LNT: Como realizar um levantamento das necessidades de treinamento na sua empresa

De que forma é feito a gestão dos treinamentos corporativos da sua empresa? Como sua organização planeja os conteúdos? A validação dos treinamentos corporativos está na forma em que a empresa se dedica em levantar as necessidades para desempenhar treinamentos que surtirão efeitos na equipe.

Preparamos este post para te explicar o porquê o LNT é tão importante nos processos de criação dos treinamentos, pois do que vale investir e não obter retorno do seu investimento? Ainda mais quando a empresa não sabe o porquê seu processo educativo não está sendo tão eficaz. Acompanhe a leitura e entenda o processo de LNT em uma organização!

LNT – Levantamento das necessidades de treinamento

O LNT deve ser uns dos primeiros passos para o desenvolvimento de treinamentos em uma organização, focado em planejar e mapear o processo de educação corporativa na empresa.

Avaliando alguns pontos para que o levantamento das necessidades de treinamento seja bem executado, como processos de produtividade da organização e identificação de dificuldades e do que falta na empresa.

Dessa forma sua organização oferecerá treinamentos mais adequados para seus colaboradores, conforme setor, cargo e as necessidade da organização.

Período adequado para realizar o levantamento das necessidades de treinamento

Por se tratar de um processo de planejamento de capacitação da empresa, é adequado que a gestão da organização foque em realizar regularmente esse processo, trimestral ou até semestralmente.

Mas por que deve ser uma atividade contínua? Prevendo que com o tempo muitos processos são esquecidos e precisam ser revisados, o LNT visa melhorar ainda mais o desempenho da equipe e habilidades dos colaboradores.

Não existe uma regra de quando planejar o LNT, porém muitas coisas podem ser consideradas, como: 

  • Novas contratações;
  • Melhoria de desempenho;
  • Tempo de revisão;
  • Novos processos ou setores;
  • Desenvolvimento de novas carreiras;
  • Transformações na empresa envolvendo a equipe.

 

COMO APLICAR O PROCESSO DE LNT NA SUA EMPRESA?

Avalie quais são as necessidades na organização

Identificar quais são as necessidades da sua empresa é o primeiro passo. Na maioria das gestões dentro de uma organização, a primeira atitude é saber o que de fato está causando problemas ou ausência, para que o processo de treinamento desenvolva a solução.

Começar realizando uma avaliação a partir de processos que foram implantados porém, maus executados e analisar quais são os pontos fracos na organização é essencial. Validando essas informações, ficará mais fácil identificar quais necessidades precisam ser trabalhadas.

Podemos considerar também nesse processo de avaliação, quais são as carências de preparo profissional dos seus colaboradores, relacionando o que seu colaborador deveria saber e o que ele realmente está executando.

Identificar esses pontos auxiliará sua empresa a conhecer e gerenciar suas metas, desenvolvendo um programa de treinamentos voltado para sanar a necessidade da empresa e no mesmo percurso atingir o objetivo que a organização busca.

Esse processo de avaliação pode ser um pouco trabalhoso, mas valerá a pena, pois uma das vantagens em saber quais são as necessidades da empresa está em economizar no orçamento e impedir possíveis investimentos ineficazes na educação corporativa da organização.  

Esse processo faz com que sua empresa busque o projeto educacional adequado para sua equipe, treinando seus colaboradores e gerando como resultado profissionais eficientes e eficazes.

Avaliar desempenho dos colaboradores

Entendendo qual a necessidade da sua empresa, podemos avaliar o desempenho das atividades da sua equipe, identificando a capacidade de cada colaborador e como está sendo executado cada processo.

Com o objetivo de identificar possíveis falhas, saber se as tarefas estão sendo bem executadas e conseguir ter uma visão para poder promover organização ao setor e desenvolver treinamentos mais diretos.

Faça uma pesquisa na organização

Nada melhor que realizar um levantamento de opinião por meio de uma pesquisa que pode ser feita por um simples questionário. Essa é uma das opções para descobrir possíveis pautas valiosas sugeridas pelos colaboradores, uma forma diferente de receber temas que devem ser observados e avaliados.

Realize entrevista entre os gestores

Realizar um levantamento entre os gestores e supervisores é uma das formas de conseguir avaliar a equipe diretamente, levando em consideração que eles conseguem ter uma visão mais clara sobre a produtividade e desempenho da sua equipe e podem tirar disso pontos que necessitam ser trabalhos.

Identifique pontos que podem ser melhorados por meio dos treinamentos corporativos, ficando atento nas necessidades que sua equipe apresenta, como: motivação, clima organizacional, conflitos, entre outros.

Aplique uma avaliação

Com questionário de perguntas sobre o que são determinados conceitos e funções, ou até como realizar determinada tarefa, dá a oportunidade da empresa conhecer seus colaboradores e descobrir deficiências na sua operação.

Essa é uma das melhores formas das empresas conseguirem mensurar qual é o nível de competência e capacidade de conhecimento de cada colaborador, ajudando na classificação de conteúdo dos treinamentos.

É necessário realizar o levantamento das necessidades de treinamento para identificar os diferentes níveis de conhecimento entre os colaboradores, por isso não são todos os treinamentos que servem para toda a corporação. Cada um se encontra em um grau diferente na sua jornada profissional e educacional.

Agora que já sabe, realize um levantamento das necessidades da sua empresa para executar bons treinamentos. E conte com a Didaxis para te ajudar, fale conosco:

 

 

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *