Dicas de como realizar um processo de onboarding online

Novo ambiente, outros processos, novos colegas de trabalho… como adaptar-se a tudo isso em um só dia? Meio difícil, pois a adaptação do colaborador demanda tempo, ainda mais quando a empresa não estrutura seu processo de integração.

Essa é uma das fases mais importantes para os novos colaboradores e para a empresa. No onboarding é onde o colaborador vai conhecer a cultura organizacional e onde ocorre a adaptação de todos esses ambientes.

Se sua empresa trabalha remotamente, é possível estruturar o processo de onboarding digital e realizar a integração dos novos colaboradores a distância da melhor forma.

Entenda como funciona o onboarding digital e saiba como realizar esse processo de integração na sua empresa. Confira!

ONBOARDING DIGITAL

O trabalho de onboarding é uma fase em que a empresa constrói os primeiros passos do colaborador, o que continua  durante sua jornada profissional. Uma organização que estrutura bem esse processo de onboarding digital, chega a obter 82% a mais na taxa de retenção de novos colaboradores.

O onboarding digital pode ser realizado totalmente online ou parcialmente, depende da forma que a organização trabalha sua integração. Em qualquer uma das opções, a empresa precisa oferecer a estrutura necessária, seja com plataformas ou ferramentas que vão auxiliar a rotina do novo colaborador.

BENEFÍCIOS NA INTEGRAÇÃO ONBOARDING

Espírito de competitividade: Saber sobre a empresa, entender sua história e estar habituado a cultura organizacional é uma ótima estratégia para criar uma visão de longo alcance, estimulando facilmente o senso de competitividade nos colaboradores.

Clima organizacional: A integração com onboarding é um passo para melhorar o clima organizacional da empresa, pois fica mais fácil quando a organização estabelece qual é seu objetivo e o que espera do comportamento e das atitudes dos colaboradores. Um dos fatores que estimula a participação e a motivação da sua equipe.

Colaboradores mais produtivos: A participação do colaborador aumenta quando a empresa se dedica na integração e mantém essa educação corporativa ativa.

A produtividade está relacionada em engajar, apostar e acreditar na equipe. Quando o processo de onboarding é feito a organização promove esses fatores e estimula o crescimento profissional dos colaboradores.

Melhora o índice de rotatividade: O alto índice de rotatividade gera muitos custos para a empresa, e quando o colaborador passa pela integração, aumenta o índice de permanência na organização. Trabalhando para aprimorar os processos, os resultados e, assim, diminuir o índice de rotatividade.

DICAS DE COMO APLICAR O PROCESSO DE ONBOARDING ONLINE

É importante que sua empresa esteja atenta a todos os detalhes e, quando falamos de onboarding online, esses pontos devem ser bem estabelecidos pela organização.

A integração online pode ser um processo novo para muitos colaboradores, por isso é necessário ser planejado e estar claro tanto para empresa, quanto para o novo colaborador. Preparamos algumas dicas que vão te ajudar nesse processo de onboarding online, confira!

E-mail de boas vindas

Nada melhor que iniciar o processo de onboarding online comunicando e criando proximidade com o colaborador. Um e-mail de boas-vindas é uma das melhores formas de começar a integração, dando as instruções necessárias para o primeiro dia do colaborador e até um e-mail interno apresentando ele ao time.

Kit boas-vindas

Não são todas as empresas que optam por enviar o kit de boas-vindas no processo de integração, mas é um item fundamental na lista de onboarding online. Esse é o momento para a empresa encaminhar o material necessário para o colaborador trabalhar remotamente, como acessórios, adaptadores ou computadores.

O ideal é que o kit seja encaminhado diretamente para endereço do colaborador antes do seu primeiro dia, assim evita atrasos ou incidentes. Sua empresa pode até fazer uma dinâmica: pedir para eles encaminharem uma foto no grupo da empresa conforme os colaboradores que forem recebendo o kit de boas-vindas, deixando rolar uma interação entre todos. 

Faça uma reunião virtual

Vamos para uma reunião online? Pode dar um pouco de ansiedade e vergonha nos novos colaboradores por isso, o sentido do encontro é ser algo bem dinâmico, como uma ligação de boas-vindas.

Aproveite e faça uma integração entre a equipe, apresente às pessoas que vão auxiliar os colaboradores nesse processo de onboarding online, como os supervisores e gestores do time.

Ao criar essa interação é importante informar ao colaborador qual o código de conduta da empresa, explicar como funciona o setor, quais são os meios de comunicação, sobre os horários e como vai funcionar seu processo de integração.

Treinamento de integração

Uma plataforma de aprendizagem possui grande peso no onboarding e, principalmente, no primeiro dia do colaborador. O processo de integração depende muito dos treinamentos, pois é um espaço dedicado para apresentar a missão, visão e valores da empresa, além de treinar os processos e as principais funções do novo colaborador.

A empresa tem que estar comprometida em fornecer uma plataforma que atenda suas necessidades no onboarding digital, disponibilizando conteúdos que vão colaborar na trilha de aprendizagem do colaborador.

Acompanhar e avaliar são medidas que devem ser atendidas com frequência, para saber se o colaborador está com alguma dificuldade e o que a empresa pode fazer para sanar essa necessidade.

Então não se esqueça, para o colaborador aproveitar melhor seu primeiro dia remotamente, é fundamental: 

  • Apresentar a política e a cultura da empresa;
  • Dizer qual é o serviço e modelo de negócio da empresa;
  • Comunicar seu horário de trabalho;
  • Falar se a empresa propõe alguma flexibilidade de horário;
  • Preparar todas as senhas, ferramentas e plataformas;
  • Comunicar sobre as férias da empresa;
  • Interagir com a equipe;
  • Pedir para o colaborador explorar o site da empresa.

É isso! Esperamos que você tenha gostado. Fique atento nas dicas e esclareça todas as dúvidas dos seus novos colaboradores.

Quer saber sobre implantar uma plataforma para o onboarding online? Fale com a Didaxis, nós podemos te ajudar!

 

 

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *