Aumentando o engajamento no EAD

Estamos tão conectados com ambiente virtual que estranhamos quando temos que lidar com a ausência da tecnologia em uma empresa, seja nos processos, na integração, em ferramentas e até na educação corporativa.

Nesse ambiente corporativo, a Gamificação no EAD tem sido uma ferramenta essencial para o desenvolvimento profissional dos colaboradores. É um sistema que vem crescendo e trazendo resultados positivos para as empresas.

Vamos saber o que é Gamificação e como ela pode estar associada à educação a distância, propondo diversos benefícios e vantagens para sua empresa. Acompanhe a leitura e veja como aplicar seus treinamentos corporativos por meio da Gamificação no EAD.

ENTENDA SOBRE A GAMIFICAÇÃO NO EAD

A Gamificação é uma estratégia de ensino que tem o objetivo de oferecer uma experiência lúdica na aprendizagem dos colaboradores. Associada ao EAD, propõe o ensino a distância permitindo que os colaboradores realizem seus treinamentos corporativos por meio de uma plataforma totalmente interativa.

Essa metodologia de treinamento corporativo trabalha estrategicamente um ensino cognitivo, interagindo os colaboradores com os conteúdos, estimulando uma competição saudável e desenvolvendo um engajamento de ensino a distância.

Com isso, a Gamificação no EAD oferece mecanismos na educação corporativa, como: trilhas de conhecimento, storytelling, ranking e premiações, sistema de pontuação, missões e conquistas. Tudo depende da forma que a empresa deseja desenvolver seus colaboradores e qual objetivo a ser alcançado.

Essa experiência com jogos na educação tem a intenção de trabalhar a lógica do jogo, a cooperação entre os colaboradores, a competição de forma saudável e a exploração em um ambiente desconhecido. Instigando desafios de um ambiente online para o dia a dia da sua equipe.

O QUE A GAMIFICAÇÃO NO EAD PODE PROPOR PARA SUA EMPRESA

Quando falamos de uma metodologia de ensino corporativo como a Gamificação, sabemos que se trata de uma estratégia mais dinâmica e eficaz que os treinamentos tradicionais. Tornando um processo interativo e engajador para os colaboradores, entre outros impactos que os jogos podem propor nesse processo de ensino.

Mantém os colaboradores motivados: com a aplicação do ensino a distância os colaboradores se mostram motivados para atingir novas tarefas e metas, desempenhando com maior qualidade. Seus resultados são cada vez melhores, crescendo conforme o desenvolvimento de cada colaborador.

Ensino contínuo: com ensino contínuo e desenvolvido regularmente, seus colaboradores estarão envolvidos com os conteúdos abordados, desempenhando um nível de praticidade e eficiência em sua rotina.

Participação em equipe: esse processo de aprendizagem estimula o trabalho em equipe, envolvendo a participação de todos colaboradores. E, dessa forma, promove uma melhora significante no ambiente organizacional. Em uma plataforma de ensino a distância é possível comunicar-se e até interagir com os outros colaboradores por meio do ranking, conversa e jogos em equipe, o que estimula o processo de participação.

Feedbacks produtivos: a plataforma proporciona uma experiência de avaliação a cada jogo, dispondo feedbacks frequentes na jornada de ensino dos colaboradores e atribuindo a evolução de aprendizagem, que será orientada conforme os feedbacks. Uma prática saudável nas empresas, pois torna-se reflexo no desempenho profissional da equipe, propondo novas oportunidades e melhora no desenvolvimento dos colaboradores. 

BENEFÍCIOS E VANTAGENS DO ENSINO A DISTÂNCIA POR MEIO DA GAMIFICAÇÃO

Os treinamentos corporativos já são trabalhos pensados estrategicamente para desenvolver os colaboradores. Geralmente, isso acontece conforme as necessidades de desenvolvimento da empresa naquele momento. Com isso, a Gamificação no EAD pode propor melhores vantagens, estimulando sua equipe por meio de um ensino totalmente online e interativo. Separamos algumas dessas vantagens a seguir, confira!

Ensino prático

Nada de apostilas, palestras e nem horas em treinamentos. Tudo isso é deixado de lado quando pensamos em ensino a distância de maneira eficiente, propondo facilidade nos métodos aplicados, no tempo de realização dos treinamentos e nos conteúdos dos jogos. Dando praticidade à jornada de aprendizado da sua equipe.

Melhor desenvolvimento

Com a praticidade em ação, é hora de apresentar a qualidade no desempenho que sua equipe obtém com o investimento de uma educação a distância. A produtividade no desenvolvimento diário é uma das vantagens, permitindo que a empresa lide com os pontos fortes e fracos e tenha a oportunidade de trabalhar essas características por meio da Gamificação, oferecendo estratégias que melhore o desempenho atingindo seus resultados.

Jornada construtiva

Manter o foco facilita a jornada profissional da sua equipe, pois trabalha direcionando quais são os objetivos a serem alcançados. Nos jogos é possível desenvolver esse lado competitivo e desafiador, estimulando o colaborador a passar cada fase em busca de vencer o jogo.

Engajamento com os colaboradores

Trazendo resultados divertidos e propondo essa experiência aos colaboradores de forma lúdica, a Gamificação no EAD melhora o engajamento dos colaboradores com os conteúdos e sua execução, trabalhando o ato de desenvolvê-los e serem retribuídos por pontos ou recompensas do jogo. Esse engajamento é trabalhado constantemente, propondo o sentimento de motivação e integração entre os setores.

Imaginou sua equipe desenvolvendo a educação corporativa por meio da Gamificação no EAD? Conte conosco para auxiliar sua empresa nessa jornada, a Didaxis pode te ajudar!

 

 

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *