5 características obrigatórias do design de um Microlearning

O cérebro possui uma capacidade limitada de aprendizados diários, dependendo de como o ensino é aplicado ele vai ver e não vai assimilar do que se trata, sobrecarregando suas funções e não aderindo ao conteúdo de forma eficaz.

Conciliar o trabalho com novas aprendizagens não é uma tarefa fácil, ainda mais se sua empresa aplica métodos de ensino de forma maçante, como aquele treinamento que dura horas e pega o horário do seu almoço, e quando sai dele tem que resolver todos aqueles e-mails que ficou te esperando.

Buscamos constantemente praticidade no dia a dia, soluções no trabalho, métodos de ensino, e assim somos instigados a praticidade. Aprender na velocidade que o mercado exige estimula o surgimento de novos métodos de ensino nas corporações.

Você sabe o que é microlearning? É justamente desse método que iremos falar, então continue lendo esse artigo e saiba como aplicar uma educação corporativa na sua empresa, mantendo foco e atenção no aprendizado.

Microlearning em treinamentos corporativos

Conhecido como um método de aprendizado de pequena duração, o microlearning é muito utilizado na educação e principalmente em treinamentos corporativos, de forma online seu objetivo é passar o conteúdo em curta duração de tempo.

Como o próprio nome diz, pequeno aprendizado de forma digital, podemos dizer que é um método de ensino que vai “direto ao ponto”, ensinando de maneira atraente, fazendo com que o aluno ou colaborador se interesse pelo conteúdo e mantendo sua atenção do começo ao fim.

Por isso, uns de seus fundamentos é adquirir conhecimento por capsulas de estudo. Mas como? Aplicando microlearning em seus treinamentos ou em sua corporação, direciona seu colaborador a selecionar os conteúdos e dividi-los em pequenas doses, podendo executar esse aprendizado durante o dia e conciliando com seu trabalho.

Os materiais aplicados por microlearning possui um alto índice de desempenho, uns dos fatores que auxiliam nesses resultados é o tempo reduzido, podendo variar de 2 a 5 minutos por conteúdo. A linguagem aplicada também é usada de forma simples e objetiva, criando uma particularidade e um entrosamento direto com o colaborador.

Mas como abordar essa aprendizagem? Em brechas durante o dia, ou quando surge aquela oportunidade de fazer um treinamento, com o poder de revê-lo mais tarde. Você pode abordar por meio de imagens, infográficos, vídeos, animações, games, testes, simulações, entre outras formas que sejam interativas.

Características em um design de um Microlearning

Preparamos alguns pontos que são essenciais para desenvolvimento de um microlearning, mantendo foco e atenção no aprendizado. Veja, a seguir, 5 características obrigatórias do design de um Microlearning.

1 – Seja direto e objetivo

Para realizar um bom design microlearning, é necessário manter sempre a objetividade no assunto apresentando, direcionando o treinamento de forma concisa e mantendo o foco do início ao fim, não sobrecarregando os estudos. Isso auxilia para que o aluno não caia na curva do esquecimento.

2 – Aproveite o que já tem

Sabe aqueles conteúdos já utilizados em treinamentos, com dezenas de páginas? Reutilize-o de forma inteligente. Aproveite esse conteúdo para criação de novos, dando uma resumida para criar micro conteúdos de forma simplificada.

3 – Detalhe no design

Seja minimalista com seus designs, crie seus conteúdos com a maior nitidez possível, seja claro em seus elementos visuais, evitando muita poluição de informações desnecessárias que não vão agregar no processo de aprendizagem.

4 – Clareza nos conteúdos

O microlearning necessita de informações claras. Na produção de um bom ensino para seu treinamento, é extremamente importante que projete conteúdos curtos e de pequena duração, disponibilizando meios que seus colaboradores possam realizar as tarefas com o assunto abordado.

5 – Mobilidade em ação

Fornecendo um design móvel, é importante que sua empresa disponibilize os conteúdos nos dispositivos móveis para que seu colaborador possa estar em constante aprendizado.

Essas características estão ligadas umas nas outras e por isso são tão importantes para um bom design em Microlearning.

Invista em seus treinamentos uma linguagem clara e prática, diminuindo seus conteúdos de modo objetivo, no qual seu colaborador possa assimilar e aprender com o que está sendo proposto, não interferindo em sua produtividade e podendo consumir em menor carga horária.

Aplique já microlearning em seus treinamentos corporativos, conte com a Didaxis para te ajudar! Fale com um especialista agora mesmo.

Contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *