Colaboradores desengajados? Conheça as metodologias ativas

A tecnologia é uma grande aliada no processo de aprendizagem. Ela nos trouxe ganhos e qualidade nos treinamentos corporativos, gerando inovações nas metodologias de ensino.

As metodologias ativas de aprendizagem são algumas das forma de ensino que envolvem ações no processo de aprendizado. Permite que o colaborador desenvolva na prática e não apenas consumindo conteúdos sem que haja nenhum tipo de interação.

A melhor forma de aprender é despertando o interesse dos colaboradores com o que está sendo apresentado, isso pode acontecer por meio de estratégias que desenvolvam essa relação.

Não sabe o que são metodologias ativas de aprendizagem? Fique tranquilo, pois preparamos esse post especialmente para você. Confira!

Metodologias ativas

Com o surgimento de novas tecnologias a educação corporativa gerou novos processos de ensino. Partindo dessas inovações, deixamos de lado os modos de ensino “ultrapassados” e damos espaço a uma nova metodologia de ensino corporativo, eficiente e eficaz na jornada de aprendizagem dos colaboradores.

Surge a metodologia ativa, diferente do métodos tradicionais de ensino corporativo, proporcionando ao colaborador autonomia e maior liberdade no processo de aprendizagem.

Aqui o colaborador é o grande responsável por obter o seu próprio conhecimento, uma forma bastante ativa e eficiente, pois o colaborador consome o conteúdo e o coloca em práticas simples. Assim, ele aprende consumindo os conteúdos, discutindo e praticando, dando lugar a uma nova forma de aprendizagem corporativa.

Quer saber como? Continue a leitura e entenda mais sobre metodologias de aprendizagem ativas na educação corporativa.

Relação do EAD com a metodologia ativa

Quando falamos de metodologias ativas a relacionamos o ensino corporativo EAD, uma ferramenta online e muito usual na rotina do colaborador. Envolvida no processo de ensino ativo, oferece aos colaboradores autonomia na aprendizagem com a presença de um ambiente virtual na educação corporativa.

Por meio desta plataforma, é possível acessar outras práticas de metodologias ativas, bem como: ensino híbrido, sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas, instrução por pares e gamificação.

Metodologia do ensino híbrido

O Blended Learning é uma metodologia ativa que concilia duas práticas de ensino: aprendizado presencial e em um ambiente online. Sendo possível criar conteúdo de aprendizado único, alternando entre atividades no ambiente virtual com práticas presenciais, dois formatos que compõe o ensino híbrido.

Metodologia de aula invertida

Como o próprio nome diz, na sala de aula invertida o colaborador aprende por um ambiente virtual, disponibilizado pela empresa conteúdos online e a distância, antes dos treinamentos presenciais. A principal vantagem é que o colaborador aprende e consegue consumir os conteúdos no seu tempo, conforme sua rotina.

Com objetivo de aprender virtualmente e aplicar esse aprendizado com exercícios presenciais o colaborador é incentivado a estudar individualmente e a desenvolver práticas nos treinamentos presenciais.

Metodologia Baseada em Problemas

No Problem Basead Learning (PBL), é apresentado um problema ao colaborador, isso pode ser de algum setor ou até mesmo situações que podem surgir durante a rotina com o objetivo do colaborador desenvolver uma solução, propondo uma aprendizagem por meio das resolução dos problemas.

O colaborador busca trabalhar os problemas em grupo e apresentar a solução com base nos estudos e discussões.

Metodologia de instrução por pares

Essa metodologia ativa começa antes do treinamento de forma que o colaborador entenda um pouco sobre o conteúdo e consiga ter uma prévia do que será abordado. Com base no conteúdo encaminhado antes do treinamento, o tutor consegue interagir com a equipe. 

Passando a colocar a mão na massa e não somente ouvir e escrever o que é passado. Sendo assim, a instrução por pares incentiva o colaborador a resolver os problemas em equipe, propondo discussões entre os colaboradores de situações mais comuns e defendendo a solução.

Metodologia da Gamificação

A proposta da gamificação é tornar a aprendizagem corporativa mais dinâmica a partir da introdução dos conceitos dos games, deixando que o processo de aprendizagem torne-se um ensino mais atrativo e lúdico ao colaborador, por atividades que geram competições saudáveis e estimulem o desenvolvimento, utilizando os sistemas interativos de gamificação.

Benefícios e vantagens para a empresa

A implantação de metodologias ativas traz inúmeros ganhos para o ambiente corporativo e aos colaboradores, uma vez que o processo de aprendizagem torna-se mais atrativo e dinâmico.

Uma plataforma interativa com conteúdos únicos, onde o colaborador tem um ambiente de aprendizado diferenciado, resultando em melhorias nos treinamentos corporativos e no desenvolvimento do colaborador.

Vantagens que a metodologia ativa pode propor para sua empresa:  

  • Maior autonomia no processo de aprendizagem;
  • Uma jornada de ensino atrativa;
  • Estimular colaboradores a serem mais seguros e qualificados para resolução de problemas;
  • Transmitir maior tranquilidade no processo de ensino;
  • Gerar profissionais qualificados.

Viu como sua empresa pode aplicar essas metodologias? Conte com a Didaxis para te ajudar com o ensino ativo. Fale conosco!

 

 

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *