Onboarding e gamificação

Essa dupla promete uma ótima integração na sua empresa. Juntos cuidam da chegada dos novos colaboradores e preparam eles da melhor forma: mostrando como a empresa trabalha, apresentando sua cultura, aplicando estratégias com a gamificação e treinando os colaboradores para essa experiência de trabalho.

O processo de Onboarding é responsável por integrar os colaboradores por meio de treinamentos que vão além do preparo para sua área ou setor, tem como objetivo adaptá-lo à cultura da empresa, promovendo essa ambientação.

Conhecida como “embarcamento”, essa primeira fase do colaborador com a empresa é uma das mais importantes no processo de integração, pois também é um momento de familiarização com a equipe.

Já que temos esse processo tão bem construído, por que não melhorar? Isso é possível com a gamificação, que vai realizar esse processo de onboarding de forma lúdica e interativa com os colaboradores, trazendo estratégias dinâmicas e garantindo uma integração saudável.

Continue conosco, pois preparamos algumas dicas de como implantar um processo de onboarding gamificado na empresa. Acompanhe a leitura!

 

Benefícios de uma integração Gamificada

Já que é possível apresentar e ensinar por meio de jogos, suas vantagens se destacam em avaliar os colaboradores de diversas formas como: trilhas de conhecimento, storytelling, missões e conquistas, ranking e premiações, sistema de pontuação, entre outros. Trata-se de um modo criativo de ensinar e poder saber da postura dos colaboradores diante dos problemas, podendo medir seu desempenho e dar um feedback qualificado.

Veja como implantar um processo de onboarding gamificado na empresa:

Determine um objetivo

Antes de realizar a implantação desse processo é necessário determinar quais são os objetivos que a empresa quer obter com o onboarding gamificado. Tratando-se de uma estratégia integrada, é necessário identificar esses pontos para a construção de um bom processo.

Pensando em detalhes, como: o que a equipe espera dessa integração, qual é a cultura organizacional e de qual forma os novos colaboradores vão agregar na empresa. Essas são algumas questões necessárias para determinar o objetivo e conseguir desenvolver um processo de onboarding e gamificação efetivo.

Não tem como desenvolver um processo de treinamento sem alinhar todos os pontos. Então atente-se aos detalhes e principalmente em quais são as necessidades que a empresa apresenta, esse primeiro passo vai te auxiliar a evoluir na construção dos jogos.

Saiba sobre os novos colaboradores

É importante estudar o perfil de cada colaborador e saber os detalhes, analisando quais são as habilidades e experiência dos novos colaboradores, dessa forma, você poderá alinhar as estratégias e definir como trabalhar a gamificação com os integrantes.

O principal objetivo desse processo é facilitar a criação de jogos que estejam compatíveis com os novos colaboradores. Com a análise de cada perfil, a empresa consegue desenvolver os jogos de acordo com esse padrão.

Hora de programar o jogo

Agora que já alinhou qual o objetivo da empresa com onboarding gamificado e já sabe qual o perfil de cada colaborador, é hora de definir as principais estratégias do jogo. Por exemplo: como será o jogo, mapear o caminho que o jogador fará, quais serão as regras, quais serão suas recompensas e missões.

Programe uma boa experiência para os colaboradores construindo o jogo com base no perfil e no objetivo, desta forma é possível apresentar a cultura da empresa e preparar um ambiente que ele se sinta confortável, isso vai contribuir com a sua adaptação na empresa.

Chegamos no monitoramento

Após essas etapas é necessário a implantação de uma plataforma gamificada, uma tecnologia que auxilie sua empresa nesse processo. Com a ferramenta adequada será possível obter relatórios de cada resultado e saber como foi o desenvolvimento de cada colaborador no jogo.

É importante acompanhar cada experiência e avaliar os resultados, não só para o colaborador mas, isso também conta no processo de construção dos treinamentos, onde a empresa pode avaliar e planejar quais os ajustes necessários no jogo. E, automaticamente permite que essa ferramenta possa ser aperfeiçoada conforme suas integrações.

 

Faça a integração na sua empresa da melhor forma! Conte conosco, nós podemos te ajudar!

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *