Como ter uma equipe muito mais eficiente e produtiva

Os gestores possuem um papel essencial em estimular a qualificação dos colaboradores. Sua liderança muitas vezes está atrelada em garantir um bom treinamento, desenvolvimento e proporcionar essa experiência para a sua equipe.

Focado em melhorar a gestão de pessoas, o T&D tem se destacado por implantar estratégias dentro das empresas que despertam muitas vantagens profissionais, agregando ao crescimento de toda equipe.

Saiba o que é treinamento e desenvolvimento, quais benefícios ele pode propor para sua empresa e veja dicas de como o T&D pode deixar sua equipe mais produtiva e eficiente. Continue a leitura e confira!

 

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DENTRO DE UMA EMPRESA

Embora andem juntos, o treinamento e desenvolvimento não são as mesmas coisas porém, trabalham com o mesmo objetivo: melhorar a educação corporativa por meio de métodos de ensino. 

O que diferencia um do outro é o fator “tempo”, já que são realizados em diferentes períodos e cargos, pensando no presente e no futuro. As empresas treinam para a realidade que o colaborador se encontra e o desenvolve com treinamentos visando o futuro.

Então, o principal foco do treinamento é o presente, aplicando meios de aprendizagem para a ocupação do cargo atual, desenvolvendo habilidades específicas. Essa capacitação é feita diante das dificuldades atuais, aperfeiçoando a rotina do colaborador.

O desenvolvimento se aplica também por meio de treinamentos, com a mesma finalidade de construir um bom colaborador, mostrando processos e treinando novas habilidades. Mas, tudo isso visando o futuro, onde muitas vezes a empresa quer que o colaborador chegue, antecipando-se para possíveis problemas ou cargos futuros.

A diferença não está nos métodos e sim no tempo e conteúdo apresentado, pois a metodologia pode ser similar. Por isso, ambos andam tão juntos agregando a educação corporativa das empresas. Essa capacitação profissional reflete na rotina dos colaboradores e principalmente em suas ações e posicionamento dentro da organização.

 

VANTAGENS E IMPACTOS CAUSADOS PELO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Separamos alguns benefícios e impactos que o T&D pode propor para sua empresa, confira! 

Aumento na produtividade 

Cultivar os treinamentos corporativos ajuda sua empresa a alinhar a cultura organizacional, desenvolvendo vínculo entre os colaboradores e a corporação, o que automaticamente facilita a adaptação da equipe a esse ambiente preparado pela empresa por meio de treinamentos e desenvolvimento.

Estimulando a qualificação de seus colaboradores que, ao entender sobre sua área ou função, estarão mais seguros e capacitados, gerando mais retorno na produtividade. Assim, sua empresa terá uma equipe desempenhando suas tarefas com qualidade e alcançando mais qualidade em seus resultados.

Alinhar pontos fracos

O treinamento e desenvolvimento tem a função de corrigir fraquezas que surgem pelo caminho de uma empresa. Às vezes, algo que não foi reconhecido como um ponto fraco mas que precisa ser melhorado, por isso o T&D consegue identificar e apresentar aos gestores pontos que podem ser trabalhado com uma educação corporativa mais elaborada.

Colaboradores engajados e motivados

Pensando nas vantagens, a motivação e o engajamento deveriam ser os principais motivos a serem considerados para oferecer treinamento e desenvolvimento aos seus colaboradores. Já que, um dos objetivos do T&D é proporcionar a equipe a experiência de melhorar as competências e agregar seu lado profissional.

Isso demonstra a importância que a empresa tem para com seus colaboradores. A cada treinamento o índice de motivação e engajamento aumentam, pois aos poucos desenvolve-se funções, dúvidas são sanadas e é despertado um estímulo profissional a qualificação de cada colaborador.

Gera vantagem competitiva

Com o treinamento e desenvolvimento as empresas aplicam estratégias que geram um incentivo na competitividade, tornando-se uma vantagem entre seus concorrentes já que motivam seus colaboradores a se destacar no mercado.

Melhora na retenção de talentos

Aqui está um ponto que muitas empresas e gestores não sabem: Um dos objetivos que o treinamento e desenvolvimento tem é diminuir a rotatividade das empresas, pois quando um colaborador se desliga da empresa, isso acaba gerando custos à corporação.

Por isso, empresas que investem em treinamento e desenvolvimento possuem um índice menor de rotatividade devido ao vínculo e à forma que os colaboradores passam ver a empresa.

 

COMO CONSTRUIR UM PROCESSO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Já entendemos qual é o papel do treinamento e desenvolvimento dentro das empresas, sabemos quais benefícios e impactos ele pode causar na sua equipe, resta saber quais são os primeiros passos para criar um projeto de T&D. Veja a seguir, veja como construir um processo de treinamento e desenvolvimento!

Saiba o que precisa ser melhorado

Identificar quais necessidades da empresa é um dos primeiros passo para iniciarmos esse processo: o que leva a empresa a buscar o treinamento e desenvolvimento? Quais setores deseja implantar o T&D? Esses questionamentos vão levar sua empresa e entender o principal foco e construir uma base para o planejamento.

Estruture o treinamento

Já que identificou os pontos que precisam ser trabalhados, elabore de que forma deseja realizar os treinamentos. Identificando quais método deseja aplicar, qual plataforma ou ferramenta será necessária e em qual período dos treinamentos será utilizada. Com essas informações é possível elaborar a aplicação do T&D, identificando como acontecerá todo o processo.

Treine regularmente

Oferecer treinamentos de forma regular promove uma educação corporativa eficaz e consistente. Sendo essa capacitação o que vai fazer a diferença nos resultados da sua equipe, desenvolva o hábito de um ensino prático e interativo para os colaboradores, criando o estímulo de treinamentos regulares.

Acompanhe os resultados

Monitorar os resultados dos treinamentos é a principal forma de avaliar se todo seu trabalho está sendo eficaz para a empresa e para os colaboradores. Esse acompanhamento deve ser feito e avaliado regularmente.

Dessa forma, com certeza o treinamento e desenvolvimento irá qualificar a produtividade e a eficiência da sua equipe, gerando grandes resultados para sua empresa.

Quer saber mais sobre o assunto? A Didaxis pode te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *