avaliações e os feedbacks para os novos contratados.

Assim é possível identificar como está o desempenho dos colaboradores e se o processo de onboarding está sendo efetivo na integração dos novatos.

Defina um período entre 30, 60 e 90 dias. Nesses intervalos programe-se para saber o que eles acham, o que pode ser melhorado, se está alcançando o objetivo da empresa e se de fato está trazendo resultados para a empresa.

Reconhecendo os lados positivos e negativos, a sua empresa pode trabalhar e ajustar o programa de integração para outros colaboradores inserindo mais desafios e até outras metodologias. Mas, sempre com o objetivo de engajar seus colaboradores e motivar sua participação na empresa.

Planejar LMS: Encontrar a melhor plataforma de ensino

Para completar esse processo de onboarding é necessário investir em uma plataforma LMS que se encarregue de realizar a integração dos novos colaboradores. Ter um sistema de gestão de aprendizagem possibilita que sua empresa envolva diversos tipos de treinamentos e conteúdos pela mesma plataforma.

Como os treinamentos corporativos são aplicados constantemente na empresa, o LMS vai favorecer sua organização não apenas no início da jornada do colaborador mas, também, durante seu trajeto na empresa, agregando a sua vida profissional.

É importante que sua empresa garanta uma boa infraestrutura e tecnologia no processo de onboarding. E que, estruture os treinamentos de forma clara para que o novo colaborador entenda cada conteúdo e seu consumo traga resultados efetivos para a empresa.

Além da plataforma promover os conteúdos para o onboarding, é uma ferramenta personalizada que pode disponibilizar todas as informações necessárias para a rotina do novo colaborador.

Realize a integração da sua equipe com a Didaxis, implantando melhorias no seu processo de onboarding. Fale com um de nossos especialistas:

 

Captcha obrigatório

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *