Os três segredos do Onboarding Digital

Estar em um lugar novo, conhecer novas pessoas, ter novos desafios, desenvolver novas expectativas. Essas experiências são incríveis, mas também podem ser um tanto assustadoras. Quando um novo colaborador chega em uma empresa, ele pode estar empolgado ou ansioso, e a diferença entre esses dois estados podem afetar tanto sua curva de aprendizagem, como os seus resultados a longo prazo e até o turnover da organização.

Mas como garantir uma boa experiência de integração? Colocar o novo colaborador para realizar um curso é o suficiente? Quais são as melhores práticas para um e-learning de integração?

Continue lendo este artigo e descubra as respostas para essas e outras dúvidas que você pode ter quando o assunto é Onboarding digital.

Comece antes de precisar

Se sua empresa acabou de realizar um processo seletivo e novos colaboradores estão chegando, já é tarde demais. Desenvolver um plano de onboarding é algo que precisa ser pensado antes mesmo de começar a contratar, pois o tempo que uma empresa leva para absorver essa cultura geralmente é demorado, sendo necessário planejamento e paciência.

Antes de iniciar um recrutamento, observe o clima da empresa e estude sua cultura. Ela é amigável e receptiva para mudanças? Se a resposta é não, o primeiro passo é desenvolver essas características e criar uma experiência na qual seus novos colaboradores se sintam confortáveis, bem recebidos e úteis para os que já estão na organização.

Esse processo pode ser feito por meio de palestras, cursos, reuniões, ou até mesmo conversas particulares. O importante é deixar claro que os talentos que estão chegando vêm para colaborar, participar e fazer a empresa crescer e, para isso, precisarão da ajuda de todos. Também é possível usar a tecnologia para facilitar esse processo, como um curso online mais curto ou uma pílula de conhecimento sobre o assunto.

Desenvolva conexões e portas abertas

Nada é mais estressante num primeiro dia de trabalho do que ter uma dúvida e não saber para quem perguntar. Muitas vezes, a vontade de causar uma boa impressão atrasa o processo de aprendizagem de novos colaboradores, que podem desejar mostrar que já dominam algum conhecimento ou não precisam de ajuda.

Para evitar isso, desenvolva canais de comunicação entre novos colaboradores e supervisores. Um chat, rede social corporativa ou uma thread de dúvidas pode fazer toda a diferença num processo de integração.

Além disso, capacite os supervisores e líderes da organização para responder a essas dúvidas e crie bancos de conhecimento que possam ser acessados a qualquer momento. Isso pode ser valioso não apenas para a nova equipe, mas também para reciclagem de conhecimentos, regulamentações e processos de toda a organização.

Planeje materiais rápidos e fáceis de entender

Outro receio de novos colaboradores é estar preparado para sua rotina do dia a dia. Tentar absorver todo o conhecimento que possa ser recebido do resto da equipe e materiais disponíveis pode ser exaustivo e contraproducente.

Uma boa maneira de solucionar essa questão é preparar materiais leves e que possam ser vistos de forma espaçada. Depois de uma introdução à organização, seus valores e funcionamento geral – algo que geralmente é feito presencialmente ou por meio de uma apresentação mais longa – conte com o microlearning para sanar dúvidas e preparar novas equipes o mais rápido o possível.

Com pílulas de aprendizagem, o novo colaborador pode desenvolver uma tarefa por vez, separando uma parte de seu período de trabalho para aprender e o resto para já realizar. Isso é essencial para facilitar a absorção e fixação do conhecimento.

Além disso, considere desenvolver ferramentas interativas, como serious games e simulações. Esses são ambientes nos quais o colaborador poderá testar seus conhecimentos e experimentar sem ter receio de consequências.

Como você pode ver, o processo de integração de novas equipes ou colaboradores pode ser complexo e cheio de nuances, mas não existe falta de ferramentas, técnicas e tecnologias disponíveis para facilitar esse tipo de projeto. Lembre-se sempre de tirar dúvidas com consultores e fornecedores experientes para saber qual é a melhor abordagem para desafios como este.

Vai começar a criar um plano de onboarding digital na sua empresa? Entre em contato com os especialistas da Didaxis para conhecer nossas ferramentas e soluções!

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