70 20 10: Entendendo a metodologia

Hoje, sabemos que cada pessoa aprende, ensina e executa suas tarefas de uma forma diferente, de acordo com seu próprio background, mas antigamente acreditava-se que colocar as pessoas em uma sala de aula era o que bastava para passar conhecimento.

Foi na fala deste processo que foi desenvolvida uma nova metodologia. Você pode ter ouvido falar da metodologia 70 20 10 por aí, mas já conseguiu aplicar em seus treinamentos corporativos?

Criada para melhorar a educação de adultos com foco no desenvolvimento organizacional, o principal ponto da metodologia está na aprendizagem pela experiência. Estamos escrevendo este artigo para explicar objetivamente como essa metodologia se encaixa em seu programa de educação corporativa.

Os números representam a origem do aprendizado dos colaboradores em uma empresa. Continue lendo para entender os números e suas aplicações.

70

Aqui está o maior volume de aprendizado de um colaborador: no seu dia a dia no trabalho. A metodologia diz que 70% do aprendizado vem dos desafios da rotina no trabalho.

20

A socialização no trabalho é responsável por 20% do aprendizado. Sabe aquela dúvida que surge em um processo, técnica ou em algum sistema e um colega salvador vem com a solução? Pois é, esses colegas são responsáveis pelos 20%.

10

Imagine você que aquele curso presencial de 1 dia é responsável apenas por 10% do aprendizado. E nesse grupo ainda estão os eventos, workshops, seminários, congressos, leituras e certificações.

Resumindo, um colaborador que trabalha 44 horas semanais, vai aprender:

  • 31 horas com o desafio do dia a dia
  • 9 horas com os colegas de trabalho
  • 4 horas em cursos e eventos

Olhando para essa estrutura fica fácil imaginar as razões de ter um suporte tecnológico que otimize cada uma dessas faixas de aprendizagem. Um sistema de gestão de aprendizagem, por exemplo, onde seja possível buscar em tempo real a solução para os desafios do dia a dia, trazendo a informação oficial da organização.

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Tendo uma estrutura tecnologicamente preparada para aplicar a metodologia 70 20 10, você conseguirá melhorar em sua organização:

  • Motivação
  • Criatividade
  • Inovação
  • Produtividade

Parece bom demais para ser verdade? Sejamos honestos: o aprendizado não pode realmente ser limitado a um check-list. Não se apegue às proporções exatas de cada uma. Pense nelas como uma diretriz e não como uma regra. A forma como você gerencia o aprendizado também pode variar dependendo da função.

É bom ressaltar que, antes de implementar qualquer metodologia, é fundamental identificar o público-alvo do seu treinamento e como ele vai ser impactado por cada elemento e, caso um funcionário mude de função, esse planejamento precisa ser revisto, mas isso é assunto para um outro artigo.

O aprendizado experiencial confere melhor retenção do conteúdo. Aprender com os colegas será adequado para quem gosta de conversar e compartilhar suas idéias e pensamentos com outras pessoas. E, se houverem colaboradores que preferem aprender em um curso, o aprendizado formal funcionará para eles. Contudo, a força do modelo 70 20 10 está no efeito cumulativo dessas três disciplinas de aprendizado.

 

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