5 dicas de como encontrar a melhor solução LMS

Uns dos desafios que as empresas passam ao implantarem educação corporativa é como escolher novos métodos e recursos para aprendizagem. A aplicação de qualquer ferramenta pode ser um processo trabalhoso, mas necessário nos treinamentos.

Uma plataforma de LMS é o diferencial em seus treinamentos corporativos e na educação dos colaboradores, trazendo soluções e agregando a sua equipe. O que muitas vezes podemos levar em consideração se sua empresa desenvolve um bom T&D é a plataforma de LMS que ela trabalha.

Preparamos 5 dicas de como encontrar a melhor solução LMS, confira esse conteúdo a seguir.

Como escolher um LMS?

Para uma boa estratégia em e-Learning você precisa saber qual o LMS mais adequado para a empresa, mas como escolher um LMS? Se sua empresa está implantando esse sistema pela primeira vez, ou seu LMS não está atendendo suas necessidades, preparamos 5 dicas de como definir e descobrir qual melhor sistema de gestão de aprendizagem para sua empresa!

Essa decisão parte de quais as necessidades da empresa no momento. Você decidiu que precisa de um novo LMS, e para implementação desse sistema é adequado realizar uma análise com os principais pontos como: Conhecer o fornecedor, garantir a facilidade na ferramenta, estar segura com o software, saber sobre a customização do sistema e quais são os recursos que a plataforma te oferece.

A escolha de um LMS pode não ser um processo muito fácil, mas levando em consideração esses principais fatos, te auxiliará na decisão!

1 – Conheça o fornecedor

Quando falamos que uns dos passos para implantar um sistema de gestão de aprendizagem é conhecer a empresa que vai inserir o LMS, dizemos de modo geral, saber qual a avaliação dessa empresa no mercado, verificar sua reputação e principalmente como ela se comporta, conquistar uma segurança para que possa certificar-se quem vai implementar o sistema.

Essa análise é essencial para que sua empresa não tenha que se preocupar com futuras frustrações, pois é preciso saber se os fornecedores de softwares LMS vão te entregar o que foi proposto em prazo e funcionalidade.

É importante ter a garantia de alguns fatores, entender como a empresa trabalha para te proporcionar qualidade na gestão de aprendizagem, tais como: atualizações do sistema, estabilidade de uso, suporte de atendimento e recursos.

Então já sabe, seu primeiro passo é analisar seu fornecedor, estudar seu comportamento e implantar esse sistema na sua empresa.

2 – Garanta a facilidade na ferramenta

Nada melhor ter uma aplicação em que sua equipe entenda a interface da plataforma, que tenha uma boa interação com a empresa, mas para isso seu sistema precisa apresentar facilidade no manuseio, para que todos tenham uma familiaridade e se adequem a ferramenta.

Se sua equipe não se adapta com o sistema de LMS pode aparecer algumas complicações com a ferramenta, como ter que acionar o suporte nas necessidades demandando a falta de tempo para ensino dos colaboradores, podendo prejudicar o investimento da empresa e na educação corporativa.

Procure uma plataforma de simples navegação com fácil manuseio e interativa, nada melhor que realizar seus treinamentos a onde se sente confortável e sabe que aquela ferramenta vai atender no seu treinamento e desenvolvimento.

3 – Segurança

Segurança é um fator que todas empresas precisam certificar-se em suas plataformas de LMS, para que nenhum conteúdo vaze ou seja utilizado por outras pessoas, precisamos saber se realmente sua empresa está segura.

Então, já anota aí! Para ter a garantia que seus conteúdos estão bem guardados verifique com seu fornecedor a localização dos servidores de hospedagem, saiba a rotina de backup, tenha uma estrutura estratégia preventiva de qualquer coisa que possa vir e controle dos acessos a ferramenta.

Nada melhor que ter treinamentos de forma segura, sabendo que a plataforma oferecida vai te dar estabilidade sem que precise se preocupar.

4 – Customização do sistema

Aparência é sim um fator na hora de escolher a plataforma de LMS, cada empresa possui a sua imagem e suas particularidades, levando em consideração a relação que os colaboradores terão com a ferramenta para que seja criado um ambiente mais familiarizado com que eles lidam no seu dia a dia.

5 – Quais recursos da plataforma

Não deixe de se informar com seu fornecedor esclarecer todas as dúvidas e fechar um negócio com segurança. Consulte quais são as funcionalidades da plataforma e o que ela pode te oferecer.

Além dos meios mais básicos, verifique se a sistema de LMS atende sua necessidade e disponibiliza recursos na plataforma como: central de vídeos, podcasts, comentários, calendários de eventos, social learning, central de downloads, office online, enquetes, fóruns de discussão, relatórios e dashboards gerenciais, pesquisas e suporte personalizado.

Esses são uns dos principais fatores que sua empresa deve levar em consideração na contratação de um sistema LMS, a Didaxis pode te ajudar! Fale com um especialista agora mesmo.

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